[gt-educacao] Respaldo para o GNU/Linux na area educacional

Wilkens Lenon Silva de Andrade wlenon em softwarelivre.org
Sábado Agosto 2 12:25:34 BRT 2014

Bom dia Fred e demais

Primeiro um comentário sobre a postagem do Rafael: professor eu já conversei sobre essa necessidade com algumas pessoas, a de termos uma distro que atenda não apenas a educação básica, ensino fundamental e médio, mas também o nível superior e a pesquisa...gostaria muito de colaborar com esse time se a ideia vingar :).

Sobre Casos de usos do GNU/Linux Fred tem o LabLivre implantado pela Secretaria de Educação e parceria com o Ministério Público do Estado da Paraíba aqui em Campina Grande PB. A ideia do LabLivre é preparar grupos de professores das escolas para serem multiplicadores e mais do que isso, permitir que eles mesmos gerenciem os laboratórios das escolas. Deixem uma cópia do Projeto lá no SLEducaional.org

Creio que um grande diferencial do Projeto LabLivre, que está na fase de piloto, em duas escolas da cidade é que é uma iniciativa do Ministério Público da Paraíba. O projeto foi concebido dentro da instituição, numa parceria entre a Promotoria de Defesa dos Direitos da Educação de Campina Grande e a Diretoria de Tecnologia da Informação do MPPB. Segue abaixo o link da notícia do lançamento do projeto que, hoje, já é chamado de Programa pela Secretaria da Educação local:

http://campinagrandepb.com.br/secretaria-de-educacao-e-ministerio-publico-assinam-convenio/

Abraços.

----- Mensagem original -----

De: "Rafael Peretti Pezzi" <rafael.pezzi em ufrgs.br>
Para: "Grupo de traballho do FISL focado em educação" <gt-educacao em listas.softwarelivre.org>
Enviadas: Sexta-feira, 1 de agosto de 2014 16:01:42
Assunto: Re: [gt-educacao] Respaldo para o GNU/Linux na area educacional

Oi Fred, esta não é exatamente uma aplicação educacional, mas científica que serve de exemplo. É o Scientific Linux desenvolvidos em colaboração entre dois grandes laboratórios de Física, o CERN e o Fermilab. Em resumo, ter um conjunto de software que as instituições e os cientistas podem compartilhar livremente é evidentemente vantajoso. O paralelo para a educação, onde alunos e professores podem fazer o mesmo é direto.

https://en.wikipedia.org/wiki/Scientific_Linux
https://www.scientificlinux.org/
http://linux.web.cern.ch/linux/

A propósito, também tenho desenvolvido uma distribuição para Ensino Superior baseada no Debian - o LabFis . É bem simples, mas facilita aos novos alunos começarem. Talvez possamos juntar os esforços do LabFis e do Libertas para ter uma distribuição adequada para todos os niveis de ensino. Algo para conversarmos.

Abraço,

Rafael