[GIMP-BR] Off - Troca de Informações na Área Textil (Serigrafia)

Mozart Couto mozartcouto em gmail.com
Domingo Março 2 23:08:54 BRT 2014


Pois é, Douglas, alguns profissionais que recebem nosso trabalho, podem ter
capacidade e sensibilidade para dar continuidade ao processo, mantendo a
qualidade. Outros, nem tanto. Pelo menos, seria interessante que houvesse
um consenso entre nós, os profissionais, quanto aos métodos que devemos
aplicar para que nossos trabalhos cheguem da melhor forma possível nas mãos
daqueles que trabalharão nas próximas etapas. Sei que o melhor é mesmo
conversar com os clientes e resolver caso a caso. Mas, pelo menos, como
documentação a nível profissional, entendo que teríamos que ter uma
diretriz, um método base para trabalharmos. Isso também é uma ótima
oportunidade para conhecermos mais detalhadamente as possibilidades que os
Softwares Livres nos oferecem nesses casos. Eu sinto falta de mais
documentação, na nossa língua, sobre o que nos oferecem os Softwares
Gráficos Livres.


Em 2 de março de 2014 21:23, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com> escreveu:

> Mozart Couto,
>
> Eu também concordo com você. Os perfis de cores são importantes para uma
> acabamento perfeito. Porém duvido muito que em 90% dos casos as empresas se
> preocupem com isso. Posso estar sendo pessimista, devido a minha amarga
> experiência com empresas que não se importam com nada. Quando pego algum
> arquivo com perfil embutido, o autor nem fazia ideia do que eu estava
> falando. E quando envio pra gráfica, a gráfica não sabe nem que um arquivo
> pdf pode ser importado para o Corel Draw e chegam até a me pedir as imagens
> com 600dpi, que dirá se eu começar a falar sobre perfil de cores.
>
> Porém ainda tenho fé que exista um mundo em que esses fatores realmente
> importem. Eu, por exemplo, me preocupo que o trabalho que visualizo no
> computador fique do mesmo modo impresso. Então acho importante realizar
> debates aqui onde pessoas de campo compartilhem seus conhecimentos e a
> importância disso no seu dia-a-dia.
>
> Então se pudéssemos começar um debate, comparar resultados, trabalhos e
> etc. Seria ótimo! Principalmente se fosse compartilhado a experiência de
> cada um aqui da lista provando que é necessário para o trabalho final isso
> tudo.
>
>
>
> Em 2 de março de 2014 08:30, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com>
> escreveu:
>
> > Douglas, concordo com você quando diz que a lista estava meio parada. É
> uma
> > pena! E volto a insistir nesse tema dos perfis de cores para usar como
> >  base, tanto para trabalhos para vídeo como para conversão CMYK
> posterior e
> > impressão OffSet. As últimas informações que tenho é que usar o perfil
> > "sRGB" e o modo de "tela com gerenciamento de cores" ativado, claro, no
> > Gerenciador de Cores do GIMP é sempre adequado porque, pelo menos se tem
> um
> > perfil "mais usual" RGB, uma base de dados, de onde outros programas ( no
> > caso, no mundo Livre, seria o Scribus uma grande indicação em se tratando
> > de trabalho de preparação dos arquivos para impressão em Off Set -
> livros,
> > revistas em geral) partirão na hora de converter para CMYK. Gostaria de
> > saber a opinião das pessoas aqui da lista sobre se o sRGB seria mesmo o
> > mais indicado a usar. Até agora, tenho percebido que seria esse, mas
> ainda
> > estou precisando de mais confirmações.
> > Depois, gostaria, se possível, que discutíssemos mais sobre os outros
> > campos de configurações do Gerenciador de Cores do GIMP. Há muito o que
> > explorar e aprender ali. Embora na minha experiência pessoal eu tenha
> > sempre trabalhado sem perfil nenhum e, nas editoras ( eu trabalho com as
> > maiores editoras de livros didáticos do Brasil, como Saraiva, FTD e
> outras)
> > as equipes que preparam os livros resolvam tudo e a impressão sempre sai
> > muito, mas muito próxima do que eu vejo no meu monitor, ainda acho que é
> > importante destrincharmos o Gerenciador e também o Separate+ e seus
> > resultados práticos para que essa questão de SL e impressão CMYK fique
> > muito clara e que essas informações atendam a todos que se interessarem.
