[GIMP-BR] Off - Troca de Informações na Área Textil (Serigrafia)

Mozart Couto mozartcouto em gmail.com
Domingo Março 2 23:11:53 BRT 2014


Esqueci de comentar: na Europa e nos EUA, não é incomum me pedirem
trabalhos a 600 dpi. Há motivos para isso no esquema deles. Aqui, não sei.
O que me pedem, com relação a imagens bitmap/raster são arquivos a 300 dpis
mesmo.


Em 2 de março de 2014 23:08, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com> escreveu:

> Pois é, Douglas, alguns profissionais que recebem nosso trabalho, podem
> ter capacidade e sensibilidade para dar continuidade ao processo, mantendo
> a qualidade. Outros, nem tanto. Pelo menos, seria interessante que houvesse
> um consenso entre nós, os profissionais, quanto aos métodos que devemos
> aplicar para que nossos trabalhos cheguem da melhor forma possível nas mãos
> daqueles que trabalharão nas próximas etapas. Sei que o melhor é mesmo
> conversar com os clientes e resolver caso a caso. Mas, pelo menos, como
> documentação a nível profissional, entendo que teríamos que ter uma
> diretriz, um método base para trabalharmos. Isso também é uma ótima
> oportunidade para conhecermos mais detalhadamente as possibilidades que os
> Softwares Livres nos oferecem nesses casos. Eu sinto falta de mais
> documentação, na nossa língua, sobre o que nos oferecem os Softwares
> Gráficos Livres.
>
>
> Em 2 de março de 2014 21:23, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com> escreveu:
>
> Mozart Couto,
>>
>> Eu também concordo com você. Os perfis de cores são importantes para uma
>> acabamento perfeito. Porém duvido muito que em 90% dos casos as empresas
>> se
>> preocupem com isso. Posso estar sendo pessimista, devido a minha amarga
>> experiência com empresas que não se importam com nada. Quando pego algum
>> arquivo com perfil embutido, o autor nem fazia ideia do que eu estava
>> falando. E quando envio pra gráfica, a gráfica não sabe nem que um arquivo
>> pdf pode ser importado para o Corel Draw e chegam até a me pedir as
>> imagens
>> com 600dpi, que dirá se eu começar a falar sobre perfil de cores.
>>
>> Porém ainda tenho fé que exista um mundo em que esses fatores realmente
>> importem. Eu, por exemplo, me preocupo que o trabalho que visualizo no
>> computador fique do mesmo modo impresso. Então acho importante realizar
>> debates aqui onde pessoas de campo compartilhem seus conhecimentos e a
>> importância disso no seu dia-a-dia.
>>
>> Então se pudéssemos começar um debate, comparar resultados, trabalhos e
>> etc. Seria ótimo! Principalmente se fosse compartilhado a experiência de
>> cada um aqui da lista provando que é necessário para o trabalho final isso
>> tudo.
>>
>>
>>
>> Em 2 de março de 2014 08:30, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com>
>> escreveu:
>>
>> > Douglas, concordo com você quando diz que a lista estava meio parada. É
>> uma
>> > pena! E volto a insistir nesse tema dos perfis de cores para usar como
>> >  base, tanto para trabalhos para vídeo como para conversão CMYK
>> posterior e
>> > impressão OffSet. As últimas informações que tenho é que usar o perfil
>> > "sRGB" e o modo de "tela com gerenciamento de cores" ativado, claro, no
>> > Gerenciador de Cores do GIMP é sempre adequado porque, pelo menos se
>> tem um
>> > perfil "mais usual" RGB, uma base de dados, de onde outros programas (
>> no
>> > caso, no mundo Livre, seria o Scribus uma grande indicação em se
>> tratando
>> > de trabalho de preparação dos arquivos para impressão em Off Set -
>> livros,
>> > revistas em geral) partirão na hora de converter para CMYK. Gostaria de
>> > saber a opinião das pessoas aqui da lista sobre se o sRGB seria mesmo o
>> > mais indicado a usar. Até agora, tenho percebido que seria esse, mas
>> ainda
>> > estou precisando de mais confirmações.
