[gt-educacao] Software Público vai apoiar FLISOL em 2013

Ronald Emerson Scherolt da Costa scherolt em gmail.com
Terça Julho 31 10:07:02 BRT 2012

Pessoal,

Estou lendo os emails mas ainda não consegui responder a todos. Início de
Semestre é uma corrida... e 20 horas... cobram bastante tempo para
preparação de aulas.

Quero registrar que o FLISOL terá trilha para Educação e que podemos pensar
em palestras (pré-organizadas) para divulgar ainda mais a Educação com SL.
Pensei em videos de palestras pré-gravadas que podem ser tocadas em todos
os FLISOL e o palestrante poderá participar e responder perguntas via CHAT
ou áudio dos participantes....

Estou trabalhando meu projeto de Doutorado em torno de Competência
Informacional e Educação, dentro do contexto de Cidades Digitais e queria
convidar a todos os integrantes do GT-Educação para trabalharmos essa
temática dentro dos três municípios que irei acompanhar no RS. Na verdade
estou adiantando tudo que posso, aprendi no Mestrado a não deixar para
última hora...

Conto com o apoio de todos... Quem sabe no FISL 14 poderemos demonstrar
como o FLISOL, o GT-Educação e os projetos que vou acompanhar frutificaram
(assim espero)...

Apenas para deixar uma pitadinha... os três municípios ficam cerca de 20Km
de distância um do outro, são bem do interior, e um deles foi contemplado
com um projeto de  Cidade Digital do MC... então querendo ou não o projeto
de Cidade Digital vai sair... minha proposta é avaliar esse processo todo,
com foco não apenas na infraestrutura, mas buscando o uso nobre dessa
estrutura de Banda Larga, observando os softwares, aplicativos e serviços
que serão aplicados neste contexto. Vou buscar desenvolver uma metodologia
de avaliação de impacto, com contexto de educação, inclusão e competência
em informação para projetos de Cidade Digitais.

Para que ocorra transformação é preciso atuação da sociedade, das escolas e
dos gestores públicos em promover esse processo de desenvolvimento de
competência em informação e uso desse conhecimento como poder de
transformação social.

Claro que pretendo fazer um trabalho bem forte nas Escolas e comecei minha
conversa com as Secretárias de Educação dos três municípios... Para que o
movimento comece pelas Escolas... E por isso quero muito o apoio do
GT-Educação nessa empreitada de divulgar e demonstrar o poder transformador
do SL.

Queria aproveitar e propor o uso de alguma ferramenta para VIDEO
conferência no GT-Educação. A primeira indicação seria o HANGOUT do
GOOGLE+....  Sei que não é livre... mas está disponível para todos que
tenham um GMAIL e é bastante simples de operar. Outra sugestão seria
utilizar o OPENMEETING. Tenho como criar uma sala para o GT dentro do
projeto do CDTC (Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento). O que
acham?

Em breve dou mais notícias....

Ronald