[gt-educacao] "Filhos do [GNU/]Linux" ajudam no debate da mudança de paradigmas

Thiago Henrique Ferreira Zoroastro thiagozoroastro em riseup.net
Terça Outubro 22 04:07:39 BRST 2013

Retirado de:
http://softwarelivre.org/aracnus/blog/filhos-do-gnulinux-ajudam-no-debate-da-mudanca-de-paradigmas

Acabei de assistir a uma matéria no Olhar Digital em que eles colocaram
duas crianças (de 7 e de 9 anos) que sempre utilizaram o GNU/Linux e para
usar o Windows (será que isso pode ser considerado abuso infantil?   ). As
falas das crianças ao longo do processo são ótimas:

    “No Linux é fácil, mas eu não sei como o meu pai sabe mexer tanto
assim no Windows. É mais difícil, tem várias coisas diferentes desse
aqui para o outro (Linux)”

    “O Linux não pergunta tantas coisas como este aqui (Windows)”

    “Os jogos não são mais legais do que o do Linux. Se eu pudesse
escolher, eu ia escolher o Linux”

E a matéria chega à conclusão que o melhor sistema operacional é aquele ao
qual você está acostumado. Isso porque já haviam sido feitas duas matérias
anteriores, em que usuários do Windows foram colocados pra trabalhar com o
MacOS e com o GNU/Linux.

Tudo bem que não é nenhuma avaliação formal, mas essa pesquisa apresenta
pelo menos dois problemas. O primeiro é que foram utilizados usuários de
faixas etárias e conhecimentos diferentes. Por exemplo, para experimentar
o MacOS, foram usados dois editores do Olhar Digital, para o GNU/Linux,
dois usuários jovens e para o Windows, duas crianças. O segundo problema,
mais sério na minha opinião, foram os critérios da avaliação. No caso do
MacOS e do Windows eles experimentaram a operação da máquina. Já com o
GNU/Linux, eles fizeram o processo inteiro, desde a instalação.
Entretanto, apesar de terem avaliado mais aspectos, isso não ganha nenhum
destaque na matéria, que ressalta apenas que eles tiveram dois problemas:
o plugin do Flash e o uso do software aMSN. Ainda bem que, pelo menos,
eles fizeram uma segunda matéria mostrando que o problema estava na forma
que os usuários escolheram pra resolver os problemas e não no sistema em
si. Mas bem que eles podiam ter destacado que o Flash é um software
proprietário que não pode ser distribuído junto com o GNU/Linux (a não ser
que se faça um contrato de distribuição junto à Adobe) e que a Microsoft
vive mudando detalhes do protocolo da rede MSN justamente para dificultar
que outros clientes conectem-se a ela.

Contudo, no frigir dos ovos, mesmo com todos os problemas de procedimentos
e apresentação dos resultados, matérias desse tipo são importantes pelo
menos para ajudar no debate de que qualquer mudança de paradigma é
complicada, independente delas estarem em comportamentos pessoais ou no
sistema operacional que utilizamos. Falta agora fazer uma avaliação mais
séria de usabilidade e torná-la pública para que as pessoas percebam que
um bom sistema operacional não é só aquele ao qual elas estão acostumadas.

--
"coragem é contagiosa"

"Um desafio está colocado para nós, brasileiros, neste início da era das
redes sociais e sistemas operacionais de computador: ou continuamos
aceitando o que nos oferecem de fora, ou nós mesmos fazemos o que
precisamos para utilizar essas ferramentas."

www.twitter.com/thiagozoroastro