>> > Depois, gostaria, se possível, que discutíssemos mais sobre os outros
>> > campos de configurações do Gerenciador de Cores do GIMP. Há muito o que
>> > explorar e aprender ali. Embora na minha experiência pessoal eu tenha
>> > sempre trabalhado sem perfil nenhum e, nas editoras ( eu trabalho com as
>> > maiores editoras de livros didáticos do Brasil, como Saraiva, FTD e
>> outras)
>> > as equipes que preparam os livros resolvam tudo e a impressão sempre sai
>> > muito, mas muito próxima do que eu vejo no meu monitor, ainda acho que é
>> > importante destrincharmos o Gerenciador e também o Separate+ e seus
>> > resultados práticos para que essa questão de SL e impressão CMYK fique
>> > muito clara e que essas informações atendam a todos que se interessarem.
>> > Obrigado.
>> > Weder: Gostei muito do video! Acho que vídeos demonstrativos são muito
>> > importantes para esses casos de artes visuais.
>> >
>> >
>> > Em 2 de março de 2014 04:35, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
>> escreveu:
>> >
>> > > Uau! Para uma lista que ultimamente estava tão parada, fico contente
>> que
>> > > uma faísca acendeu uma fogueira e tanto.
>> > >
>> > > Gostaria que meus antigos alunos vissem tudo isso... sempre enchi o
>> saco
>> > > deles com padrões de cores. Iriam rir um bocado!
>> > >
>> > > Sinceramente quando mencionaram lpi fiquei pensando o que a
>> Certificação
>> > > Linux tinha haver com isso... rs
>> > >
>> > > Cheguei até a pesquisar para ter certeza do que se tratava...
>> realmente
>> > eu
>> > > iria ficar viajando, fato que faria meus alunos rirem. Meu
>> conhecimento
>> > > sempre foi mais aplicado em determinadas áreas e apesar de explicar
>> > > meio-tom e padrões nunca me foi útil. E vejam só como o mundo dá
>> voltas!
>> > >
>> > > Com isso aprendi sobre o padrão *moiré* e pude entender de que raios
>> de
>> > > lugar o Weder estava buscando valores distintos para os ângulos no
>> vídeo.
>> > > Como tinha assistido o vídeo primeiro, esse fato tinha me chamado
>> muito a
>> > > atenção, "como o Weder sabia que valores exatos colocar em relação a
>> cada
>> > > cor?", essa foi a pergunta que me fiz enquanto assistia o vídeo.
>> > >
>> > >
>> > > Portanto... Parabéns pelo vídeo Weder! Foi de grande ajuda visual. E
>> > > Parabéns João por seus conhecimentos!
>> > >
>> > >
>> > > Bem, não precisei instalar o separate pois meu Gimp já tinha... só não
>> > sei
>> > > se ele é o separate+. Tem como eu distinguir isso? A janela é igual do
>> > > vídeo...
>> > >
>> > > Aproveitei e instalei o icc-profile e também instalei os perfis da
>> > > Adobe<
>> > >
>> >
>> ftp://ftp.adobe.com/pub/adobe/iccprofiles/win/AdobeICCProfilesCS4Win_end-user.zip
>> > > >que
>> > > encontrei nesse
>> > > tutorial<
>> > >
>> >
>> http://www.graficalivre.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19%3Ainstalar-perfis-icc-no-linux-mac-e-windows&catid=20%3Aconfiguracao&Itemid=1
>> > > >.
>> > > Podia tê-los apenas copiado pra pasta /home/<user>/.local/share/icc
>> porém
>> > > preferi dar duplo-clique e usar o instalador de perfil que nem sabia
>> que
>> > > possuía.
>> > >
>> > > Também fiquei perdidinho com esta história de perfis de cores. Como
>> > sempre
>> > > trabalhei mais com RGB padrão nunca me aprofundei muito e ficar
>> > definindo e
>> > > calibrando determinados perfis ao monitor ou mesmo utilizando alguma
>> > > ferramenta que verificasse isso. Nunca precisei fazer algum trabalho
>> que
>> > > exigisse tamanha precisão devido o nível de clientes que sempre
>> atendi.
>> > > Então se puderem esclarecer a dúvida do Mozart, acabarão esclarecendo
>> as
>> > > minhas também.
>> > >
>> > > Deixe-me esclarecer bem no que estarei aplicando tudo isso... é em
>> > > estamparia de uniformes. Então duvido que irei usar muito cromia,
>> > > normalmente será separação de cores. Será tudo serviços rápidos e
>> ganhos
>> > > pequenos por peça, coisa de menos de R$ 5,00/peça. Não faço ideia de
>> > > valores de mercado nessa área, então não sei se o valor é digno ou
>> não.
