[gt-educacao] Distribuições educacionais GNU/Linux (Sugar

Paulo Francisco Slomp slomp em ufrgs.br
Segunda Agosto 25 11:21:52 BRT 2014

http://www.sugarlabs.org
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sugar_%28gerenciador_de_janelas%29

> instalei o Debian crú no Laptopinho do UCA
> e os pacotes do Sugar.

Na minha experiência com computadores de mesa, não funcionou bem.
Algumas poucas (15?) das mais de 600 atividades Sugar estão disponíveis
nos repositórios Debian. E a maioria das atividades que tentei baixar
diretamente da página do Sugarlabs não funcionou. Como o Ubuntu foi
semelhante.

Com o Fedora funcionou bem melhor. Desde o início a mantenedora Red Hat
do Fedora patrocinou o projeto OLPC. Aparentemente há uma boa
compatibilidade.

https://spins.fedoraproject.org/soas
http://ufrgs.br/soft-livre-edu/blog/pen-drive-sugar-olpc

Na cidade de Novo Hamburgo RS retiraram o sistema Metasys
http://www.metasys.com.br dos computadores CCE do UCA e substituíram
pelo Ubuntu Netbook Remix (computadores com tela pequena), que é a
versão 10.10 antiga (Outubro de 2010), que foi descontinuada.

https://tecnoblog.net/59002/canonical-anuncia-o-fim-do-ubuntu-netbook-edition
https://es.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_Netbook_Edition

Não sei como Novo Hamburgo está fazendo atualizações do sistema ou dos
programas, ou se está fazendo.

---

Por outro lado, o projeto OLPC, já faz algum tempo (Janeiro de 2013),
está investindo em tabuletas. O revolucionário computador XO estaria
sendo abandonado?

http://xo-learning.org
http://blog.laptop.org/tag/xo-tablet

Abraços.