> > Obrigado.
> > Weder: Gostei muito do video! Acho que vídeos demonstrativos são muito
> > importantes para esses casos de artes visuais.
> >
> >
> > Em 2 de março de 2014 04:35, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
> escreveu:
> >
> > > Uau! Para uma lista que ultimamente estava tão parada, fico contente
> que
> > > uma faísca acendeu uma fogueira e tanto.
> > >
> > > Gostaria que meus antigos alunos vissem tudo isso... sempre enchi o
> saco
> > > deles com padrões de cores. Iriam rir um bocado!
> > >
> > > Sinceramente quando mencionaram lpi fiquei pensando o que a
> Certificação
> > > Linux tinha haver com isso... rs
> > >
> > > Cheguei até a pesquisar para ter certeza do que se tratava... realmente
> > eu
> > > iria ficar viajando, fato que faria meus alunos rirem. Meu conhecimento
> > > sempre foi mais aplicado em determinadas áreas e apesar de explicar
> > > meio-tom e padrões nunca me foi útil. E vejam só como o mundo dá
> voltas!
> > >
> > > Com isso aprendi sobre o padrão *moiré* e pude entender de que raios de
> > > lugar o Weder estava buscando valores distintos para os ângulos no
> vídeo.
> > > Como tinha assistido o vídeo primeiro, esse fato tinha me chamado
> muito a
> > > atenção, "como o Weder sabia que valores exatos colocar em relação a
> cada
> > > cor?", essa foi a pergunta que me fiz enquanto assistia o vídeo.
> > >
> > >
> > > Portanto... Parabéns pelo vídeo Weder! Foi de grande ajuda visual. E
> > > Parabéns João por seus conhecimentos!
> > >
> > >
> > > Bem, não precisei instalar o separate pois meu Gimp já tinha... só não
> > sei
> > > se ele é o separate+. Tem como eu distinguir isso? A janela é igual do
> > > vídeo...
> > >
> > > Aproveitei e instalei o icc-profile e também instalei os perfis da
> > > Adobe<
> > >
> >
> ftp://ftp.adobe.com/pub/adobe/iccprofiles/win/AdobeICCProfilesCS4Win_end-user.zip
> > > >que
> > > encontrei nesse
> > > tutorial<
> > >
> >
> http://www.graficalivre.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19%3Ainstalar-perfis-icc-no-linux-mac-e-windows&catid=20%3Aconfiguracao&Itemid=1
> > > >.
> > > Podia tê-los apenas copiado pra pasta /home/<user>/.local/share/icc
> porém
> > > preferi dar duplo-clique e usar o instalador de perfil que nem sabia
> que
> > > possuía.
> > >
> > > Também fiquei perdidinho com esta história de perfis de cores. Como
> > sempre
> > > trabalhei mais com RGB padrão nunca me aprofundei muito e ficar
> > definindo e
> > > calibrando determinados perfis ao monitor ou mesmo utilizando alguma
> > > ferramenta que verificasse isso. Nunca precisei fazer algum trabalho
> que
> > > exigisse tamanha precisão devido o nível de clientes que sempre atendi.
> > > Então se puderem esclarecer a dúvida do Mozart, acabarão esclarecendo
> as
> > > minhas também.
> > >
> > > Deixe-me esclarecer bem no que estarei aplicando tudo isso... é em
> > > estamparia de uniformes. Então duvido que irei usar muito cromia,
> > > normalmente será separação de cores. Será tudo serviços rápidos e
> ganhos
> > > pequenos por peça, coisa de menos de R$ 5,00/peça. Não faço ideia de
> > > valores de mercado nessa área, então não sei se o valor é digno ou não.
> > > Estarei trabalhando com base d'água...