>> > > Estarei trabalhando com base d'água...
>> > >
>> > > Nunca trabalhei com o ghostscript diretamente... vi muitos comentários
>> > > sobre o seu uso... tenho até ele instalado... devo já tê-lo utilizado
>> > > muitas vezes de forma indireta através de algum programa... mas nunca
>> por
>> > > terminal.
>> > >
>> > > De qqr forma eu já perguntei sobre cromia aqui, pois como eu já tinha
>> > > conversado com alguém e ela disse que abria a imagem no Photoshop,
>> > imprimia
>> > > os canais e depois escaneava pra um outro programa que fazia as
>> retículas
>> > > pra aí sim imprimir as folhas que iria pra caixa de luz.... é claro
>> que
>> > > tirando a falta de conhecimento da pessoa que já não resolvia
>> diretamente
>> > > tudo pelo Photoshop, eu queria fazer tudo isso pelo Gimp e trocar
>> > > informações e experiência com os gênios daqui da lista.
>> > >
>> > > Agora eu pergunto... vocês demonstraram uma perícia e tal, mas, João e
>> > > Weder, vocês trabalham ou trabalharam com serigrafia? Estamparia em
>> > tecido
>> > > mesmo?
>> > >
>> > > Estou perguntando pois tenho alguma dúvidas em relação a equipamento
>> > > também.
>> > >
>> > > Existem dois tipos de "bercinhos" (Impressora Textil Manual), Mesa
>> > > plana<http://www.dognew.com.br/hdonline/sksg_maq_mesalinear_01.jpg>e
>> > > Carroussel<
>> > > http://www.dognew.com.br/hdonline/Carousel_Textile_Manual_Printer.jpg
>> > >...
>> > > aí vai as perguntas:
>> > >
>> > > - Qual é a melhor? A do tipo Plana ou Carroussel?
>> > >
>> > > - Qual seria melhor investir no começo?
>> > >
>> > > - Conhecem alguma empresa especializada nesses tipos de equipamentos?
>> > >
>> > > Estou muito interessado na do tipo Carroussel (vide link acima). Achei
>> > > muito prática. Não precisa ficar saindo do lugar, ocupa menos
>> espaço...
>> > > porém só possui dois "berços". Daí que me surge a dúvida... o seria
>> mais
>> > > vantajoso? Ter mais berços ou o sistema carroussel?
>> > >
>> > > Estive pensando em adquirir usado, pois assim eu baixaria bem os
>> custos
>> > > inicias de investimento. Mas depois de muita pesquisa na internet,
>> acabei
>> > > projetando um combinando mesa plana com carroussel podendo chegar a
>> oito
>> > > cores. Já até rascunhei. Só preciso definir os materiais e terminar de
>> > > desenhar os esquemas para entrar em contato com um serralheiro e ter
>> > noção
>> > > dos custos. Do jeito que estou projetando a mão de obra do serralheiro
>> > será
>> > > baixa...
>> > >
>> > > Mais uma vez agradeço a lista pela ajuda e paciência pelo Off.
>> > >
>> > >
>> > > Em 1 de março de 2014 10:59, Joao S. O. Bueno <jsbueno em python.org.br
>> > > >escreveu:
>> > >
>> > > > Oi Weder - eu vi sim -
>> > > >
>> > > > ficou legal o vídeo!Parabéns por ter tomado a iniciativa tão rápido
>> e
>> > > > já ter feito o vídeo.
>> > > >
>> > > >
>> > > >   js
>> > > >  -><-
>> > > >
>> > > > 2014-02-28 21:52 GMT-03:00 Weder Clay <wederclay em gmail.com>:
>> > > > > Poxa, João. Realmente, eu não me atentei aos recursos desse
>> filtro.
>> > E,
>> > > > como
>> > > > > você falou, ele terá maior controle de cada tela.
>> > > > >
>> > > > > Eu fiz um teste, seguindo as suas dicas, mas usei o Separate+ e
>> > > marquei a
>> > > > > opção "Make CMYK pseudo-composite", assim ele gera um arquivo com
>> > > quatro
>> > > > > camadas, cada uma com uma cor CMYK com uma máscara aplicada, assim
>> > você
>> > > > tem
>> > > > > uma ideia de como será o resultado final.
