[gt-educacao] Distribuições educacionais GNU/Linux

Frederico Goncalves Guimaraes frederico em teia.bio.br
Domingo Agosto 24 22:45:34 BRT 2014

Olá Aurium e demais,

Consta no registro AAH22085 do Livro da Grande Teia que
Aurélio, em 22/08/14 escreveu o seguinte:

> Todos só sabiam repetir Ubuntu e soluções educacionais baseadas nele.
> Eu era apaixonado pelo OLPC. O desktop OLPC se chama Sugar e este
> está empacotado no Debian. Então, instalei o Debian crú no Laptopinho
> do UCA e os pacotes do Sugar.
>
> Ficou massa! Foi a solução que melhor aproveitou aquela tela
> minúscula, rodava leve, tinha as funcionalidades de acompanhamento de
> aprendizado que nenhuma solução ubuntica tinha *e* eu não precisava
> manter distro nenhuma. É tudo Debian! :-)

Muito bom isso! Aqui as máquinas do UCA estavam "encostadas" e iriam
ter um fim pouco nobre. Aí tivemos a ideia de usá-las com as crianças
da educação infantil. Instalei um Debian mínimo com o LXDE e os pacotes
que o pessoal usaria e deu certo. Mas minha ideia original era usar o
Sugar, só que não consegui fazer uma instalação decente.

> Para instalar nos outros eu só criei uma imagem do HD e apliquei nos
> outros. Veja aí: http://ripe.ufba.br/aurium/videos/sugar-no-uca
> /(e fiz uma apresentação sobre o uso do Sugar)/

Vou dar uma olhada nisso e quem sabe consigo fazer funcionar aqui
também? Obrigado por compartilhar, Aurium.

> Se o projeto UCA não tivesse afundado, provavelmente a solução seria
> criar um meta-pacote para facilitar a instalação em máquinas
> diferentes, como fez o Aderbal, mas sem depender de nada externo ao
> Debian.

Projetos como o UCA tem uma facilidade que é a padronização das
máquinas. Dessa forma, poderíamos manter uma (ou várias) imagens que
seriam rapidamente copiadas para os computadores. O problema é quando
começamos a ter que lidar com diversidade.

Um abraço e até mais.

Fred
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)