[GIMP-BR] Off - Troca de Informações na Área Textil (Serigrafia)

Douglas Fiedler dognew em gmail.com
Domingo Março 2 21:23:54 BRT 2014


Mozart Couto,

Eu também concordo com você. Os perfis de cores são importantes para uma
acabamento perfeito. Porém duvido muito que em 90% dos casos as empresas se
preocupem com isso. Posso estar sendo pessimista, devido a minha amarga
experiência com empresas que não se importam com nada. Quando pego algum
arquivo com perfil embutido, o autor nem fazia ideia do que eu estava
falando. E quando envio pra gráfica, a gráfica não sabe nem que um arquivo
pdf pode ser importado para o Corel Draw e chegam até a me pedir as imagens
com 600dpi, que dirá se eu começar a falar sobre perfil de cores.

Porém ainda tenho fé que exista um mundo em que esses fatores realmente
importem. Eu, por exemplo, me preocupo que o trabalho que visualizo no
computador fique do mesmo modo impresso. Então acho importante realizar
debates aqui onde pessoas de campo compartilhem seus conhecimentos e a
importância disso no seu dia-a-dia.

Então se pudéssemos começar um debate, comparar resultados, trabalhos e
etc. Seria ótimo! Principalmente se fosse compartilhado a experiência de
cada um aqui da lista provando que é necessário para o trabalho final isso
tudo.



Em 2 de março de 2014 08:30, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com> escreveu:

> Douglas, concordo com você quando diz que a lista estava meio parada. É uma
> pena! E volto a insistir nesse tema dos perfis de cores para usar como
>  base, tanto para trabalhos para vídeo como para conversão CMYK posterior e
> impressão OffSet. As últimas informações que tenho é que usar o perfil
> "sRGB" e o modo de "tela com gerenciamento de cores" ativado, claro, no
> Gerenciador de Cores do GIMP é sempre adequado porque, pelo menos se tem um
> perfil "mais usual" RGB, uma base de dados, de onde outros programas ( no
> caso, no mundo Livre, seria o Scribus uma grande indicação em se tratando
> de trabalho de preparação dos arquivos para impressão em Off Set - livros,
> revistas em geral) partirão na hora de converter para CMYK. Gostaria de
> saber a opinião das pessoas aqui da lista sobre se o sRGB seria mesmo o
> mais indicado a usar. Até agora, tenho percebido que seria esse, mas ainda
> estou precisando de mais confirmações.
> Depois, gostaria, se possível, que discutíssemos mais sobre os outros
> campos de configurações do Gerenciador de Cores do GIMP. Há muito o que
> explorar e aprender ali. Embora na minha experiência pessoal eu tenha
> sempre trabalhado sem perfil nenhum e, nas editoras ( eu trabalho com as
> maiores editoras de livros didáticos do Brasil, como Saraiva, FTD e outras)
> as equipes que preparam os livros resolvam tudo e a impressão sempre sai
> muito, mas muito próxima do que eu vejo no meu monitor, ainda acho que é
> importante destrincharmos o Gerenciador e também o Separate+ e seus
> resultados práticos para que essa questão de SL e impressão CMYK fique
> muito clara e que essas informações atendam a todos que se interessarem.
> Obrigado.
> Weder: Gostei muito do video! Acho que vídeos demonstrativos são muito
> importantes para esses casos de artes visuais.
>
>
> Em 2 de março de 2014 04:35, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com> escreveu:
>
> > Uau! Para uma lista que ultimamente estava tão parada, fico contente que
> > uma faísca acendeu uma fogueira e tanto.
> >
> > Gostaria que meus antigos alunos vissem tudo isso... sempre enchi o saco
> > deles com padrões de cores. Iriam rir um bocado!
> >
> > Sinceramente quando mencionaram lpi fiquei pensando o que a Certificação
> > Linux tinha haver com isso... rs
> >
> > Cheguei até a pesquisar para ter certeza do que se tratava... realmente
> eu
> > iria ficar viajando, fato que faria meus alunos rirem. Meu conhecimento
> > sempre foi mais aplicado em determinadas áreas e apesar de explicar
> > meio-tom e padrões nunca me foi útil. E vejam só como o mundo dá voltas!