>> > > > >
>> > > > > Se não se importa, fiz um vídeo mostrando o processo. Mencionei
>> seu
>> > > nome.
>> > > > >
>> > > > > https://www.youtube.com/watch?v=SxD1YmR1R2g
>> > > > >
>> > > > >
>> > > > >
>> > > > >
>> > > > > Em 28 de fevereiro de 2014 19:04, Joao S. O. Bueno
>> > > > > <jsbueno em python.org.br>escreveu:
>> > > > >
>> > > > >> 2014-02-28 15:52 GMT-03:00 Weder Clay <wederclay em gmail.com>:
>> > > > >> > Decompor o arquivo e reticular cada tela de cor CMYK não vai
>> dar
>> > > > certo,
>> > > > >> > pois cada cor deve ter um ângulo na hora de gerar o aquivo
>> final
>> > > para
>> > > > >> que o
>> > > > >> > resultado tenha um bom aspecto final. No caso do Silk screen,
>> além
>> > > da
>> > > > >> > separação das cores em telas C-M-Y-K, você tem que ter a
>> > > > possibilidade de
>> > > > >> > controlar o tamanho dos pontos da retíuola, que devem ser bem
>> > > maiores
>> > > > >> que o
>> > > > >> > de uma impressão off-set, caso contrário não conseguirá
>> revelar a
>> > > > tela.
>> > > > >>
>> > > > >> Eu estou ciente dessas necessidades, e mantenho minha sugestão:
>> se
>> > > > >> você olhar o plug-in de
>> > > > >>  reticulado do GIMP, você pode controlar o ânguloe, o tamanho e a
>> > > > >> forma da retícula para cada plano.
>> > > > >>
>> > > > >> >
>> > > > >> > No seu caso acho que o Ghostscript tem essa opção de gerar
>> canais
>> > > CMYK
>> > > > >> com
>> > > > >> > controle de pontos, pelo que encontrei na net, o comando é
>> > > > >> -dDITHERPPI=150
>> > > > >> > (valor de exemplo). Eu ainda não testei, pois estou sem tempo
>> > agora,
>> > > > mas
>> > > > >> > creio que o melhor caminho seja esse.
>> > > > >>
>> > > > >> Ainda acho que o filtro do GIMP vai ser mais interessante de usar
>> > que
>> > > > >> o ghostscript -
>> > > > >> principalmente por há aopão de ver a retícula visualmente e até
>> > > > >> retocar a mesma com as proópiras ferramentas do GIMP (filtros de
>> > > > >> erodir e dilatar, ferramenta de lápis, etc..., remover
>> manualmente
>> > uma
>> > > > >> cor que tenha "vazado" para um canto em que não deveria estar:
>> por
>> > > > >> exemplo - você tem um objeto que acha que vai ser magenta puro -
>> > > > >> decompõe, e um pouco desse objeto fica no canal Ciano - se
>> estiver
>> > por
>> > > > >> dentro do GIMP é só ir nacaada de Ciano e apagar manualmente  a
>> > > > >> informação de lá - e pronto, não vai aplicar tinta ciano onde não
>> > > > >> queria.
>> > > > >>
>> > > > >> Mais ainda, como a retícula fica sendo "parte da imagem", é até
>> > > > >> possível criar transições entre estilos da retícula
>> > > > >> em áreas distintas da imagem, para fins artísticos - algo que não
>> > > > >> seria possível em nenhum sistema que aplique
>> > > > >> a retícula automaticamente.
>> > > > >>
>> > > > >>
>> > > > >>
>> > > > >> >
>> > > > >> > Procure por LPI, linescreen... o segredo é controlar o LPI para
>> > > > alterar o
>> > > > >> > resultado da retícula e, consequentemente resultar em pontos
>> > maiores
>> > > > que
>> > > > >> > possam se revelados na tela.
>> > > > >>
>> > > > >> Sim - eu assumi que o Douglas sabia sobre LPI -  você pode
>> > > > >> controla-las pelo plug-in de reticula do GIMP, como
>> > > > >> eu já disse. Se nao souber, precisa ler sobre elas de qualquer
>> > forma.
