[GIMP-BR] Off - Troca de Informações na Área Textil (Serigrafia)

Douglas Fiedler dognew em gmail.com
Terça Março 4 14:54:33 BRT 2014


Em relação aos ângulos, seguindo a tabela presente nesse
link<http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadricromia#.C3.82ngulo_de_tela>os
resultados são os melhores na maioria dos casos?


Em 4 de março de 2014 14:48, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com> escreveu:

> Então, Mozart, é o que eu falei, como educador sempre tentei instruir meus
> alunos focando o profissionalismo, porém isso fica difícil quando as
> próprias instituições de ensino e o mercado de trabalho não se importam com
> isso, essa é uma realidade local aqui. O caso dos 600dpi é uma história que
> já comentei na lista do Inkscape, o cara da gráfica queria achar defeito de
> toda maneira no meu trabalho e chegou a alegar que minha arte não tinha
> 300dpi, mandei ele acessar no Photoshop o menu Imagem, Tamanho da Imagem,
> depois dele verificar que tinha 300dpi, aí ele respondeu "ah! É. Então me
> manda com 600dpi..."     ... então é uma história velha... só comentei por
> comentar.
>
> Mas eu sei que é importante... em vez de ficar só jogando palavras ao
> vento, quero poder ver toda essas teorias na prática. Estou investindo em
> mim mesmo, assim posso decidir que ferramentas e processos utilizar. Foi o
> que decidi!
>
> O silk é uma oportunidade que me apareceu e quero aproveitar, pois está
> relacionado com meus objetivos. E esse debate é muito importante, pois com
> essas trocas de experiência posso ter uma noção de realidade, mesmo que não
> seja a minha.
>
>
> Em 2 de março de 2014 23:11, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com>escreveu:
>
> Esqueci de comentar: na Europa e nos EUA, não é incomum me pedirem
>> trabalhos a 600 dpi. Há motivos para isso no esquema deles. Aqui, não sei.
>> O que me pedem, com relação a imagens bitmap/raster são arquivos a 300
>> dpis
>> mesmo.
>>
>>
>> Em 2 de março de 2014 23:08, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com>
>> escreveu:
>>
>> > Pois é, Douglas, alguns profissionais que recebem nosso trabalho, podem
>> > ter capacidade e sensibilidade para dar continuidade ao processo,
>> mantendo
>> > a qualidade. Outros, nem tanto. Pelo menos, seria interessante que
>> houvesse
>> > um consenso entre nós, os profissionais, quanto aos métodos que devemos
>> > aplicar para que nossos trabalhos cheguem da melhor forma possível nas
>> mãos
>> > daqueles que trabalharão nas próximas etapas. Sei que o melhor é mesmo
>> > conversar com os clientes e resolver caso a caso. Mas, pelo menos, como
>> > documentação a nível profissional, entendo que teríamos que ter uma
>> > diretriz, um método base para trabalharmos. Isso também é uma ótima
>> > oportunidade para conhecermos mais detalhadamente as possibilidades que
>> os
>> > Softwares Livres nos oferecem nesses casos. Eu sinto falta de mais
>> > documentação, na nossa língua, sobre o que nos oferecem os Softwares
>> > Gráficos Livres.
>> >
>> >
>> > Em 2 de março de 2014 21:23, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
>> escreveu:
>> >
>> > Mozart Couto,
>> >>
>> >> Eu também concordo com você. Os perfis de cores são importantes para
>> uma
>> >> acabamento perfeito. Porém duvido muito que em 90% dos casos as
>> empresas
>> >> se
>> >> preocupem com isso. Posso estar sendo pessimista, devido a minha amarga
>> >> experiência com empresas que não se importam com nada. Quando pego
>> algum
>> >> arquivo com perfil embutido, o autor nem fazia ideia do que eu estava
>> >> falando. E quando envio pra gráfica, a gráfica não sabe nem que um
>> arquivo
>> >> pdf pode ser importado para o Corel Draw e chegam até a me pedir as
>> >> imagens
>> >> com 600dpi, que dirá se eu começar a falar sobre perfil de cores.
