[GIMP-BR] Off - Troca de Informações na Área Textil (Serigrafia)

Douglas Fiedler dognew em gmail.com
Terça Março 4 14:48:19 BRT 2014


Então, Mozart, é o que eu falei, como educador sempre tentei instruir meus
alunos focando o profissionalismo, porém isso fica difícil quando as
próprias instituições de ensino e o mercado de trabalho não se importam com
isso, essa é uma realidade local aqui. O caso dos 600dpi é uma história que
já comentei na lista do Inkscape, o cara da gráfica queria achar defeito de
toda maneira no meu trabalho e chegou a alegar que minha arte não tinha
300dpi, mandei ele acessar no Photoshop o menu Imagem, Tamanho da Imagem,
depois dele verificar que tinha 300dpi, aí ele respondeu "ah! É. Então me
manda com 600dpi..."     ... então é uma história velha... só comentei por
comentar.

Mas eu sei que é importante... em vez de ficar só jogando palavras ao
vento, quero poder ver toda essas teorias na prática. Estou investindo em
mim mesmo, assim posso decidir que ferramentas e processos utilizar. Foi o
que decidi!

O silk é uma oportunidade que me apareceu e quero aproveitar, pois está
relacionado com meus objetivos. E esse debate é muito importante, pois com
essas trocas de experiência posso ter uma noção de realidade, mesmo que não
seja a minha.


Em 2 de março de 2014 23:11, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com> escreveu:

> Esqueci de comentar: na Europa e nos EUA, não é incomum me pedirem
> trabalhos a 600 dpi. Há motivos para isso no esquema deles. Aqui, não sei.
> O que me pedem, com relação a imagens bitmap/raster são arquivos a 300 dpis
> mesmo.
>
>
> Em 2 de março de 2014 23:08, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com>
> escreveu:
>
> > Pois é, Douglas, alguns profissionais que recebem nosso trabalho, podem
> > ter capacidade e sensibilidade para dar continuidade ao processo,
> mantendo
> > a qualidade. Outros, nem tanto. Pelo menos, seria interessante que
> houvesse
> > um consenso entre nós, os profissionais, quanto aos métodos que devemos
> > aplicar para que nossos trabalhos cheguem da melhor forma possível nas
> mãos
> > daqueles que trabalharão nas próximas etapas. Sei que o melhor é mesmo
> > conversar com os clientes e resolver caso a caso. Mas, pelo menos, como
> > documentação a nível profissional, entendo que teríamos que ter uma
> > diretriz, um método base para trabalharmos. Isso também é uma ótima
> > oportunidade para conhecermos mais detalhadamente as possibilidades que
> os
> > Softwares Livres nos oferecem nesses casos. Eu sinto falta de mais
> > documentação, na nossa língua, sobre o que nos oferecem os Softwares
> > Gráficos Livres.
> >
> >
> > Em 2 de março de 2014 21:23, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
> escreveu:
> >
> > Mozart Couto,
> >>
> >> Eu também concordo com você. Os perfis de cores são importantes para uma
> >> acabamento perfeito. Porém duvido muito que em 90% dos casos as empresas
> >> se
> >> preocupem com isso. Posso estar sendo pessimista, devido a minha amarga
> >> experiência com empresas que não se importam com nada. Quando pego algum
> >> arquivo com perfil embutido, o autor nem fazia ideia do que eu estava
> >> falando. E quando envio pra gráfica, a gráfica não sabe nem que um
> arquivo
> >> pdf pode ser importado para o Corel Draw e chegam até a me pedir as
> >> imagens
> >> com 600dpi, que dirá se eu começar a falar sobre perfil de cores.
> >>
> >> Porém ainda tenho fé que exista um mundo em que esses fatores realmente
> >> importem. Eu, por exemplo, me preocupo que o trabalho que visualizo no
> >> computador fique do mesmo modo impresso. Então acho importante realizar
> >> debates aqui onde pessoas de campo compartilhem seus conhecimentos e a
> >> importância disso no seu dia-a-dia.
