[gt-educacao] Distribuições educacionais GNU/Linux

"Aurélio A. Heckert" aurelio em colivre.coop.br
Sexta Agosto 22 10:08:36 BRT 2014

Aproveitando, tive uma pequena experiência que pode valer a pena aqui.

Estive envolvido por um curto período com o UCA na Bahia. O SO original
me dava vergonha alheia. /Como alguém colocava aquilo e daquele jeito,
seja lá pra quem for?/ Decidi propor uma nova solução.

Todos só sabiam repetir Ubuntu e soluções educacionais baseadas nele. Eu
era apaixonado pelo OLPC. O desktop OLPC se chama Sugar e este está
empacotado no Debian. Então, instalei o Debian crú no Laptopinho do UCA
e os pacotes do Sugar.

Ficou massa! Foi a solução que melhor aproveitou aquela tela minúscula,
rodava leve, tinha as funcionalidades de acompanhamento de aprendizado
que nenhuma solução ubuntica tinha *e* eu não precisava manter distro
nenhuma. É tudo Debian! :-)

Para instalar nos outros eu só criei uma imagem do HD e apliquei nos outros.
Veja aí: http://ripe.ufba.br/aurium/videos/sugar-no-uca
/(e fiz uma apresentação sobre o uso do Sugar)/

Se o projeto UCA não tivesse afundado, provavelmente a solução seria
criar um meta-pacote para facilitar a instalação em máquinas diferentes,
como fez o Aderbal, mas sem depender de nada externo ao Debian.

--

*Aurélio A. Heckert (aka Aurium)*
http://softwarelivre.org/aurium

*Inkscape* --- Desenhe Livremente