>> > > > >>
>> > > > >>
>> > > > >> >
>> > > > >> >
>> > > > >> > Eu consegui converter um arquivo com LPI mais baixo com o
>> comando:
>> > > gs
>> > > > >> > -dNOPAUSE -dBATCH -sDEVICE=ps2write
>> -sProcessColorModel=DeviceCMYK
>> > > > >> > -dDITHERPPI=30 -sOutputFile=convertido.tiff Documento-1.ps
>> > > > >> > Mas não pude imprimir para testar o resultado.
>> > > > >> >
>> > > > >> > Processo: criei um arquivo no Scribus (pode ser uma imagem
>> > > importada)
>> > > > -
>> > > > >> > imprimi um arquivo PS com separação de cores - converti o PS
>> com o
>> > > > >> comando
>> > > > >> > acima.
>> > > > >> >
>> > > > >> > Desculpe não te dar uma solução final, mas pelo que conheço de
>> > > > revelação
>> > > > >> de
>> > > > >> > tela e do pouco que encontrei na net, o caminho é esse.
>> > > > >> > Eu fazia muito isso na época que eu ainda trabalhava com o
>> Corel
>> > > Draw.
>> > > > >> > Tínhamos uma impressora HP laser com postscrit e bastava
>> reduzir o
>> > > LPI
>> > > > >> para
>> > > > >> > ela imprimir com retículas bem grandes.
>> > > > >>
>> > > > >> O ghostscript é bem legal e é uma ferrramenta que já usei
>> bastante.
>> > > > >> De repente, se o Douglas não precisar da parte de verificação e
>> > > > >> retoques manuais na retícula, fica realmente sendo um caminho
>> mais
>> > > > >> rápido - já que ele
>> > > > >> cria o reticulado dos 4 planos de cor de uma vez.
>> > > > >>
>> > > > >> Aproveitando o ensejo: fazendo pleo GIMP, você pode até usar o
>> > recurso
>> > > > >> de canais para
>> > > > >> gerenciar "spot colors" -com o mesmo principio. Crie um novo
>> "canal"
>> > > > >> na imagem, para representar uma tinta especial além do CMYK que
>> você
>> > > > >> vá usar no procesos, como verniz ou tinta fluorescente,  e use a
>> > > > >> retícula no canal.
>> > > > >>
>> > > > >>
>> > > > >>   js
>> > > > >>  -><-
>> > > > >>
>> > > > >>
>> > > > >>
>> > > > >> >
>> > > > >> >
>> > > > >> > Em 28 de fevereiro de 2014 11:39, Wagner De Queiroz <
>> > > > >> > wagnerdequeiroz em gmail.com> escreveu:
>> > > > >> >
>> > > > >> >> Bom dia Douglas, venho acompanhando seus emails nas listas por
>> > ai,
>> > > > >> >>
>> > > > >> >> Primeiro, diga qual é a sua plataforma atual Windows ou linux
>> (se
>> > > > linux
>> > > > >> >> qual distro)
>> > > > >> >>
>> > > > >> >> Segundo, Para o gimp, existe um plugin chamado Separate
>> > > > >> >>
>> > > > >> >> http://www.blackfiveservices.co.uk/separate.shtml
>> > > > >> >> http://registry.gimp.org/node/471
>> > > > >> >>
>> > > > >> >> Ele separa os canais CMYK para voce entre outras conversoes.
>> > > Funciona
>> > > > >> para
>> > > > >> >> Windows e Linux.  Até onde sei o segundo link só funciona em
>> tese
>> > > no
>> > > > >> >> windows.
>> > > > >> >>
>> > > > >> >> Uma outra opcao é usar o Krita para converter
>> > > > >> >>
>> > > > >> >>
>> > > > >> >>
>> > > > >> >> Em 28 de fevereiro de 2014 11:10, Douglas Fiedler <
>> > > dognew em gmail.com
>> > > > >> >> >escreveu:
>> > > > >> >>
>> > > > >> >> > Olá, Amigos.
>> > > > >> >> >
>> > > > >> >> > Mais uma vez estou caindo de paraquedas numa nova Área. rsrs
>> > > > >> >> >
>> > > > >> >> > Parei de lecionar para filtrar, centralizar e utilizar meus
>> > > > >> conhecimentos
>> > > > >> >> > de forma prática...
>> > > > >> >> >
>> > > > >> >> > ... portanto...
>> > > > >> >> >
>> > > > >> >> > ... estou costurando! kkk
>> > > > >> >> >
>> > > > >> >> > Parece hilário trocar teclado por pedais e linha, mas é uma
>> > > > realidade.