> >>
> >> Então se pudéssemos começar um debate, comparar resultados, trabalhos e
> >> etc. Seria ótimo! Principalmente se fosse compartilhado a experiência de
> >> cada um aqui da lista provando que é necessário para o trabalho final
> isso
> >> tudo.
> >>
> >>
> >>
> >> Em 2 de março de 2014 08:30, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com>
> >> escreveu:
> >>
> >> > Douglas, concordo com você quando diz que a lista estava meio parada.
> É
> >> uma
> >> > pena! E volto a insistir nesse tema dos perfis de cores para usar como
> >> >  base, tanto para trabalhos para vídeo como para conversão CMYK
> >> posterior e
> >> > impressão OffSet. As últimas informações que tenho é que usar o perfil
> >> > "sRGB" e o modo de "tela com gerenciamento de cores" ativado, claro,
> no
> >> > Gerenciador de Cores do GIMP é sempre adequado porque, pelo menos se
> >> tem um
> >> > perfil "mais usual" RGB, uma base de dados, de onde outros programas (
> >> no
> >> > caso, no mundo Livre, seria o Scribus uma grande indicação em se
> >> tratando
> >> > de trabalho de preparação dos arquivos para impressão em Off Set -
> >> livros,
> >> > revistas em geral) partirão na hora de converter para CMYK. Gostaria
> de
> >> > saber a opinião das pessoas aqui da lista sobre se o sRGB seria mesmo
> o
> >> > mais indicado a usar. Até agora, tenho percebido que seria esse, mas
> >> ainda
> >> > estou precisando de mais confirmações.
> >> > Depois, gostaria, se possível, que discutíssemos mais sobre os outros
> >> > campos de configurações do Gerenciador de Cores do GIMP. Há muito o
> que
> >> > explorar e aprender ali. Embora na minha experiência pessoal eu tenha
> >> > sempre trabalhado sem perfil nenhum e, nas editoras ( eu trabalho com
> as
> >> > maiores editoras de livros didáticos do Brasil, como Saraiva, FTD e
> >> outras)
> >> > as equipes que preparam os livros resolvam tudo e a impressão sempre
> sai
> >> > muito, mas muito próxima do que eu vejo no meu monitor, ainda acho
> que é
> >> > importante destrincharmos o Gerenciador e também o Separate+ e seus
> >> > resultados práticos para que essa questão de SL e impressão CMYK fique
> >> > muito clara e que essas informações atendam a todos que se
> interessarem.
> >> > Obrigado.
> >> > Weder: Gostei muito do video! Acho que vídeos demonstrativos são muito
> >> > importantes para esses casos de artes visuais.
> >> >
> >> >
> >> > Em 2 de março de 2014 04:35, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
> >> escreveu:
> >> >
> >> > > Uau! Para uma lista que ultimamente estava tão parada, fico contente
> >> que
> >> > > uma faísca acendeu uma fogueira e tanto.
> >> > >
> >> > > Gostaria que meus antigos alunos vissem tudo isso... sempre enchi o
> >> saco
> >> > > deles com padrões de cores. Iriam rir um bocado!
> >> > >
> >> > > Sinceramente quando mencionaram lpi fiquei pensando o que a
> >> Certificação
> >> > > Linux tinha haver com isso... rs
> >> > >
> >> > > Cheguei até a pesquisar para ter certeza do que se tratava...
> >> realmente
> >> > eu
> >> > > iria ficar viajando, fato que faria meus alunos rirem. Meu
> >> conhecimento
> >> > > sempre foi mais aplicado em determinadas áreas e apesar de explicar
> >> > > meio-tom e padrões nunca me foi útil. E vejam só como o mundo dá
> >> voltas!
> >> > >
> >> > > Com isso aprendi sobre o padrão *moiré* e pude entender de que raios
> >> de
> >> > > lugar o Weder estava buscando valores distintos para os ângulos no
> >> vídeo.
> >> > > Como tinha assistido o vídeo primeiro, esse fato tinha me chamado
> >> muito a
> >> > > atenção, "como o Weder sabia que valores exatos colocar em relação a
> >> cada
> >> > > cor?", essa foi a pergunta que me fiz enquanto assistia o vídeo.