>> >>
>> >> Porém ainda tenho fé que exista um mundo em que esses fatores realmente
>> >> importem. Eu, por exemplo, me preocupo que o trabalho que visualizo no
>> >> computador fique do mesmo modo impresso. Então acho importante realizar
>> >> debates aqui onde pessoas de campo compartilhem seus conhecimentos e a
>> >> importância disso no seu dia-a-dia.
>> >>
>> >> Então se pudéssemos começar um debate, comparar resultados, trabalhos e
>> >> etc. Seria ótimo! Principalmente se fosse compartilhado a experiência
>> de
>> >> cada um aqui da lista provando que é necessário para o trabalho final
>> isso
>> >> tudo.
>> >>
>> >>
>> >>
>> >> Em 2 de março de 2014 08:30, Mozart Couto <mozartcouto em gmail.com>
>> >> escreveu:
>> >>
>> >> > Douglas, concordo com você quando diz que a lista estava meio
>> parada. É
>> >> uma
>> >> > pena! E volto a insistir nesse tema dos perfis de cores para usar
>> como
>> >> >  base, tanto para trabalhos para vídeo como para conversão CMYK
>> >> posterior e
>> >> > impressão OffSet. As últimas informações que tenho é que usar o
>> perfil
>> >> > "sRGB" e o modo de "tela com gerenciamento de cores" ativado, claro,
>> no
>> >> > Gerenciador de Cores do GIMP é sempre adequado porque, pelo menos se
>> >> tem um
>> >> > perfil "mais usual" RGB, uma base de dados, de onde outros programas
>> (
>> >> no
>> >> > caso, no mundo Livre, seria o Scribus uma grande indicação em se
>> >> tratando
>> >> > de trabalho de preparação dos arquivos para impressão em Off Set -
>> >> livros,
>> >> > revistas em geral) partirão na hora de converter para CMYK. Gostaria
>> de
>> >> > saber a opinião das pessoas aqui da lista sobre se o sRGB seria
>> mesmo o
>> >> > mais indicado a usar. Até agora, tenho percebido que seria esse, mas
>> >> ainda
>> >> > estou precisando de mais confirmações.
>> >> > Depois, gostaria, se possível, que discutíssemos mais sobre os outros
>> >> > campos de configurações do Gerenciador de Cores do GIMP. Há muito o
>> que
>> >> > explorar e aprender ali. Embora na minha experiência pessoal eu tenha
>> >> > sempre trabalhado sem perfil nenhum e, nas editoras ( eu trabalho
>> com as
>> >> > maiores editoras de livros didáticos do Brasil, como Saraiva, FTD e
>> >> outras)
>> >> > as equipes que preparam os livros resolvam tudo e a impressão sempre
>> sai
>> >> > muito, mas muito próxima do que eu vejo no meu monitor, ainda acho
>> que é
>> >> > importante destrincharmos o Gerenciador e também o Separate+ e seus
>> >> > resultados práticos para que essa questão de SL e impressão CMYK
>> fique
>> >> > muito clara e que essas informações atendam a todos que se
>> interessarem.
>> >> > Obrigado.
>> >> > Weder: Gostei muito do video! Acho que vídeos demonstrativos são
>> muito
>> >> > importantes para esses casos de artes visuais.
>> >> >
>> >> >
>> >> > Em 2 de março de 2014 04:35, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com>
>> >> escreveu:
>> >> >
>> >> > > Uau! Para uma lista que ultimamente estava tão parada, fico
>> contente
>> >> que
>> >> > > uma faísca acendeu uma fogueira e tanto.
>> >> > >
>> >> > > Gostaria que meus antigos alunos vissem tudo isso... sempre enchi o
>> >> saco
>> >> > > deles com padrões de cores. Iriam rir um bocado!
>> >> > >
>> >> > > Sinceramente quando mencionaram lpi fiquei pensando o que a
>> >> Certificação
>> >> > > Linux tinha haver com isso... rs
>> >> > >
>> >> > > Cheguei até a pesquisar para ter certeza do que se tratava...
>> >> realmente
>> >> > eu
>> >> > > iria ficar viajando, fato que faria meus alunos rirem. Meu
>> >> conhecimento
>> >> > > sempre foi mais aplicado em determinadas áreas e apesar de explicar
>> >> > > meio-tom e padrões nunca me foi útil. E vejam só como o mundo dá
>> >> voltas!