> >
> > Com isso aprendi sobre o padrão *moiré* e pude entender de que raios de
> > lugar o Weder estava buscando valores distintos para os ângulos no vídeo.
> > Como tinha assistido o vídeo primeiro, esse fato tinha me chamado muito a
> > atenção, "como o Weder sabia que valores exatos colocar em relação a cada
> > cor?", essa foi a pergunta que me fiz enquanto assistia o vídeo.
> >
> >
> > Portanto... Parabéns pelo vídeo Weder! Foi de grande ajuda visual. E
> > Parabéns João por seus conhecimentos!
> >
> >
> > Bem, não precisei instalar o separate pois meu Gimp já tinha... só não
> sei
> > se ele é o separate+. Tem como eu distinguir isso? A janela é igual do
> > vídeo...
> >
> > Aproveitei e instalei o icc-profile e também instalei os perfis da
> > Adobe<
> >
> ftp://ftp.adobe.com/pub/adobe/iccprofiles/win/AdobeICCProfilesCS4Win_end-user.zip
> > >que
> > encontrei nesse
> > tutorial<
> >
> http://www.graficalivre.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19%3Ainstalar-perfis-icc-no-linux-mac-e-windows&catid=20%3Aconfiguracao&Itemid=1
> > >.
> > Podia tê-los apenas copiado pra pasta /home/<user>/.local/share/icc porém
> > preferi dar duplo-clique e usar o instalador de perfil que nem sabia que
> > possuía.
> >
> > Também fiquei perdidinho com esta história de perfis de cores. Como
> sempre
> > trabalhei mais com RGB padrão nunca me aprofundei muito e ficar
> definindo e
> > calibrando determinados perfis ao monitor ou mesmo utilizando alguma
> > ferramenta que verificasse isso. Nunca precisei fazer algum trabalho que
> > exigisse tamanha precisão devido o nível de clientes que sempre atendi.
> > Então se puderem esclarecer a dúvida do Mozart, acabarão esclarecendo as
> > minhas também.
> >
> > Deixe-me esclarecer bem no que estarei aplicando tudo isso... é em
> > estamparia de uniformes. Então duvido que irei usar muito cromia,
> > normalmente será separação de cores. Será tudo serviços rápidos e ganhos
> > pequenos por peça, coisa de menos de R$ 5,00/peça. Não faço ideia de
> > valores de mercado nessa área, então não sei se o valor é digno ou não.
> > Estarei trabalhando com base d'água...
> >
> > Nunca trabalhei com o ghostscript diretamente... vi muitos comentários
> > sobre o seu uso... tenho até ele instalado... devo já tê-lo utilizado
> > muitas vezes de forma indireta através de algum programa... mas nunca por
> > terminal.
> >
> > De qqr forma eu já perguntei sobre cromia aqui, pois como eu já tinha
> > conversado com alguém e ela disse que abria a imagem no Photoshop,
> imprimia
> > os canais e depois escaneava pra um outro programa que fazia as retículas
> > pra aí sim imprimir as folhas que iria pra caixa de luz.... é claro que
> > tirando a falta de conhecimento da pessoa que já não resolvia diretamente
> > tudo pelo Photoshop, eu queria fazer tudo isso pelo Gimp e trocar
> > informações e experiência com os gênios daqui da lista.
> >
> > Agora eu pergunto... vocês demonstraram uma perícia e tal, mas, João e
> > Weder, vocês trabalham ou trabalharam com serigrafia? Estamparia em
> tecido
> > mesmo?
> >
> > Estou perguntando pois tenho alguma dúvidas em relação a equipamento
> > também.
> >
> > Existem dois tipos de "bercinhos" (Impressora Textil Manual), Mesa
> > plana<http://www.dognew.com.br/hdonline/sksg_maq_mesalinear_01.jpg>e
> > Carroussel<
> > http://www.dognew.com.br/hdonline/Carousel_Textile_Manual_Printer.jpg
> >...
> > aí vai as perguntas:
> >
> > - Qual é a melhor? A do tipo Plana ou Carroussel?