> >> > >
> >> > >
> >> > > Portanto... Parabéns pelo vídeo Weder! Foi de grande ajuda visual. E
> >> > > Parabéns João por seus conhecimentos!
> >> > >
> >> > >
> >> > > Bem, não precisei instalar o separate pois meu Gimp já tinha... só
> não
> >> > sei
> >> > > se ele é o separate+. Tem como eu distinguir isso? A janela é igual
> do
> >> > > vídeo...
> >> > >
> >> > > Aproveitei e instalei o icc-profile e também instalei os perfis da
> >> > > Adobe<
> >> > >
> >> >
> >>
> ftp://ftp.adobe.com/pub/adobe/iccprofiles/win/AdobeICCProfilesCS4Win_end-user.zip
> >> > > >que
> >> > > encontrei nesse
> >> > > tutorial<
> >> > >
> >> >
> >>
> http://www.graficalivre.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19%3Ainstalar-perfis-icc-no-linux-mac-e-windows&catid=20%3Aconfiguracao&Itemid=1
> >> > > >.
> >> > > Podia tê-los apenas copiado pra pasta /home/<user>/.local/share/icc
> >> porém
> >> > > preferi dar duplo-clique e usar o instalador de perfil que nem sabia
> >> que
> >> > > possuía.
> >> > >
> >> > > Também fiquei perdidinho com esta história de perfis de cores. Como
> >> > sempre
> >> > > trabalhei mais com RGB padrão nunca me aprofundei muito e ficar
> >> > definindo e
> >> > > calibrando determinados perfis ao monitor ou mesmo utilizando alguma
> >> > > ferramenta que verificasse isso. Nunca precisei fazer algum trabalho
> >> que
> >> > > exigisse tamanha precisão devido o nível de clientes que sempre
> >> atendi.
> >> > > Então se puderem esclarecer a dúvida do Mozart, acabarão
> esclarecendo
> >> as
> >> > > minhas também.
> >> > >
> >> > > Deixe-me esclarecer bem no que estarei aplicando tudo isso... é em
> >> > > estamparia de uniformes. Então duvido que irei usar muito cromia,
> >> > > normalmente será separação de cores. Será tudo serviços rápidos e
> >> ganhos
> >> > > pequenos por peça, coisa de menos de R$ 5,00/peça. Não faço ideia de
> >> > > valores de mercado nessa área, então não sei se o valor é digno ou
> >> não.
> >> > > Estarei trabalhando com base d'água...
> >> > >
> >> > > Nunca trabalhei com o ghostscript diretamente... vi muitos
> comentários
> >> > > sobre o seu uso... tenho até ele instalado... devo já tê-lo
> utilizado
> >> > > muitas vezes de forma indireta através de algum programa... mas
> nunca
> >> por
> >> > > terminal.
> >> > >
> >> > > De qqr forma eu já perguntei sobre cromia aqui, pois como eu já
> tinha
> >> > > conversado com alguém e ela disse que abria a imagem no Photoshop,
> >> > imprimia
> >> > > os canais e depois escaneava pra um outro programa que fazia as
> >> retículas
> >> > > pra aí sim imprimir as folhas que iria pra caixa de luz.... é claro
> >> que
> >> > > tirando a falta de conhecimento da pessoa que já não resolvia
> >> diretamente
> >> > > tudo pelo Photoshop, eu queria fazer tudo isso pelo Gimp e trocar
> >> > > informações e experiência com os gênios daqui da lista.
> >> > >
> >> > > Agora eu pergunto... vocês demonstraram uma perícia e tal, mas,
> João e
> >> > > Weder, vocês trabalham ou trabalharam com serigrafia? Estamparia em
> >> > tecido
> >> > > mesmo?
> >> > >
> >> > > Estou perguntando pois tenho alguma dúvidas em relação a equipamento
> >> > > também.
