[gt-educacao] [Sócios-ASL]ASL nas redes sociais proprietárias

Frederico Goncalves Guimaraes frederico em teia.bio.br
Terça Junho 3 15:55:32 BRT 2014

Olá Rafael e demais,

Em Tue, 03 Jun 2014 08:37:23 -0300
Rafael Pezzi <rafael.pezzi em ufrgs.br> escreveu:

> O ponto principal que descordo do Bruno está ligado à interatividade.
> Para mim o Code Academy é mais do que um CMS (Content Management
> System) pois a interatividade é fruto da execução de pequenos
> programas desenvolvidos por outros usuários, e que precisam do site
> para serem executados. Se fosse apenas conteúdo (como a Wikipédia),
> seria possível copiar o material e usar em outro lugar, mesmo sem
> acesso à internet [1]. Agora, sendo o site o único interpretador
> destes programas (ou scripts), temos o problema.

Bom, pensar em conteúdo estático é desconsiderar pelo menos os últimos
15 anos de evolução da Internet.  :-)

Até mesmo a Wikipédia não se encaixa nisso, uma vez que o grande
diferencial dela é justamente a constante atualização. Ao "congelar" a
Wikipédia, copiando o seu conteúdo, você está eliminando o que ela tem
de mais rico e que a diferencia de qualquer outro sítio de conteúdos na
rede.

Do ponto de vista pedagógico, a interatividade do Codeacademy É PARTE
do conteúdo. Inclusive tem um equívoco na sua fala. O sítio não é o
"único interpretador destes programas". Você pode passar lição por
lição e executar os códigos todos na sua máquina. Só que, nesse caso,
você não vai saber se fez o exercício corretamente, porque, pra isso,
você teria que executá-lo no interpretador do Codeacademy. Ou seja, a
sua avaliação é feita online. E avaliação é uma parte importante do
processo de aprendizado. Logo, pro Codeacademy cumprir aquilo a que se
propõe, digitar os comandos lá é parte do processo.

Um abraço e até mais.

Fred
--
Linux User #228171
Sítio pessoal: http://teia.bio.br

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)