[GIMP-BR] Curiosidade

Luiz Rezende luizfernandorezende em gmail.com
Quarta Maio 17 17:57:52 BRT 2017

Na minha vida profissional passei anos usando o trio CorelDraw, Photoshop e
PageMaker.

Migrar não é fácil porque quando se tem domínio de um software, qualquer
mudança implica ter que sair da zona de conforto. Me lembro que eu ficava
com muita raiva do Gimp em algumas questões bobas e que depois eu descobri
que aquilo que eu chamava de defeito, na verdade era um recurso que eu não
estava sabendo usar.

O caso de troca de arquivos entre diferentes softwares é que é meio
complicado. Sei que se salvar em SVG Plano no Inkscape, ele abre numa boa
no Adobe Illustrator e vice-versa. Já o CorelDraw é paranóico até com
arquivos dele próprio, pois sofre incompatibilidade com arquivos de
diferentes versões.

Uma coisa é certa. Usar extensões de arquivos de formato aberto - que não
pertencem a nenhuma empresa - é a atitude mais inteligente que alguém pode
ter. Hoje eu tenho CDs lotados de arquivos com extensão *.p65 que eu só
consigo abrir e manipular em um computador com o jurássico PageMaker. O
arquivo *.doc que já fez tanto sucesso no MS Word também já se tornou
obsoleto. A própria Microsoft sepultou ele. Já um SVG eu tenho a certeza
que daqui a 50 anos ele não vai estar obsoleto. Um ODT eu tenho a certeza
que nunca vai ficar obsoleto. Não há uma empresa por trás dizendo quando e
como se deve usar esse tipo de arquivo.