> >> > >
> >> > > Existem dois tipos de "bercinhos" (Impressora Textil Manual), Mesa
> >> > > plana<http://www.dognew.com.br/hdonline/sksg_maq_mesalinear_01.jpg
> >e
> >> > > Carroussel<
> >> > >
> http://www.dognew.com.br/hdonline/Carousel_Textile_Manual_Printer.jpg
> >> > >...
> >> > > aí vai as perguntas:
> >> > >
> >> > > - Qual é a melhor? A do tipo Plana ou Carroussel?
> >> > >
> >> > > - Qual seria melhor investir no começo?
> >> > >
> >> > > - Conhecem alguma empresa especializada nesses tipos de
> equipamentos?
> >> > >
> >> > > Estou muito interessado na do tipo Carroussel (vide link acima).
> Achei
> >> > > muito prática. Não precisa ficar saindo do lugar, ocupa menos
> >> espaço...
> >> > > porém só possui dois "berços". Daí que me surge a dúvida... o seria
> >> mais
> >> > > vantajoso? Ter mais berços ou o sistema carroussel?
> >> > >
> >> > > Estive pensando em adquirir usado, pois assim eu baixaria bem os
> >> custos
> >> > > inicias de investimento. Mas depois de muita pesquisa na internet,
> >> acabei
> >> > > projetando um combinando mesa plana com carroussel podendo chegar a
> >> oito
> >> > > cores. Já até rascunhei. Só preciso definir os materiais e terminar
> de
> >> > > desenhar os esquemas para entrar em contato com um serralheiro e ter
> >> > noção
> >> > > dos custos. Do jeito que estou projetando a mão de obra do
> serralheiro
> >> > será
> >> > > baixa...
> >> > >
> >> > > Mais uma vez agradeço a lista pela ajuda e paciência pelo Off.
> >> > >
> >> > >
> >> > > Em 1 de março de 2014 10:59, Joao S. O. Bueno <
> jsbueno em python.org.br
> >> > > >escreveu:
> >> > >
> >> > > > Oi Weder - eu vi sim -
> >> > > >
> >> > > > ficou legal o vídeo!Parabéns por ter tomado a iniciativa tão
> rápido
> >> e
> >> > > > já ter feito o vídeo.
> >> > > >
> >> > > >
> >> > > >   js
> >> > > >  -><-
> >> > > >
> >> > > > 2014-02-28 21:52 GMT-03:00 Weder Clay <wederclay em gmail.com>:
> >> > > > > Poxa, João. Realmente, eu não me atentei aos recursos desse
> >> filtro.
> >> > E,
> >> > > > como
> >> > > > > você falou, ele terá maior controle de cada tela.
> >> > > > >
> >> > > > > Eu fiz um teste, seguindo as suas dicas, mas usei o Separate+ e
> >> > > marquei a
> >> > > > > opção "Make CMYK pseudo-composite", assim ele gera um arquivo
> com
> >> > > quatro
> >> > > > > camadas, cada uma com uma cor CMYK com uma máscara aplicada,
> assim
> >> > você
> >> > > > tem
> >> > > > > uma ideia de como será o resultado final.
> >> > > > >
> >> > > > > Se não se importa, fiz um vídeo mostrando o processo. Mencionei
> >> seu
> >> > > nome.
> >> > > > >
> >> > > > > https://www.youtube.com/watch?v=SxD1YmR1R2g
> >> > > > >
> >> > > > >
> >> > > > >
> >> > > > >
> >> > > > > Em 28 de fevereiro de 2014 19:04, Joao S. O. Bueno
> >> > > > > <jsbueno em python.org.br>escreveu:
> >> > > > >
> >> > > > >> 2014-02-28 15:52 GMT-03:00 Weder Clay <wederclay em gmail.com>:
> >> > > > >> > Decompor o arquivo e reticular cada tela de cor CMYK não vai
> >> dar
> >> > > > certo,
> >> > > > >> > pois cada cor deve ter um ângulo na hora de gerar o aquivo
> >> final
> >> > > para
> >> > > > >> que o
> >> > > > >> > resultado tenha um bom aspecto final. No caso do Silk screen,
> >> além
> >> > > da
> >> > > > >> > separação das cores em telas C-M-Y-K, você tem que ter a
> >> > > > possibilidade de
> >> > > > >> > controlar o tamanho dos pontos da retíuola, que devem ser bem
> >> > > maiores
> >> > > > >> que o
> >> > > > >> > de uma impressão off-set, caso contrário não conseguirá
> >> revelar a
> >> > > > tela.