>> >> > >
>> >> > > Com isso aprendi sobre o padrão *moiré* e pude entender de que
>> raios
>> >> de
>> >> > > lugar o Weder estava buscando valores distintos para os ângulos no
>> >> vídeo.
>> >> > > Como tinha assistido o vídeo primeiro, esse fato tinha me chamado
>> >> muito a
>> >> > > atenção, "como o Weder sabia que valores exatos colocar em relação
>> a
>> >> cada
>> >> > > cor?", essa foi a pergunta que me fiz enquanto assistia o vídeo.
>> >> > >
>> >> > >
>> >> > > Portanto... Parabéns pelo vídeo Weder! Foi de grande ajuda visual.
>> E
>> >> > > Parabéns João por seus conhecimentos!
>> >> > >
>> >> > >
>> >> > > Bem, não precisei instalar o separate pois meu Gimp já tinha... só
>> não
>> >> > sei
>> >> > > se ele é o separate+. Tem como eu distinguir isso? A janela é
>> igual do
>> >> > > vídeo...
>> >> > >
>> >> > > Aproveitei e instalei o icc-profile e também instalei os perfis da
>> >> > > Adobe<
>> >> > >
>> >> >
>> >>
>> ftp://ftp.adobe.com/pub/adobe/iccprofiles/win/AdobeICCProfilesCS4Win_end-user.zip
>> >> > > >que
>> >> > > encontrei nesse
>> >> > > tutorial<
>> >> > >
>> >> >
>> >>
>> http://www.graficalivre.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19%3Ainstalar-perfis-icc-no-linux-mac-e-windows&catid=20%3Aconfiguracao&Itemid=1
>> >> > > >.
>> >> > > Podia tê-los apenas copiado pra pasta /home/<user>/.local/share/icc
>> >> porém
>> >> > > preferi dar duplo-clique e usar o instalador de perfil que nem
>> sabia
>> >> que
>> >> > > possuía.
>> >> > >
>> >> > > Também fiquei perdidinho com esta história de perfis de cores. Como
>> >> > sempre
>> >> > > trabalhei mais com RGB padrão nunca me aprofundei muito e ficar
>> >> > definindo e
>> >> > > calibrando determinados perfis ao monitor ou mesmo utilizando
>> alguma
>> >> > > ferramenta que verificasse isso. Nunca precisei fazer algum
>> trabalho
>> >> que
>> >> > > exigisse tamanha precisão devido o nível de clientes que sempre
>> >> atendi.
>> >> > > Então se puderem esclarecer a dúvida do Mozart, acabarão
>> esclarecendo
>> >> as
>> >> > > minhas também.
>> >> > >
>> >> > > Deixe-me esclarecer bem no que estarei aplicando tudo isso... é em
>> >> > > estamparia de uniformes. Então duvido que irei usar muito cromia,
>> >> > > normalmente será separação de cores. Será tudo serviços rápidos e
>> >> ganhos
>> >> > > pequenos por peça, coisa de menos de R$ 5,00/peça. Não faço ideia
>> de
>> >> > > valores de mercado nessa área, então não sei se o valor é digno ou
>> >> não.
>> >> > > Estarei trabalhando com base d'água...
>> >> > >
>> >> > > Nunca trabalhei com o ghostscript diretamente... vi muitos
>> comentários
>> >> > > sobre o seu uso... tenho até ele instalado... devo já tê-lo
>> utilizado
>> >> > > muitas vezes de forma indireta através de algum programa... mas
>> nunca
>> >> por
>> >> > > terminal.
>> >> > >
>> >> > > De qqr forma eu já perguntei sobre cromia aqui, pois como eu já
>> tinha
>> >> > > conversado com alguém e ela disse que abria a imagem no Photoshop,
>> >> > imprimia
>> >> > > os canais e depois escaneava pra um outro programa que fazia as
>> >> retículas
>> >> > > pra aí sim imprimir as folhas que iria pra caixa de luz.... é claro
>> >> que
>> >> > > tirando a falta de conhecimento da pessoa que já não resolvia
>> >> diretamente
>> >> > > tudo pelo Photoshop, eu queria fazer tudo isso pelo Gimp e trocar
>> >> > > informações e experiência com os gênios daqui da lista.
