[gt-educacao] É hora de trabalharmos para organizar o fil14!

Frederico Goncalves Guimaraes frederico em teia.bio.br
Segunda Março 18 09:14:56 BRT 2013

Olá colegas do grupo,

Em 16-03-2013 19:40, Nelson Pretto escreveu:

> lendo tudo na sequencia e achando que os três eixos (ou propostas)
> propostas no começo por wilikens me parecem boas:

Vou aproveitar que o Pretto fez esse resumo e comentar diretamente a
mensagem dele.

> 1) Palestra: Software livre ou proprietário na escola, faz diferença?

Eu já apresentei uma palestra sobre isso. Inclusive escrevi um texto que
dá uma resumida no assunto lá no SLEducacional:

http://sleducacional.org/node/16

Posso cuidar disso, se quiserem.

> 2) Oficina: Criando e editando vídeos educacionais com OpenShot e
> RecordMyDesktop combinados

Bacana.

> 3) Mesa Redonda: A Cultura hacker como estratégia para uma educação
> libertadora

Isso aqui seria um ótimo gancho não só para a mesa redonda como também
para a proposta de se trabalhar com os alunos. Ou seja, trabalharmos com
eles a lógica hacker, inclusive diferenciando da lógica cracker. Isso
poderia ser um fio condutor para várias discussões. Eu acho que serviria
para despertar a atenção do pessoal e mostrar como o software livre
permite que você seja um hacker de forma bem mais interessante do que o
software proprietário.

> acho que poderiamos por algo na linha das políticas públicas para a
> educação. penso que isso é importante e não podemos deixar longe do
> nosso grupo.

Esse é um tema sempre muito pertinente. Seria tão bom se conseguíssemos
alguém do MEC para debater isso com a gente....

Por fim, pelo jeito a mensagem que eu mandei sobre o wiki não chegou
aqui na lista (mandei do celular e reparei que ele anda me deixando na
mão de vez em quando). De qualquer forma, o endereço é o mesmo do ano
passado:

https://wiki.softwarelivre.org/GTEducacao/WebHome

e também valem as mesmas credenciais (login e senha) do último ano. Pra
quem esqueceu a senha é só entrar aqui:

https://wiki.softwarelivre.org/System/ResetPassword?username=

Você vai precisar do seu nome de usuário pra recuperá-la. Caso não
lembre disso também, você pode tentar procurar na relação de usuários:

https://wiki.softwarelivre.org/Main/WikiUsers

Qualquer outra dúvida, é só me avisar.

Um abraço e até mais.

Fred
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém
que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)