[gt-educacao] [Sócios-ASL]ASL nas redes sociais proprietárias

Bruno F. Souza bruno em javaman.com.br
Quarta Junho 4 15:01:09 BRT 2014

On 03/06/2014, at 17:49, fabianne balvedi <fabs em estudiolivre.org> wrote:

> Bruno, veja a resposta do Fred, acho que ela não foi para você.

Oi Fabianne, obrigado! Fui adcionado aa lista, estou vendo as mensagens!

> E eu sei que o Google Docs não é SaaSS, minha menção a ele
> foi para mostrar que ele permite uma API externa para fazer a
> computação, algo que, até onde eu sei, o codeacademy não
> permite.

Ok. Desculpe, acho que eu nao entendi a sua pergunta entao...

Suportar uma API nao faz do sistema nem mais nem menos protetor das liberdades dos usuarios... Veja por exemplo, o Heroku eh um site voltado explicitamente para executar suas aplicacoes (ele substitui o seu computador, o que eh o mais preocupante!), e possui uma extensa quantidade de APIs. Com a proliferacao de APIs, voce tem um numero maior de sistemas que substituem software que antes rodava no seu computador, e esses geram problemas maiores em relacao aa liberdade. Por outro lado, tem muitos sistemas que usam APIs e que sao beneficos. Por exemplo, o Wordpress e o Twitter tem extensas APIs que permitem voce postar seu conteudo, etc.

>  Como diz o Fred abaixo, a avaliação só pode ser
> feita dentro do site deles.

Eh, servico eh algo que eh feito em outro lugar, por outra pessoa. O servico da Wikipedia, de fornecer conteudo relevante e atualizado, so pode ser feito dentro do site deles. Quando um professor de uma universidade avalia dentro do Moodle a prova de um aluno (ou manualmente ou escrevendo as regras da avaliacao para ser feita automatica[1]), para o aluno a "avaliacao so pode ser feita" no site da universidade.

Mas, como eu nao entendi a sua questao, provavelmente estou andando em circulos e falando nada com nada :-) Talvez o ideal seria perguntar em que sentido voce considera que o Codecademy afronta a sua liberdade quando voce usa o site? Porque essa eh a questao fundamental.

[]s,
Bruno.

[1] http://docs.moodle.org/25/en/Quiz_module

Bruno.
Bruno Peres Ferreira de Souza                         Brazil's JavaMan
http://www.javaman.com.br                      bruno at javaman.com.br
        if I fail, if I succeed, at least I live as I believe