> > >
> > > Nunca trabalhei com o ghostscript diretamente... vi muitos comentários
> > > sobre o seu uso... tenho até ele instalado... devo já tê-lo utilizado
> > > muitas vezes de forma indireta através de algum programa... mas nunca
> por
> > > terminal.
> > >
> > > De qqr forma eu já perguntei sobre cromia aqui, pois como eu já tinha
> > > conversado com alguém e ela disse que abria a imagem no Photoshop,
> > imprimia
> > > os canais e depois escaneava pra um outro programa que fazia as
> retículas
> > > pra aí sim imprimir as folhas que iria pra caixa de luz.... é claro que
> > > tirando a falta de conhecimento da pessoa que já não resolvia
> diretamente
> > > tudo pelo Photoshop, eu queria fazer tudo isso pelo Gimp e trocar
> > > informações e experiência com os gênios daqui da lista.
> > >
> > > Agora eu pergunto... vocês demonstraram uma perícia e tal, mas, João e
> > > Weder, vocês trabalham ou trabalharam com serigrafia? Estamparia em
> > tecido
> > > mesmo?
> > >
> > > Estou perguntando pois tenho alguma dúvidas em relação a equipamento
> > > também.
> > >
> > > Existem dois tipos de "bercinhos" (Impressora Textil Manual), Mesa
> > > plana<http://www.dognew.com.br/hdonline/sksg_maq_mesalinear_01.jpg>e
> > > Carroussel<
> > > http://www.dognew.com.br/hdonline/Carousel_Textile_Manual_Printer.jpg
> > >...
> > > aí vai as perguntas:
> > >
> > > - Qual é a melhor? A do tipo Plana ou Carroussel?
> > >
> > > - Qual seria melhor investir no começo?
> > >
> > > - Conhecem alguma empresa especializada nesses tipos de equipamentos?
> > >
> > > Estou muito interessado na do tipo Carroussel (vide link acima). Achei
> > > muito prática. Não precisa ficar saindo do lugar, ocupa menos espaço...
> > > porém só possui dois "berços". Daí que me surge a dúvida... o seria
> mais
> > > vantajoso? Ter mais berços ou o sistema carroussel?
> > >
> > > Estive pensando em adquirir usado, pois assim eu baixaria bem os custos
> > > inicias de investimento. Mas depois de muita pesquisa na internet,
> acabei
> > > projetando um combinando mesa plana com carroussel podendo chegar a
> oito
> > > cores. Já até rascunhei. Só preciso definir os materiais e terminar de
> > > desenhar os esquemas para entrar em contato com um serralheiro e ter
> > noção
> > > dos custos. Do jeito que estou projetando a mão de obra do serralheiro
> > será
> > > baixa...
> > >
> > > Mais uma vez agradeço a lista pela ajuda e paciência pelo Off.
> > >
> > >
> > > Em 1 de março de 2014 10:59, Joao S. O. Bueno <jsbueno em python.org.br
> > > >escreveu:
> > >
> > > > Oi Weder - eu vi sim -
> > > >
> > > > ficou legal o vídeo!Parabéns por ter tomado a iniciativa tão rápido e
> > > > já ter feito o vídeo.
> > > >
> > > >
> > > >   js
> > > >  -><-
> > > >
> > > > 2014-02-28 21:52 GMT-03:00 Weder Clay <wederclay em gmail.com>:
> > > > > Poxa, João. Realmente, eu não me atentei aos recursos desse filtro.
> > E,
> > > > como
> > > > > você falou, ele terá maior controle de cada tela.
> > > > >
> > > > > Eu fiz um teste, seguindo as suas dicas, mas usei o Separate+ e
> > > marquei a
> > > > > opção "Make CMYK pseudo-composite", assim ele gera um arquivo com
> > > quatro
> > > > > camadas, cada uma com uma cor CMYK com uma máscara aplicada, assim
> > você
> > > > tem
> > > > > uma ideia de como será o resultado final.
> > > > >
> > > > > Se não se importa, fiz um vídeo mostrando o processo. Mencionei seu
> > > nome.
