[gt-educacao] [Linhadotexto-equipe] software tem plural?

Carla Viana Coscarelli cvcosc em yahoo.com.br
Domingo Março 31 19:34:59 BRT 2013

Essa conversa é muito interessante.
Uma vez que a palavra estrangeira entra na língua ela se adapta às regras e aos usos dessa nova língua. Veja o caso de "delete" que passa a ser conjugado: eu deletei, você deletou, nós deletaremos, se eles deletassem etc
Software em inglês não tem plural, mas em português tem. Basta dar uma olhada na quantidade de vezes que a palavra softwares é usada em artigos científicos (vejam por exemplo no Scielo ou numa busca no Google acadêmico)
Pen drive em inglês é "it", mas em português é masculino.
Não adianta ninguém bater o pé para essas questões. Os falantes definiram assim e é assim que, certamente, será dicionarizado.

Um abração a todos,
Carla

________________________________
 From: Anacris <made.ana em gmail.com>
To: equipe UNI003 <linhadotexto-equipe em lists.sourceforge.net>; Grupo de trabalho com foco em Educação e Inclusão digital da ASL/FISL <Gt-educacao em listas.softwarelivre.org>
Sent: Sunday, March 31, 2013 6:15 PM
Subject: [Linhadotexto-equipe] software tem plural?

Eu sou uma péssima referência quando se trata de aportuguesar as palavras inglesas. Por exemplo, pra mim, pendrive é feminino, pois pen é caneta - e já discuti muito o tema num blog. Mas eu cedi - um pouco - e hoje uso dos dois jeitos, dependendo do meu estado de rebeldia interior.
Hoje um aluno escreveu reclamando que "softwares"  não existe. Tudo que encontrei na net foi que existem fontes de dicionários que aceitam e outras que não aceitam "softwares".
Mais uma vez, pra mim softwares tem que ter plural. Não é incontável, um software é um programa de computador e isso é coisa que se pode contar. Então, no meu humilde - e rebelde e nacionalista quiçá - ponto de vista, dizer que não pode se falar softwares é a mesma coisa que achar que não se pode falar em "deletar"; se a palavra foi aportuguesada, que o seja integralmente, esta é minha opinião.
Muito provavelmente, independente da decisão dos gramáticos sobre o assunto, continuarei a falar em softwares e nas pendrives, dependendo do humor.
Mas reconheço que não sou nenhuma expert em gramática ou ortografia e, como a aula é de produção de texto, passo a bola adiante: o que vocês acham?
bjs e obrigada,

http://www.letras.ufmg.br/profs/anamatte/