>> >> > >
>> >> > > Agora eu pergunto... vocês demonstraram uma perícia e tal, mas,
>> João e
>> >> > > Weder, vocês trabalham ou trabalharam com serigrafia? Estamparia em
>> >> > tecido
>> >> > > mesmo?
>> >> > >
>> >> > > Estou perguntando pois tenho alguma dúvidas em relação a
>> equipamento
>> >> > > também.
>> >> > >
>> >> > > Existem dois tipos de "bercinhos" (Impressora Textil Manual), Mesa
>> >> > > plana<http://www.dognew.com.br/hdonline/sksg_maq_mesalinear_01.jpg
>> >e
>> >> > > Carroussel<
>> >> > >
>> http://www.dognew.com.br/hdonline/Carousel_Textile_Manual_Printer.jpg
>> >> > >...
>> >> > > aí vai as perguntas:
>> >> > >
>> >> > > - Qual é a melhor? A do tipo Plana ou Carroussel?
>> >> > >
>> >> > > - Qual seria melhor investir no começo?
>> >> > >
>> >> > > - Conhecem alguma empresa especializada nesses tipos de
>> equipamentos?
>> >> > >
>> >> > > Estou muito interessado na do tipo Carroussel (vide link acima).
>> Achei
>> >> > > muito prática. Não precisa ficar saindo do lugar, ocupa menos
>> >> espaço...
>> >> > > porém só possui dois "berços". Daí que me surge a dúvida... o seria
>> >> mais
>> >> > > vantajoso? Ter mais berços ou o sistema carroussel?
>> >> > >
>> >> > > Estive pensando em adquirir usado, pois assim eu baixaria bem os
>> >> custos
>> >> > > inicias de investimento. Mas depois de muita pesquisa na internet,
>> >> acabei
>> >> > > projetando um combinando mesa plana com carroussel podendo chegar a
>> >> oito
>> >> > > cores. Já até rascunhei. Só preciso definir os materiais e
>> terminar de
>> >> > > desenhar os esquemas para entrar em contato com um serralheiro e
>> ter
>> >> > noção
>> >> > > dos custos. Do jeito que estou projetando a mão de obra do
>> serralheiro
>> >> > será
>> >> > > baixa...
>> >> > >
>> >> > > Mais uma vez agradeço a lista pela ajuda e paciência pelo Off.
>> >> > >
>> >> > >
>> >> > > Em 1 de março de 2014 10:59, Joao S. O. Bueno <
>> jsbueno em python.org.br
>> >> > > >escreveu:
>> >> > >
>> >> > > > Oi Weder - eu vi sim -
>> >> > > >
>> >> > > > ficou legal o vídeo!Parabéns por ter tomado a iniciativa tão
>> rápido
>> >> e
>> >> > > > já ter feito o vídeo.
>> >> > > >
>> >> > > >
>> >> > > >   js
>> >> > > >  -><-
>> >> > > >
>> >> > > > 2014-02-28 21:52 GMT-03:00 Weder Clay <wederclay em gmail.com>:
>> >> > > > > Poxa, João. Realmente, eu não me atentei aos recursos desse
>> >> filtro.
>> >> > E,
>> >> > > > como
>> >> > > > > você falou, ele terá maior controle de cada tela.
>> >> > > > >
>> >> > > > > Eu fiz um teste, seguindo as suas dicas, mas usei o Separate+ e
>> >> > > marquei a
>> >> > > > > opção "Make CMYK pseudo-composite", assim ele gera um arquivo
>> com
>> >> > > quatro
>> >> > > > > camadas, cada uma com uma cor CMYK com uma máscara aplicada,
>> assim
>> >> > você
>> >> > > > tem
>> >> > > > > uma ideia de como será o resultado final.
>> >> > > > >
>> >> > > > > Se não se importa, fiz um vídeo mostrando o processo. Mencionei
>> >> seu
>> >> > > nome.