> >> > > > >>
> >> > > > >> Eu estou ciente dessas necessidades, e mantenho minha sugestão:
> >> se
> >> > > > >> você olhar o plug-in de
> >> > > > >>  reticulado do GIMP, você pode controlar o ânguloe, o tamanho
> e a
> >> > > > >> forma da retícula para cada plano.
> >> > > > >>
> >> > > > >> >
> >> > > > >> > No seu caso acho que o Ghostscript tem essa opção de gerar
> >> canais
> >> > > CMYK
> >> > > > >> com
> >> > > > >> > controle de pontos, pelo que encontrei na net, o comando é
> >> > > > >> -dDITHERPPI=150
> >> > > > >> > (valor de exemplo). Eu ainda não testei, pois estou sem tempo
> >> > agora,
> >> > > > mas
> >> > > > >> > creio que o melhor caminho seja esse.
> >> > > > >>
> >> > > > >> Ainda acho que o filtro do GIMP vai ser mais interessante de
> usar
> >> > que
> >> > > > >> o ghostscript -
> >> > > > >> principalmente por há aopão de ver a retícula visualmente e até
> >> > > > >> retocar a mesma com as proópiras ferramentas do GIMP (filtros
> de
> >> > > > >> erodir e dilatar, ferramenta de lápis, etc..., remover
> >> manualmente
> >> > uma
> >> > > > >> cor que tenha "vazado" para um canto em que não deveria estar:
> >> por
> >> > > > >> exemplo - você tem um objeto que acha que vai ser magenta puro
> -
> >> > > > >> decompõe, e um pouco desse objeto fica no canal Ciano - se
> >> estiver
> >> > por
> >> > > > >> dentro do GIMP é só ir nacaada de Ciano e apagar manualmente  a
> >> > > > >> informação de lá - e pronto, não vai aplicar tinta ciano onde
> não
> >> > > > >> queria.
> >> > > > >>
> >> > > > >> Mais ainda, como a retícula fica sendo "parte da imagem", é até
> >> > > > >> possível criar transições entre estilos da retícula
> >> > > > >> em áreas distintas da imagem, para fins artísticos - algo que
> não
> >> > > > >> seria possível em nenhum sistema que aplique
> >> > > > >> a retícula automaticamente.
> >> > > > >>
> >> > > > >>
> >> > > > >>
> >> > > > >> >
> >> > > > >> > Procure por LPI, linescreen... o segredo é controlar o LPI
> para
> >> > > > alterar o
> >> > > > >> > resultado da retícula e, consequentemente resultar em pontos
> >> > maiores
> >> > > > que
> >> > > > >> > possam se revelados na tela.
> >> > > > >>
> >> > > > >> Sim - eu assumi que o Douglas sabia sobre LPI -  você pode
> >> > > > >> controla-las pelo plug-in de reticula do GIMP, como
> >> > > > >> eu já disse. Se nao souber, precisa ler sobre elas de qualquer
> >> > forma.
> >> > > > >>
> >> > > > >>
> >> > > > >> >
> >> > > > >> >
> >> > > > >> > Eu consegui converter um arquivo com LPI mais baixo com o
> >> comando:
> >> > > gs
> >> > > > >> > -dNOPAUSE -dBATCH -sDEVICE=ps2write
> >> -sProcessColorModel=DeviceCMYK
> >> > > > >> > -dDITHERPPI=30 -sOutputFile=convertido.tiff Documento-1.ps
> >> > > > >> > Mas não pude imprimir para testar o resultado.
> >> > > > >> >
> >> > > > >> > Processo: criei um arquivo no Scribus (pode ser uma imagem
> >> > > importada)
> >> > > > -
> >> > > > >> > imprimi um arquivo PS com separação de cores - converti o PS
> >> com o
> >> > > > >> comando
> >> > > > >> > acima.
