[gt-educacao] Direitos humanos e direito à privacidade

Breno Neves breno.listas-sl em internet100.org
Quinta Setembro 12 07:58:14 BRT 2013

Obviamente, nem tudo é perfeito, o ghostery é uma extensão de licença proprietária, possui uma
EULA. Por outro lado, o código fonte dele está todo disponível no arquivo .xpi da extensão. Há
uma opção de compartilhar dados com a empresa que o criou, mas eles não te obrigam a isso, é só
não ativar o ghostrank.

lendo o código do ghostery, achei alguns arquivos que na verdade são bancos de dados com
milhares de trechos de códigos usados pelos rastreadores, ele remove tais trechos das páginas, e
em alguns casos substitui por um botão para exibir o conteúdo bloqueado. Não entendo o motivo
deles terem optado por licenciar de forma proprietária.

Propagandas ele bloqueia sem dó nem piedade.

Tem uns serviços de comentar em sites que ele coloca um botão "liberar uma vez" e "liberar
sempre", mas só quando pode ser usado pra alguma coisa útil, e ele só abre se tu realmente quiser.

Uma coisa que eu gostei nele é o fato dele não gerar as requisições HTTP. Há alguns programas
que dizem bloquear propagandas e outras coisas, mas na verdade, eles usam um mero CSS pra
esconder, ou seja, eles rastreiam mas tu não vê. Tal coisa não ocorre no ghostery.

Se as pessoas soubessem a quantidade de informação que é enviada apenas colocando uma imagem ou
um script de terceiros em uma página (req http com referer, onde pode haver qualquer redirect,
ou até mesmo um set-cookie), elas tomariam vergonha na cara e removeriam todos esses supostos
"plugins". Ou ficariam com a mentalidade atual das pessoas de levar o selo de transparência por
ser o maior otário a dar todas as suas informações de graça pra gerar lucro pra americanos.

Na minha época isso se chamava colonização, aconteceu algo parecido com os índios, mas as
escolas do futuro não terão história, só português e matemática ;)

Dizem os livros eurocentristas que os portugueses davam firulas como espelhos aos índios e eles
devolviam ouro entre outras coisas de valor (não  acredito que tenha sido tão fácil, mas os
eurocentristas escreveram como se fossem assim, sem as mortes e massacres), hoje os americanos
dão aos brasileiros email grátis com 15 GiB, um espaço grátis pra armazenar 7 GiB de
informações, espaço ilimitado para fotos, vídeo, audio, plugin grátis pra aumentar o número de
visitas no seu blog independente (caso dilma), e por aí vai, segue a mesma lógica, há mais de
500 anos.

Segue em anexo um pouco do que acontece, tecnicamente falando.