>> >> > > > >
>> >> > > > > https://www.youtube.com/watch?v=SxD1YmR1R2g
>> >> > > > >
>> >> > > > >
>> >> > > > >
>> >> > > > >
>> >> > > > > Em 28 de fevereiro de 2014 19:04, Joao S. O. Bueno
>> >> > > > > <jsbueno em python.org.br>escreveu:
>> >> > > > >
>> >> > > > >> 2014-02-28 15:52 GMT-03:00 Weder Clay <wederclay em gmail.com>:
>> >> > > > >> > Decompor o arquivo e reticular cada tela de cor CMYK não vai
>> >> dar
>> >> > > > certo,
>> >> > > > >> > pois cada cor deve ter um ângulo na hora de gerar o aquivo
>> >> final
>> >> > > para
>> >> > > > >> que o
>> >> > > > >> > resultado tenha um bom aspecto final. No caso do Silk
>> screen,
>> >> além
>> >> > > da
>> >> > > > >> > separação das cores em telas C-M-Y-K, você tem que ter a
>> >> > > > possibilidade de
>> >> > > > >> > controlar o tamanho dos pontos da retíuola, que devem ser
>> bem
>> >> > > maiores
>> >> > > > >> que o
>> >> > > > >> > de uma impressão off-set, caso contrário não conseguirá
>> >> revelar a
>> >> > > > tela.
>> >> > > > >>
>> >> > > > >> Eu estou ciente dessas necessidades, e mantenho minha
>> sugestão:
>> >> se
>> >> > > > >> você olhar o plug-in de
>> >> > > > >>  reticulado do GIMP, você pode controlar o ânguloe, o tamanho
>> e a
>> >> > > > >> forma da retícula para cada plano.
>> >> > > > >>
>> >> > > > >> >
>> >> > > > >> > No seu caso acho que o Ghostscript tem essa opção de gerar
>> >> canais
>> >> > > CMYK
>> >> > > > >> com
>> >> > > > >> > controle de pontos, pelo que encontrei na net, o comando é
>> >> > > > >> -dDITHERPPI=150
>> >> > > > >> > (valor de exemplo). Eu ainda não testei, pois estou sem
>> tempo
>> >> > agora,
>> >> > > > mas
>> >> > > > >> > creio que o melhor caminho seja esse.
>> >> > > > >>
>> >> > > > >> Ainda acho que o filtro do GIMP vai ser mais interessante de
>> usar
>> >> > que
>> >> > > > >> o ghostscript -
>> >> > > > >> principalmente por há aopão de ver a retícula visualmente e
>> até
>> >> > > > >> retocar a mesma com as proópiras ferramentas do GIMP (filtros
>> de
>> >> > > > >> erodir e dilatar, ferramenta de lápis, etc..., remover
>> >> manualmente
>> >> > uma
>> >> > > > >> cor que tenha "vazado" para um canto em que não deveria estar:
>> >> por
>> >> > > > >> exemplo - você tem um objeto que acha que vai ser magenta
>> puro -
>> >> > > > >> decompõe, e um pouco desse objeto fica no canal Ciano - se
>> >> estiver
>> >> > por
>> >> > > > >> dentro do GIMP é só ir nacaada de Ciano e apagar manualmente
>>  a
>> >> > > > >> informação de lá - e pronto, não vai aplicar tinta ciano onde
>> não
>> >> > > > >> queria.
>> >> > > > >>
>> >> > > > >> Mais ainda, como a retícula fica sendo "parte da imagem", é
>> até
>> >> > > > >> possível criar transições entre estilos da retícula
>> >> > > > >> em áreas distintas da imagem, para fins artísticos - algo que
>> não
>> >> > > > >> seria possível em nenhum sistema que aplique
>> >> > > > >> a retícula automaticamente.
>> >> > > > >>
>> >> > > > >>
>> >> > > > >>
>> >> > > > >> >
>> >> > > > >> > Procure por LPI, linescreen... o segredo é controlar o LPI
>> para
>> >> > > > alterar o
>> >> > > > >> > resultado da retícula e, consequentemente resultar em pontos
>> >> > maiores
>> >> > > > que
>> >> > > > >> > possam se revelados na tela.
>> >> > > > >>
>> >> > > > >> Sim - eu assumi que o Douglas sabia sobre LPI -  você pode
>> >> > > > >> controla-las pelo plug-in de reticula do GIMP, como
>> >> > > > >> eu já disse. Se nao souber, precisa ler sobre elas de qualquer
>> >> > forma.