> >> > > > >> >
> >> > > > >> > Desculpe não te dar uma solução final, mas pelo que conheço
> de
> >> > > > revelação
> >> > > > >> de
> >> > > > >> > tela e do pouco que encontrei na net, o caminho é esse.
> >> > > > >> > Eu fazia muito isso na época que eu ainda trabalhava com o
> >> Corel
> >> > > Draw.
> >> > > > >> > Tínhamos uma impressora HP laser com postscrit e bastava
> >> reduzir o
> >> > > LPI
> >> > > > >> para
> >> > > > >> > ela imprimir com retículas bem grandes.
> >> > > > >>
> >> > > > >> O ghostscript é bem legal e é uma ferrramenta que já usei
> >> bastante.
> >> > > > >> De repente, se o Douglas não precisar da parte de verificação e
> >> > > > >> retoques manuais na retícula, fica realmente sendo um caminho
> >> mais
> >> > > > >> rápido - já que ele
> >> > > > >> cria o reticulado dos 4 planos de cor de uma vez.
> >> > > > >>
> >> > > > >> Aproveitando o ensejo: fazendo pleo GIMP, você pode até usar o
> >> > recurso
> >> > > > >> de canais para
> >> > > > >> gerenciar "spot colors" -com o mesmo principio. Crie um novo
> >> "canal"
> >> > > > >> na imagem, para representar uma tinta especial além do CMYK que
> >> você
> >> > > > >> vá usar no procesos, como verniz ou tinta fluorescente,  e use
> a
> >> > > > >> retícula no canal.
> >> > > > >>
> >> > > > >>
> >> > > > >>   js
> >> > > > >>  -><-
> >> > > > >>
> >> > > > >>
> >> > > > >>
> >> > > > >> >
> >> > > > >> >
> >> > > > >> > Em 28 de fevereiro de 2014 11:39, Wagner De Queiroz <
> >> > > > >> > wagnerdequeiroz em gmail.com> escreveu:
> >> > > > >> >
> >> > > > >> >> Bom dia Douglas, venho acompanhando seus emails nas listas
> por
> >> > ai,
> >> > > > >> >>
> >> > > > >> >> Primeiro, diga qual é a sua plataforma atual Windows ou
> linux
> >> (se
> >> > > > linux
> >> > > > >> >> qual distro)
> >> > > > >> >>
> >> > > > >> >> Segundo, Para o gimp, existe um plugin chamado Separate
> >> > > > >> >>
> >> > > > >> >> http://www.blackfiveservices.co.uk/separate.shtml
> >> > > > >> >> http://registry.gimp.org/node/471
> >> > > > >> >>
> >> > > > >> >> Ele separa os canais CMYK para voce entre outras conversoes.
> >> > > Funciona
> >> > > > >> para
> >> > > > >> >> Windows e Linux.  Até onde sei o segundo link só funciona em
> >> tese
> >> > > no
> >> > > > >> >> windows.
> >> > > > >> >>
> >> > > > >> >> Uma outra opcao é usar o Krita para converter
> >> > > > >> >>
> >> > > > >> >>
> >> > > > >> >>
> >> > > > >> >> Em 28 de fevereiro de 2014 11:10, Douglas Fiedler <
> >> > > dognew em gmail.com
> >> > > > >> >> >escreveu:
> >> > > > >> >>
> >> > > > >> >> > Olá, Amigos.
> >> > > > >> >> >
> >> > > > >> >> > Mais uma vez estou caindo de paraquedas numa nova Área.
> rsrs
> >> > > > >> >> >
> >> > > > >> >> > Parei de lecionar para filtrar, centralizar e utilizar
> meus
> >> > > > >> conhecimentos
> >> > > > >> >> > de forma prática...
> >> > > > >> >> >
> >> > > > >> >> > ... portanto...
> >> > > > >> >> >
> >> > > > >> >> > ... estou costurando! kkk
> >> > > > >> >> >
> >> > > > >> >> > Parece hilário trocar teclado por pedais e linha, mas é
> uma
> >> > > > realidade.