> > > > >
> > > > > https://www.youtube.com/watch?v=SxD1YmR1R2g
> > > > >
> > > > >
> > > > >
> > > > >
> > > > > Em 28 de fevereiro de 2014 19:04, Joao S. O. Bueno
> > > > > <jsbueno em python.org.br>escreveu:
> > > > >
> > > > >> 2014-02-28 15:52 GMT-03:00 Weder Clay <wederclay em gmail.com>:
> > > > >> > Decompor o arquivo e reticular cada tela de cor CMYK não vai dar
> > > > certo,
> > > > >> > pois cada cor deve ter um ângulo na hora de gerar o aquivo final
> > > para
> > > > >> que o
> > > > >> > resultado tenha um bom aspecto final. No caso do Silk screen,
> além
> > > da
> > > > >> > separação das cores em telas C-M-Y-K, você tem que ter a
> > > > possibilidade de
> > > > >> > controlar o tamanho dos pontos da retíuola, que devem ser bem
> > > maiores
> > > > >> que o
> > > > >> > de uma impressão off-set, caso contrário não conseguirá revelar
> a
> > > > tela.
> > > > >>
> > > > >> Eu estou ciente dessas necessidades, e mantenho minha sugestão: se
> > > > >> você olhar o plug-in de
> > > > >>  reticulado do GIMP, você pode controlar o ânguloe, o tamanho e a
> > > > >> forma da retícula para cada plano.
> > > > >>
> > > > >> >
> > > > >> > No seu caso acho que o Ghostscript tem essa opção de gerar
> canais
> > > CMYK
> > > > >> com
> > > > >> > controle de pontos, pelo que encontrei na net, o comando é
> > > > >> -dDITHERPPI=150
> > > > >> > (valor de exemplo). Eu ainda não testei, pois estou sem tempo
> > agora,
> > > > mas
> > > > >> > creio que o melhor caminho seja esse.
> > > > >>
> > > > >> Ainda acho que o filtro do GIMP vai ser mais interessante de usar
> > que
> > > > >> o ghostscript -
> > > > >> principalmente por há aopão de ver a retícula visualmente e até
> > > > >> retocar a mesma com as proópiras ferramentas do GIMP (filtros de
> > > > >> erodir e dilatar, ferramenta de lápis, etc..., remover manualmente
> > uma
> > > > >> cor que tenha "vazado" para um canto em que não deveria estar: por
> > > > >> exemplo - você tem um objeto que acha que vai ser magenta puro -
> > > > >> decompõe, e um pouco desse objeto fica no canal Ciano - se estiver
> > por
> > > > >> dentro do GIMP é só ir nacaada de Ciano e apagar manualmente  a
> > > > >> informação de lá - e pronto, não vai aplicar tinta ciano onde não
> > > > >> queria.
> > > > >>
> > > > >> Mais ainda, como a retícula fica sendo "parte da imagem", é até
> > > > >> possível criar transições entre estilos da retícula
> > > > >> em áreas distintas da imagem, para fins artísticos - algo que não
> > > > >> seria possível em nenhum sistema que aplique
> > > > >> a retícula automaticamente.
> > > > >>
> > > > >>
> > > > >>
> > > > >> >
> > > > >> > Procure por LPI, linescreen... o segredo é controlar o LPI para
> > > > alterar o
> > > > >> > resultado da retícula e, consequentemente resultar em pontos
> > maiores
> > > > que
> > > > >> > possam se revelados na tela.
> > > > >>
> > > > >> Sim - eu assumi que o Douglas sabia sobre LPI -  você pode
> > > > >> controla-las pelo plug-in de reticula do GIMP, como
> > > > >> eu já disse. Se nao souber, precisa ler sobre elas de qualquer
> > forma.
> > > > >>
> > > > >>
> > > > >> >
> > > > >> >
> > > > >> > Eu consegui converter um arquivo com LPI mais baixo com o
> comando:
> > > gs
> > > > >> > -dNOPAUSE -dBATCH -sDEVICE=ps2write
> -sProcessColorModel=DeviceCMYK
> > > > >> > -dDITHERPPI=30 -sOutputFile=convertido.tiff Documento-1.ps
> > > > >> > Mas não pude imprimir para testar o resultado.