>> >> > > > >>
>> >> > > > >>
>> >> > > > >> >
>> >> > > > >> >
>> >> > > > >> > Eu consegui converter um arquivo com LPI mais baixo com o
>> >> comando:
>> >> > > gs
>> >> > > > >> > -dNOPAUSE -dBATCH -sDEVICE=ps2write
>> >> -sProcessColorModel=DeviceCMYK
>> >> > > > >> > -dDITHERPPI=30 -sOutputFile=convertido.tiff Documento-1.ps
>> >> > > > >> > Mas não pude imprimir para testar o resultado.
>> >> > > > >> >
>> >> > > > >> > Processo: criei um arquivo no Scribus (pode ser uma imagem
>> >> > > importada)
>> >> > > > -
>> >> > > > >> > imprimi um arquivo PS com separação de cores - converti o PS
>> >> com o
>> >> > > > >> comando
>> >> > > > >> > acima.
>> >> > > > >> >
>> >> > > > >> > Desculpe não te dar uma solução final, mas pelo que conheço
>> de
>> >> > > > revelação
>> >> > > > >> de
>> >> > > > >> > tela e do pouco que encontrei na net, o caminho é esse.
>> >> > > > >> > Eu fazia muito isso na época que eu ainda trabalhava com o
>> >> Corel
>> >> > > Draw.
>> >> > > > >> > Tínhamos uma impressora HP laser com postscrit e bastava
>> >> reduzir o
>> >> > > LPI
>> >> > > > >> para
>> >> > > > >> > ela imprimir com retículas bem grandes.
>> >> > > > >>
>> >> > > > >> O ghostscript é bem legal e é uma ferrramenta que já usei
>> >> bastante.
>> >> > > > >> De repente, se o Douglas não precisar da parte de verificação
>> e
>> >> > > > >> retoques manuais na retícula, fica realmente sendo um caminho
>> >> mais
>> >> > > > >> rápido - já que ele
>> >> > > > >> cria o reticulado dos 4 planos de cor de uma vez.
>> >> > > > >>
>> >> > > > >> Aproveitando o ensejo: fazendo pleo GIMP, você pode até usar o
>> >> > recurso
>> >> > > > >> de canais para
>> >> > > > >> gerenciar "spot colors" -com o mesmo principio. Crie um novo
>> >> "canal"
>> >> > > > >> na imagem, para representar uma tinta especial além do CMYK
>> que
>> >> você
>> >> > > > >> vá usar no procesos, como verniz ou tinta fluorescente,  e
>> use a
>> >> > > > >> retícula no canal.
>> >> > > > >>
>> >> > > > >>
>> >> > > > >>   js
>> >> > > > >>  -><-
>> >> > > > >>
>> >> > > > >>
>> >> > > > >>
>> >> > > > >> >
>> >> > > > >> >
>> >> > > > >> > Em 28 de fevereiro de 2014 11:39, Wagner De Queiroz <
>> >> > > > >> > wagnerdequeiroz em gmail.com> escreveu:
>> >> > > > >> >
>> >> > > > >> >> Bom dia Douglas, venho acompanhando seus emails nas listas
>> por
>> >> > ai,
>> >> > > > >> >>
>> >> > > > >> >> Primeiro, diga qual é a sua plataforma atual Windows ou
>> linux
>> >> (se
>> >> > > > linux
>> >> > > > >> >> qual distro)
>> >> > > > >> >>
>> >> > > > >> >> Segundo, Para o gimp, existe um plugin chamado Separate
>> >> > > > >> >>
>> >> > > > >> >> http://www.blackfiveservices.co.uk/separate.shtml
>> >> > > > >> >> http://registry.gimp.org/node/471
>> >> > > > >> >>
>> >> > > > >> >> Ele separa os canais CMYK para voce entre outras
>> conversoes.
>> >> > > Funciona
>> >> > > > >> para
>> >> > > > >> >> Windows e Linux.  Até onde sei o segundo link só funciona
>> em
>> >> tese
>> >> > > no
>> >> > > > >> >> windows.
>> >> > > > >> >>
>> >> > > > >> >> Uma outra opcao é usar o Krita para converter
>> >> > > > >> >>
>> >> > > > >> >>
>> >> > > > >> >>
>> >> > > > >> >> Em 28 de fevereiro de 2014 11:10, Douglas Fiedler <
>> >> > > dognew em gmail.com
>> >> > > > >> >> >escreveu:
>> >> > > > >> >>
>> >> > > > >> >> > Olá, Amigos.