> >
> > - Qual seria melhor investir no começo?
> >
> > - Conhecem alguma empresa especializada nesses tipos de equipamentos?
> >
> > Estou muito interessado na do tipo Carroussel (vide link acima). Achei
> > muito prática. Não precisa ficar saindo do lugar, ocupa menos espaço...
> > porém só possui dois "berços". Daí que me surge a dúvida... o seria mais
> > vantajoso? Ter mais berços ou o sistema carroussel?
> >
> > Estive pensando em adquirir usado, pois assim eu baixaria bem os custos
> > inicias de investimento. Mas depois de muita pesquisa na internet, acabei
> > projetando um combinando mesa plana com carroussel podendo chegar a oito
> > cores. Já até rascunhei. Só preciso definir os materiais e terminar de
> > desenhar os esquemas para entrar em contato com um serralheiro e ter
> noção
> > dos custos. Do jeito que estou projetando a mão de obra do serralheiro
> será
> > baixa...
> >
> > Mais uma vez agradeço a lista pela ajuda e paciência pelo Off.
> >
> >
> > Em 1 de março de 2014 10:59, Joao S. O. Bueno <jsbueno em python.org.br
> > >escreveu:
> >
> > > Oi Weder - eu vi sim -
> > >
> > > ficou legal o vídeo!Parabéns por ter tomado a iniciativa tão rápido e
> > > já ter feito o vídeo.
> > >
> > >
> > >   js
> > >  -><-
> > >
> > > 2014-02-28 21:52 GMT-03:00 Weder Clay <wederclay em gmail.com>:
> > > > Poxa, João. Realmente, eu não me atentei aos recursos desse filtro.
> E,
> > > como
> > > > você falou, ele terá maior controle de cada tela.
> > > >
> > > > Eu fiz um teste, seguindo as suas dicas, mas usei o Separate+ e
> > marquei a
> > > > opção "Make CMYK pseudo-composite", assim ele gera um arquivo com
> > quatro
> > > > camadas, cada uma com uma cor CMYK com uma máscara aplicada, assim
> você
> > > tem
> > > > uma ideia de como será o resultado final.
> > > >
> > > > Se não se importa, fiz um vídeo mostrando o processo. Mencionei seu
> > nome.
> > > >
> > > > https://www.youtube.com/watch?v=SxD1YmR1R2g
> > > >
> > > >
> > > >
> > > >
> > > > Em 28 de fevereiro de 2014 19:04, Joao S. O. Bueno
> > > > <jsbueno em python.org.br>escreveu:
> > > >
> > > >> 2014-02-28 15:52 GMT-03:00 Weder Clay <wederclay em gmail.com>:
> > > >> > Decompor o arquivo e reticular cada tela de cor CMYK não vai dar
> > > certo,
> > > >> > pois cada cor deve ter um ângulo na hora de gerar o aquivo final
> > para
> > > >> que o
> > > >> > resultado tenha um bom aspecto final. No caso do Silk screen, além
> > da
> > > >> > separação das cores em telas C-M-Y-K, você tem que ter a
> > > possibilidade de
> > > >> > controlar o tamanho dos pontos da retíuola, que devem ser bem
> > maiores
> > > >> que o
> > > >> > de uma impressão off-set, caso contrário não conseguirá revelar a
> > > tela.
> > > >>
> > > >> Eu estou ciente dessas necessidades, e mantenho minha sugestão: se
> > > >> você olhar o plug-in de
> > > >>  reticulado do GIMP, você pode controlar o ânguloe, o tamanho e a
> > > >> forma da retícula para cada plano.
> > > >>
> > > >> >
> > > >> > No seu caso acho que o Ghostscript tem essa opção de gerar canais
> > CMYK
> > > >> com
> > > >> > controle de pontos, pelo que encontrei na net, o comando é
> > > >> -dDITHERPPI=150
> > > >> > (valor de exemplo). Eu ainda não testei, pois estou sem tempo
> agora,
> > > mas
> > > >> > creio que o melhor caminho seja esse.