> > > > >> >
> > > > >> > Processo: criei um arquivo no Scribus (pode ser uma imagem
> > > importada)
> > > > -
> > > > >> > imprimi um arquivo PS com separação de cores - converti o PS
> com o
> > > > >> comando
> > > > >> > acima.
> > > > >> >
> > > > >> > Desculpe não te dar uma solução final, mas pelo que conheço de
> > > > revelação
> > > > >> de
> > > > >> > tela e do pouco que encontrei na net, o caminho é esse.
> > > > >> > Eu fazia muito isso na época que eu ainda trabalhava com o Corel
> > > Draw.
> > > > >> > Tínhamos uma impressora HP laser com postscrit e bastava
> reduzir o
> > > LPI
> > > > >> para
> > > > >> > ela imprimir com retículas bem grandes.
> > > > >>
> > > > >> O ghostscript é bem legal e é uma ferrramenta que já usei
> bastante.
> > > > >> De repente, se o Douglas não precisar da parte de verificação e
> > > > >> retoques manuais na retícula, fica realmente sendo um caminho mais
> > > > >> rápido - já que ele
> > > > >> cria o reticulado dos 4 planos de cor de uma vez.
> > > > >>
> > > > >> Aproveitando o ensejo: fazendo pleo GIMP, você pode até usar o
> > recurso
> > > > >> de canais para
> > > > >> gerenciar "spot colors" -com o mesmo principio. Crie um novo
> "canal"
> > > > >> na imagem, para representar uma tinta especial além do CMYK que
> você
> > > > >> vá usar no procesos, como verniz ou tinta fluorescente,  e use a
> > > > >> retícula no canal.
> > > > >>
> > > > >>
> > > > >>   js
> > > > >>  -><-
> > > > >>
> > > > >>
> > > > >>
> > > > >> >
> > > > >> >
> > > > >> > Em 28 de fevereiro de 2014 11:39, Wagner De Queiroz <
> > > > >> > wagnerdequeiroz em gmail.com> escreveu:
> > > > >> >
> > > > >> >> Bom dia Douglas, venho acompanhando seus emails nas listas por
> > ai,
> > > > >> >>
> > > > >> >> Primeiro, diga qual é a sua plataforma atual Windows ou linux
> (se
> > > > linux
> > > > >> >> qual distro)
> > > > >> >>
> > > > >> >> Segundo, Para o gimp, existe um plugin chamado Separate
> > > > >> >>
> > > > >> >> http://www.blackfiveservices.co.uk/separate.shtml
> > > > >> >> http://registry.gimp.org/node/471
> > > > >> >>
> > > > >> >> Ele separa os canais CMYK para voce entre outras conversoes.
> > > Funciona
> > > > >> para
> > > > >> >> Windows e Linux.  Até onde sei o segundo link só funciona em
> tese
> > > no
> > > > >> >> windows.
> > > > >> >>
> > > > >> >> Uma outra opcao é usar o Krita para converter
> > > > >> >>
> > > > >> >>
> > > > >> >>
> > > > >> >> Em 28 de fevereiro de 2014 11:10, Douglas Fiedler <
> > > dognew em gmail.com
> > > > >> >> >escreveu:
> > > > >> >>
> > > > >> >> > Olá, Amigos.
> > > > >> >> >
> > > > >> >> > Mais uma vez estou caindo de paraquedas numa nova Área. rsrs
> > > > >> >> >
> > > > >> >> > Parei de lecionar para filtrar, centralizar e utilizar meus
> > > > >> conhecimentos
> > > > >> >> > de forma prática...
> > > > >> >> >
> > > > >> >> > ... portanto...
> > > > >> >> >
> > > > >> >> > ... estou costurando! kkk
> > > > >> >> >
> > > > >> >> > Parece hilário trocar teclado por pedais e linha, mas é uma
> > > > realidade.