>> > > > >> >> >
>> > > > >> >> > De certa forma está tudo relacionado. Minha esposa é
>> costureira
>> > > > ativa
>> > > > >> e
>> > > > >> >> eu
>> > > > >> >> > já estava prestando serviços para uma confecção fazendo
>> > matrizes
>> > > de
>> > > > >> >> bordado
>> > > > >> >> > e suporte em TI. E essa mesma empresa quer que eu me
>> > > responsabilize
>> > > > >> pela
>> > > > >> >> > serigrafia, será minha investidora. Então tudo foi se
>> > amarrando e
>> > > > >> isso é
>> > > > >> >> > ótimo.
>> > > > >> >> >
>> > > > >> >> > Agora que já conheceram um pouco da minha história... vamos
>> ao
>> > > > motivo
>> > > > >> de
>> > > > >> >> eu
>> > > > >> >> > entrar em contato com vocês.
>> > > > >> >> >
>> > > > >> >> > Como aqui na lista tem pessoas de diversas áreas... teria
>> > alguém
>> > > > que
>> > > > >> tem
>> > > > >> >> > conhecimentos em serigrafia pra trocarmos informações desde
>> > > > softwares,
>> > > > >> >> > técnicas e equipamentos?
>> > > > >> >> >
>> > > > >> >> > Minhas dúvidas no momento é como posso estar utilizando o
>> Gimp
>> > > para
>> > > > >> >> separar
>> > > > >> >> > os canais (Ciano, Magenta, Yellow e Black) e aplicando a
>> > técnica
>> > > de
>> > > > >> >> cromia.
>> > > > >> >> > Não sei se há algum filtro ou script que faça isso no Gimp,
>> mas
>> > > > duvido
>> > > > >> >> que
>> > > > >> >> > não tenha. "A necessidade faz o monge!" e o mundo Open
>> Source
>> > se
>> > > > >> evolui
>> > > > >> >> > nisso estando sempre a frente.
>> > > > >> >> >
>> > > > >> >> > Quanto a separar os canais me apresentei ao
>> > > > >> "Cores/Componentes/Decompor",
>> > > > >> >> > mas como preparo eles para cromia? No windows eu teria que
>> > jogar
>> > > > essas
>> > > > >> >> > informações em outro programa...
>> > > > >> >> >
>> > > > >> >> > Outra coisa é estar separando a arte por cores, como se
>> fosse o
>> > > > >> >> rasterizar
>> > > > >> >> > no Inkscape, limitando a quantidades de cores e
>> separando-as em
>> > > > >> camada.
>> > > > >> >> > Isso é possível no Gimp?
>> > > > >> >> >
>> > > > >> >> > Desde já eu agradeço a atenção e espaço na caixa de e-mail
>> de
>> > > > vocês.
>> > > > >> >> >
>> > > > >> >> > Att.
>> > > > >> >> >
>> > > > >> >> > Douglas Fiedler
>> > > > >> >> >
>> > > > >> >> > --
>> > > > >> >> > www.dognew.com.br
>> > > > >> >> > ____________________________________________________
>> > > > >> >> >   Lista de Discussão GIMP-BR
>> > > > >> >> >   O Site da Comunidade:
>> > > > >> >> >   http://ogimp.com.br
>> > > > >> >> >   Sobre a Lista de Discussão:
>> > > > >> >> >
>> > > http://listas.softwarelivre.org/cgi-bin/mailman/listinfo/gimp-br
>> > > > >> >> >
>> > > > >> >> >   Quer Inkscape?
>> > > > >> >> >   http://inkscapeBrasil/Comunidade#ListaDeDiscussao
>> > > > >> >> >   Quer Scribus?
>> > > > >> >> >
>> > > > http://wiki.softwarelivre.org/Scribus/Comunidade#ListaDeDiscussao
>> > > > >> >> >
>> > > > >> >>
>> > > > >> >>
>> > > > >> >>
>> > > > >> >> --
>> > > > >> >> Wagner de Queiroz
>> > > > >> >> Be free with Linux
>> > > > >> >> ____________________________________________________
>> > > > >> >>   Lista de Discussão GIMP-BR
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>> > http://listas.softwarelivre.org/cgi-bin/mailman/listinfo/gimp-br
>> > > > >> >>
>> > > > >> >>   Quer Inkscape?
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>> > > > >> > Weder Clay
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