> > > >>
> > > >> Ainda acho que o filtro do GIMP vai ser mais interessante de usar
> que
> > > >> o ghostscript -
> > > >> principalmente por há aopão de ver a retícula visualmente e até
> > > >> retocar a mesma com as proópiras ferramentas do GIMP (filtros de
> > > >> erodir e dilatar, ferramenta de lápis, etc..., remover manualmente
> uma
> > > >> cor que tenha "vazado" para um canto em que não deveria estar: por
> > > >> exemplo - você tem um objeto que acha que vai ser magenta puro -
> > > >> decompõe, e um pouco desse objeto fica no canal Ciano - se estiver
> por
> > > >> dentro do GIMP é só ir nacaada de Ciano e apagar manualmente  a
> > > >> informação de lá - e pronto, não vai aplicar tinta ciano onde não
> > > >> queria.
> > > >>
> > > >> Mais ainda, como a retícula fica sendo "parte da imagem", é até
> > > >> possível criar transições entre estilos da retícula
> > > >> em áreas distintas da imagem, para fins artísticos - algo que não
> > > >> seria possível em nenhum sistema que aplique
> > > >> a retícula automaticamente.
> > > >>
> > > >>
> > > >>
> > > >> >
> > > >> > Procure por LPI, linescreen... o segredo é controlar o LPI para
> > > alterar o
> > > >> > resultado da retícula e, consequentemente resultar em pontos
> maiores
> > > que
> > > >> > possam se revelados na tela.
> > > >>
> > > >> Sim - eu assumi que o Douglas sabia sobre LPI -  você pode
> > > >> controla-las pelo plug-in de reticula do GIMP, como
> > > >> eu já disse. Se nao souber, precisa ler sobre elas de qualquer
> forma.
> > > >>
> > > >>
> > > >> >
> > > >> >
> > > >> > Eu consegui converter um arquivo com LPI mais baixo com o comando:
> > gs
> > > >> > -dNOPAUSE -dBATCH -sDEVICE=ps2write -sProcessColorModel=DeviceCMYK
> > > >> > -dDITHERPPI=30 -sOutputFile=convertido.tiff Documento-1.ps
> > > >> > Mas não pude imprimir para testar o resultado.
> > > >> >
> > > >> > Processo: criei um arquivo no Scribus (pode ser uma imagem
> > importada)
> > > -
> > > >> > imprimi um arquivo PS com separação de cores - converti o PS com o
> > > >> comando
> > > >> > acima.
> > > >> >
> > > >> > Desculpe não te dar uma solução final, mas pelo que conheço de
> > > revelação
> > > >> de
> > > >> > tela e do pouco que encontrei na net, o caminho é esse.
> > > >> > Eu fazia muito isso na época que eu ainda trabalhava com o Corel
> > Draw.
> > > >> > Tínhamos uma impressora HP laser com postscrit e bastava reduzir o
> > LPI
> > > >> para
> > > >> > ela imprimir com retículas bem grandes.
> > > >>
> > > >> O ghostscript é bem legal e é uma ferrramenta que já usei bastante.
> > > >> De repente, se o Douglas não precisar da parte de verificação e
> > > >> retoques manuais na retícula, fica realmente sendo um caminho mais
> > > >> rápido - já que ele
> > > >> cria o reticulado dos 4 planos de cor de uma vez.
> > > >>
> > > >> Aproveitando o ensejo: fazendo pleo GIMP, você pode até usar o
> recurso
> > > >> de canais para
> > > >> gerenciar "spot colors" -com o mesmo principio. Crie um novo "canal"
> > > >> na imagem, para representar uma tinta especial além do CMYK que você
> > > >> vá usar no procesos, como verniz ou tinta fluorescente,  e use a
> > > >> retícula no canal.
