[gt-educacao] questionários para séries iniciais/Pesquisa COM crianças

Rafaela Melo rafaela.melo em ufrgs.br
Quarta Dezembro 4 16:03:02 BRST 2013

Olá,

Para pesquisa com crianças (e não sobre crianças) uma boa abordagem são
os grupos focais (entrevistas que motivam ambientes abertos de
discussão). Outra abordagem é a etnografia na pesquisa com crianças,
essa acho muito interessante pois aproxima os pesquisadores do mundo das
crianças (e não delimitam suas respostas como em questionários que é uma
prática bem criticada nos estudos sobre as infâncias), na etnografia
utiliza-se de recursos audiovisuais, como vídeo, fotografias e gravações
em áudio. O registro das observações é geralmente acompanhado de
anotações reflexivas em diários de campo que priorizam aspectos como:
descrição do espaço físico, dos sujeitos, do cotidiano, das reações e
alterações no comportamento do pesquisador e no comportamento das
crianças, dos movimentos de entradas e saídas dos locais pesquisados e
das situações inusitadas que vez por outra acontecem nos locais. As
técnicas dramáticas também são muito utilizadas atualmente: observações
de situações de faz - de – conta, o modo como as crianças brincam, se
relacionam entre si, cantam, dançam... etc.

Algumas referências para pensar a pesquisa COM crianças:

BARBOSA, Silvia Neli Falcão; KRAMER, Sônia; SILVA, Juliana Pereira.
Questões teórico-metodológicas da pesquisa com crianças. In:
Perspectiva. Revista do Centro de Ciências da Educação. V 23,
Janeiro/Junho, Florianópolis: 2005.

CORSARO, William. Friendship and peer culture in the early years.
Norwood, N.J.: Ablex, 1985.

________. The Sociology of Childhood. California: Pine Forge Press, 1997.

________. A Pesquisa etnográfica realizada com as crianças de Infância
nos EUA e em Itália. Uminho, IEC, 2003a.

GARCEZ, Zaida Maria Morais Lima. Crianças educam adultos - um projecto
de investigação - acção no jardim de infância. In: Actas DoCongresso
Internacional Os mundos sociais e culturais da infância. Junho de 2000.
III Volume. Universidade do Minho. Instituto de Estudos da Criança.
Braga. Portugal.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

________. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa.
Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

GONDIM,S.M.G. Grupos Focais como Técnica de Investigação Qualitativa
:Desafios Metodológicos. Revista Paidéia. Cadernos de Psicologia e
Educação. v.12, n.24, pp.149-161, 2002b.

GRAUE, Elisabeth.; Walsh, Daniel. Investigação etnográfica com crianças:
teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

KRAMER, Sônia. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com
crianças. Cadernos de Pesquisa, Julho 2002, nº 116, p.41-59.

SARMENTO, Manuel J. & PINTO, Manuel. As crianças e a Infância: definindo
conceitos delimitando o campo. In: PINTO, Manuel & SARMENTO, Manuel J.
(coord.) As Crianças: Contextos e Identidades. Braga, Portugal: Centro
de Estudos da Criança, 1999.

Um abraço,
Rafaela

Em 04-12-2013 15:12, Fa escreveu:

> Oi :)
>

> Um amigo me perguntou como poderia aplicar questionários para séries
> iniciais.
>
> Aparentemente ele quer fazer uma pesquisa mas as criancas nao sao
> alfabetizadas.
>
> Alguém pode indicar um método?
>
> Se tiver um link acho que será muito útil.
>

> Beijins
> Fa

> "Programa de computador: estranha forma de vida que tem a
> capacidade de transformar comandos em mensagens de erro."
>
> Ubuntu User number is # 32559

> [...]

Rafaela Melo
http://rafaelamelo.org/
Lattes:http://lattes.cnpq.br/3289819349874885