>> >> > > > >> >> >
>> >> > > > >> >> > Mais uma vez estou caindo de paraquedas numa nova Área.
>> rsrs
>> >> > > > >> >> >
>> >> > > > >> >> > Parei de lecionar para filtrar, centralizar e utilizar
>> meus
>> >> > > > >> conhecimentos
>> >> > > > >> >> > de forma prática...
>> >> > > > >> >> >
>> >> > > > >> >> > ... portanto...
>> >> > > > >> >> >
>> >> > > > >> >> > ... estou costurando! kkk
>> >> > > > >> >> >
>> >> > > > >> >> > Parece hilário trocar teclado por pedais e linha, mas é
>> uma
>> >> > > > realidade.
>> >> > > > >> >> >
>> >> > > > >> >> > De certa forma está tudo relacionado. Minha esposa é
>> >> costureira
>> >> > > > ativa
>> >> > > > >> e
>> >> > > > >> >> eu
>> >> > > > >> >> > já estava prestando serviços para uma confecção fazendo
>> >> > matrizes
>> >> > > de
>> >> > > > >> >> bordado
>> >> > > > >> >> > e suporte em TI. E essa mesma empresa quer que eu me
>> >> > > responsabilize
>> >> > > > >> pela
>> >> > > > >> >> > serigrafia, será minha investidora. Então tudo foi se
>> >> > amarrando e
>> >> > > > >> isso é
>> >> > > > >> >> > ótimo.
>> >> > > > >> >> >
>> >> > > > >> >> > Agora que já conheceram um pouco da minha história...
>> vamos
>> >> ao
>> >> > > > motivo
>> >> > > > >> de
>> >> > > > >> >> eu
>> >> > > > >> >> > entrar em contato com vocês.
>> >> > > > >> >> >
>> >> > > > >> >> > Como aqui na lista tem pessoas de diversas áreas... teria
>> >> > alguém
>> >> > > > que
>> >> > > > >> tem
>> >> > > > >> >> > conhecimentos em serigrafia pra trocarmos informações
>> desde
>> >> > > > softwares,
>> >> > > > >> >> > técnicas e equipamentos?
>> >> > > > >> >> >
>> >> > > > >> >> > Minhas dúvidas no momento é como posso estar utilizando o
>> >> Gimp
>> >> > > para
>> >> > > > >> >> separar
>> >> > > > >> >> > os canais (Ciano, Magenta, Yellow e Black) e aplicando a
>> >> > técnica
>> >> > > de
>> >> > > > >> >> cromia.
>> >> > > > >> >> > Não sei se há algum filtro ou script que faça isso no
>> Gimp,
>> >> mas
>> >> > > > duvido
>> >> > > > >> >> que
>> >> > > > >> >> > não tenha. "A necessidade faz o monge!" e o mundo Open
>> >> Source
>> >> > se
>> >> > > > >> evolui
>> >> > > > >> >> > nisso estando sempre a frente.
>> >> > > > >> >> >
>> >> > > > >> >> > Quanto a separar os canais me apresentei ao
>> >> > > > >> "Cores/Componentes/Decompor",
>> >> > > > >> >> > mas como preparo eles para cromia? No windows eu teria
>> que
>> >> > jogar
>> >> > > > essas
>> >> > > > >> >> > informações em outro programa...
>> >> > > > >> >> >
>> >> > > > >> >> > Outra coisa é estar separando a arte por cores, como se
>> >> fosse o
>> >> > > > >> >> rasterizar
>> >> > > > >> >> > no Inkscape, limitando a quantidades de cores e
>> >> separando-as em
>> >> > > > >> camada.
>> >> > > > >> >> > Isso é possível no Gimp?
>> >> > > > >> >> >
>> >> > > > >> >> > Desde já eu agradeço a atenção e espaço na caixa de
>> e-mail
>> >> de
>> >> > > > vocês.
>> >> > > > >> >> >
>> >> > > > >> >> > Att.
>> >> > > > >> >> >
>> >> > > > >> >> > Douglas Fiedler
>> >> > > > >> >> >
>> >> > > > >> >> > --
>> >> > > > >> >> > www.dognew.com.br
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