> >> > > > >> >> >
> >> > > > >> >> > De certa forma está tudo relacionado. Minha esposa é
> >> costureira
> >> > > > ativa
> >> > > > >> e
> >> > > > >> >> eu
> >> > > > >> >> > já estava prestando serviços para uma confecção fazendo
> >> > matrizes
> >> > > de
> >> > > > >> >> bordado
> >> > > > >> >> > e suporte em TI. E essa mesma empresa quer que eu me
> >> > > responsabilize
> >> > > > >> pela
> >> > > > >> >> > serigrafia, será minha investidora. Então tudo foi se
> >> > amarrando e
> >> > > > >> isso é
> >> > > > >> >> > ótimo.
> >> > > > >> >> >
> >> > > > >> >> > Agora que já conheceram um pouco da minha história...
> vamos
> >> ao
> >> > > > motivo
> >> > > > >> de
> >> > > > >> >> eu
> >> > > > >> >> > entrar em contato com vocês.
> >> > > > >> >> >
> >> > > > >> >> > Como aqui na lista tem pessoas de diversas áreas... teria
> >> > alguém
> >> > > > que
> >> > > > >> tem
> >> > > > >> >> > conhecimentos em serigrafia pra trocarmos informações
> desde
> >> > > > softwares,
> >> > > > >> >> > técnicas e equipamentos?
> >> > > > >> >> >
> >> > > > >> >> > Minhas dúvidas no momento é como posso estar utilizando o
> >> Gimp
> >> > > para
> >> > > > >> >> separar
> >> > > > >> >> > os canais (Ciano, Magenta, Yellow e Black) e aplicando a
> >> > técnica
> >> > > de
> >> > > > >> >> cromia.
> >> > > > >> >> > Não sei se há algum filtro ou script que faça isso no
> Gimp,
> >> mas
> >> > > > duvido
> >> > > > >> >> que
> >> > > > >> >> > não tenha. "A necessidade faz o monge!" e o mundo Open
> >> Source
> >> > se
> >> > > > >> evolui
> >> > > > >> >> > nisso estando sempre a frente.
> >> > > > >> >> >
> >> > > > >> >> > Quanto a separar os canais me apresentei ao
> >> > > > >> "Cores/Componentes/Decompor",
> >> > > > >> >> > mas como preparo eles para cromia? No windows eu teria que
> >> > jogar
> >> > > > essas
> >> > > > >> >> > informações em outro programa...
> >> > > > >> >> >
> >> > > > >> >> > Outra coisa é estar separando a arte por cores, como se
> >> fosse o
> >> > > > >> >> rasterizar
> >> > > > >> >> > no Inkscape, limitando a quantidades de cores e
> >> separando-as em
> >> > > > >> camada.
> >> > > > >> >> > Isso é possível no Gimp?
> >> > > > >> >> >
> >> > > > >> >> > Desde já eu agradeço a atenção e espaço na caixa de e-mail
> >> de
> >> > > > vocês.
> >> > > > >> >> >
> >> > > > >> >> > Att.
> >> > > > >> >> >
> >> > > > >> >> > Douglas Fiedler
> >> > > > >> >> >
> >> > > > >> >> > --
> >> > > > >> >> > www.dognew.com.br
> >> > > > >> >> > ____________________________________________________
> >> > > > >> >> >   Lista de Discussão GIMP-BR
> >> > > > >> >> >   O Site da Comunidade:
> >> > > > >> >> >   http://ogimp.com.br
> >> > > > >> >> >   Sobre a Lista de Discussão:
> >> > > > >> >> >
> >> > > http://listas.softwarelivre.org/cgi-bin/mailman/listinfo/gimp-br
> >> > > > >> >> >
> >> > > > >> >> >   Quer Inkscape?
> >> > > > >> >> >   http://inkscapeBrasil/Comunidade#ListaDeDiscussao
> >> > > > >> >> >   Quer Scribus?
> >> > > > >> >> >
> >> > > > http://wiki.softwarelivre.org/Scribus/Comunidade#ListaDeDiscussao
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