> > > >>
> > > >>
> > > >>   js
> > > >>  -><-
> > > >>
> > > >>
> > > >>
> > > >> >
> > > >> >
> > > >> > Em 28 de fevereiro de 2014 11:39, Wagner De Queiroz <
> > > >> > wagnerdequeiroz em gmail.com> escreveu:
> > > >> >
> > > >> >> Bom dia Douglas, venho acompanhando seus emails nas listas por
> ai,
> > > >> >>
> > > >> >> Primeiro, diga qual é a sua plataforma atual Windows ou linux (se
> > > linux
> > > >> >> qual distro)
> > > >> >>
> > > >> >> Segundo, Para o gimp, existe um plugin chamado Separate
> > > >> >>
> > > >> >> http://www.blackfiveservices.co.uk/separate.shtml
> > > >> >> http://registry.gimp.org/node/471
> > > >> >>
> > > >> >> Ele separa os canais CMYK para voce entre outras conversoes.
> > Funciona
> > > >> para
> > > >> >> Windows e Linux.  Até onde sei o segundo link só funciona em tese
> > no
> > > >> >> windows.
> > > >> >>
> > > >> >> Uma outra opcao é usar o Krita para converter
> > > >> >>
> > > >> >>
> > > >> >>
> > > >> >> Em 28 de fevereiro de 2014 11:10, Douglas Fiedler <
> > dognew em gmail.com
> > > >> >> >escreveu:
> > > >> >>
> > > >> >> > Olá, Amigos.
> > > >> >> >
> > > >> >> > Mais uma vez estou caindo de paraquedas numa nova Área. rsrs
> > > >> >> >
> > > >> >> > Parei de lecionar para filtrar, centralizar e utilizar meus
> > > >> conhecimentos
> > > >> >> > de forma prática...
> > > >> >> >
> > > >> >> > ... portanto...
> > > >> >> >
> > > >> >> > ... estou costurando! kkk
> > > >> >> >
> > > >> >> > Parece hilário trocar teclado por pedais e linha, mas é uma
> > > realidade.
> > > >> >> >
> > > >> >> > De certa forma está tudo relacionado. Minha esposa é costureira
> > > ativa
> > > >> e
> > > >> >> eu
> > > >> >> > já estava prestando serviços para uma confecção fazendo
> matrizes
> > de
> > > >> >> bordado
> > > >> >> > e suporte em TI. E essa mesma empresa quer que eu me
> > responsabilize
> > > >> pela
> > > >> >> > serigrafia, será minha investidora. Então tudo foi se
> amarrando e
> > > >> isso é
> > > >> >> > ótimo.
> > > >> >> >
> > > >> >> > Agora que já conheceram um pouco da minha história... vamos ao
> > > motivo
> > > >> de
> > > >> >> eu
> > > >> >> > entrar em contato com vocês.
> > > >> >> >
> > > >> >> > Como aqui na lista tem pessoas de diversas áreas... teria
> alguém
> > > que
> > > >> tem
> > > >> >> > conhecimentos em serigrafia pra trocarmos informações desde
> > > softwares,
> > > >> >> > técnicas e equipamentos?
> > > >> >> >
> > > >> >> > Minhas dúvidas no momento é como posso estar utilizando o Gimp
> > para
> > > >> >> separar
> > > >> >> > os canais (Ciano, Magenta, Yellow e Black) e aplicando a
> técnica
> > de
> > > >> >> cromia.
> > > >> >> > Não sei se há algum filtro ou script que faça isso no Gimp, mas
> > > duvido
> > > >> >> que
> > > >> >> > não tenha. "A necessidade faz o monge!" e o mundo Open Source
> se
> > > >> evolui
> > > >> >> > nisso estando sempre a frente.
> > > >> >> >
> > > >> >> > Quanto a separar os canais me apresentei ao
> > > >> "Cores/Componentes/Decompor",
> > > >> >> > mas como preparo eles para cromia? No windows eu teria que
> jogar
> > > essas
> > > >> >> > informações em outro programa...
> > > >> >> >
> > > >> >> > Outra coisa é estar separando a arte por cores, como se fosse o
> > > >> >> rasterizar
> > > >> >> > no Inkscape, limitando a quantidades de cores e separando-as em
> > > >> camada.
> > > >> >> > Isso é possível no Gimp?
> > > >> >> >
> > > >> >> > Desde já eu agradeço a atenção e espaço na caixa de e-mail de
> > > vocês.
> > > >> >> >
> > > >> >> > Att.
> > > >> >> >
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