> > > > >> >> >
> > > > >> >> > De certa forma está tudo relacionado. Minha esposa é
> costureira
> > > > ativa
> > > > >> e
> > > > >> >> eu
> > > > >> >> > já estava prestando serviços para uma confecção fazendo
> > matrizes
> > > de
> > > > >> >> bordado
> > > > >> >> > e suporte em TI. E essa mesma empresa quer que eu me
> > > responsabilize
> > > > >> pela
> > > > >> >> > serigrafia, será minha investidora. Então tudo foi se
> > amarrando e
> > > > >> isso é
> > > > >> >> > ótimo.
> > > > >> >> >
> > > > >> >> > Agora que já conheceram um pouco da minha história... vamos
> ao
> > > > motivo
> > > > >> de
> > > > >> >> eu
> > > > >> >> > entrar em contato com vocês.
> > > > >> >> >
> > > > >> >> > Como aqui na lista tem pessoas de diversas áreas... teria
> > alguém
> > > > que
> > > > >> tem
> > > > >> >> > conhecimentos em serigrafia pra trocarmos informações desde
> > > > softwares,
> > > > >> >> > técnicas e equipamentos?
> > > > >> >> >
> > > > >> >> > Minhas dúvidas no momento é como posso estar utilizando o
> Gimp
> > > para
> > > > >> >> separar
> > > > >> >> > os canais (Ciano, Magenta, Yellow e Black) e aplicando a
> > técnica
> > > de
> > > > >> >> cromia.
> > > > >> >> > Não sei se há algum filtro ou script que faça isso no Gimp,
> mas
> > > > duvido
> > > > >> >> que
> > > > >> >> > não tenha. "A necessidade faz o monge!" e o mundo Open Source
> > se
> > > > >> evolui
> > > > >> >> > nisso estando sempre a frente.
> > > > >> >> >
> > > > >> >> > Quanto a separar os canais me apresentei ao
> > > > >> "Cores/Componentes/Decompor",
> > > > >> >> > mas como preparo eles para cromia? No windows eu teria que
> > jogar
> > > > essas
> > > > >> >> > informações em outro programa...
> > > > >> >> >
> > > > >> >> > Outra coisa é estar separando a arte por cores, como se
> fosse o
> > > > >> >> rasterizar
> > > > >> >> > no Inkscape, limitando a quantidades de cores e separando-as
> em
> > > > >> camada.
> > > > >> >> > Isso é possível no Gimp?
> > > > >> >> >
> > > > >> >> > Desde já eu agradeço a atenção e espaço na caixa de e-mail de
> > > > vocês.
> > > > >> >> >
> > > > >> >> > Att.
> > > > >> >> >
> > > > >> >> > Douglas Fiedler
> > > > >> >> >
> > > > >> >> > --
> > > > >> >> > www.dognew.com.br
> > > > >> >> > ____________________________________________________
> > > > >> >> >   Lista de Discussão GIMP-BR
> > > > >> >> >   O Site da Comunidade:
> > > > >> >> >   http://ogimp.com.br
> > > > >> >> >   Sobre a Lista de Discussão:
> > > > >> >> >
> > > http://listas.softwarelivre.org/cgi-bin/mailman/listinfo/gimp-br
> > > > >> >> >
> > > > >> >> >   Quer Inkscape?
> > > > >> >> >   http://inkscapeBrasil/Comunidade#ListaDeDiscussao
> > > > >> >> >   Quer Scribus?
> > > > >> >> >
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> > > > >> >> >
> > > > >> >>
> > > > >> >>
> > > > >> >>
> > > > >> >> --
> > > > >> >> Wagner de Queiroz
> > > > >> >> Be free with Linux
> > > > >> >> ____________________________________________________
> > > > >> >>   Lista de Discussão GIMP-BR
> > > > >> >>   O Site da Comunidade:
> > > > >> >>   http://ogimp.com.br
> > > > >> >>   Sobre a Lista de Discussão:
> > > > >> >>
> > http://listas.softwarelivre.org/cgi-bin/mailman/listinfo/gimp-br
> > > > >> >>
> > > > >> >>   Quer Inkscape?
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