[gt-educacao] informes GT Educação

Ronald Emerson Scherolt da Costa scherolt em gmail.com
Quinta Junho 11 08:28:58 BRT 2015

Fá,

Obrigado pela sua contribuição. Desculpem a demora em me posicionar.
Confesso que resisto e espero não ser interpretado de forma rude ou
ríspida. Longe disso. Coloco aqui o que o meu estado de espírito sonhador e
de apaixonado por SL me permite, sendo um posicionamento e não uma resposta
a qualquer pessoal em especial (para não ser compreendido erradamente).
Assim, aproveito para colocar minha posição pessoal:

1) Sou um Militar e não tenho filiação à partido político (A Lei prevê isso
e ainda que fosse possível não o faria!). Neste momento estou no Governo e
não sou o Governo. Ainda assim, meu comandante em chefe supremo é o
Presidente do Brasil (qualquer que seja ele), seguindo a devida cadeia
hierárquica;

2) Sou um técnico e não um político. Mas como cidadão, ai sim, acredito em
determinados valores pessoais, e graças à nossa Democracia me reservo no
direito a manter o meu sigilo de voto;

3) Sou um Educador ( professor do Ensino Superior) e considero que devemos
e podemos empregar as Novas Tecnologias e as Novas Metodologias (essas é
que dão a real dimensão do emprego da primeira) que a Internet e as Redes
Sociais nos apresentam e possibilitam na Educação;

4) O participa.br é um Software Livre e está com todo seu código disponível
em repositório aberto;

5) Como um Software Livre ele pode ser utilizado por quem desejar para o
que desejar e ai está o cerne da minha proposta;

6) O desenvolvimento aberto e colaborativo da plataforma permite que o
GT-Educação e qualquer outro ator se aproprie da ferramenta, de suas
tecnologias e as transponha para a Educação, ainda que não empreguem a
hospedagem que estamos disponibilizando enquanto Secretaria Geral no
SERPRO. Se o GT-Educação desejar poderá baixar, instalar, parametrizar e
usar a plataforma em qualquer outro "servidor não partidário" de seu
interesse para qualquer fim e finalidade;

7) Considero uma oportunidade para que a Educação, com foco na colaboração
e na interação, integre-se à essa iniciativa e a esse movimento que estamos
articulando de Rede de Laboratórios de Inovação na SG/PR e de uso e
apropriação da plataforma Noosfero, ainda que desta gestão, mas que a
qualquer momento pode, e se assim desejarem, ser totalmente desvinculada e
independente, bastando a qualquer momento o GT-Educação decidir. Assim,
mantenho e reitero o convite que fiz ao GT-Educação;

8) Para finalizar informo a TODOS que essa é uma proposta capitaniada e
apresentada por mim, sem o menor interesse partidário, mas sim de ativista,
de professor, de técnico e educador. Considero que a Plataforma Noosfero
por ser Brasileira, e prata da casa, deva ser incentivada, mas ainda assim
ressalto que por se tratar de algo novo, deva ser difundida, ampliada,
melhorada e claro que sua comunidade de desenvolvedores, colaboradores e
usuários se amplie, para que não tenhamos um pequeno grupo apenas colhendo
os bons frutos do Software Livre. Isso é fundamental para o crescimento e
sustentabilidade da própria comunidade e plataforma! Esse é o espírito do
Software Livre! Quanto mais grupos aderirem e esse movimento crescer, tenho
certeza que permitirá o surgimento de novos grupos que dominam a plataforma
e novos desenvolvedores.

Bem, era isso. Deixo aqui meu abraço a todos.

Obrigado.

Ronald Costa

Em 11 de junho de 2015 01:58, Fa <fconti em gmail.com> escreveu:

> [...]
> "Criar filho é como jogar videogame:
> a fase seguinte é sempre mais difícil." - Silvio A. D. da Silva
>
> Se houver documentos de escritório incluídos neste e-mail,
> eles poderão estar no formato ODF,
> um padrão aberto, gratuito e homologado pela ISO e ABNT.
> Para visualizar ou editar, basta copiar e instalar
> LibreOffice em http://www.documentfoundation.org/  ou
> Apache OpenOffice em http://www.openoffice.org/download/
>
> Cansou de vírus, pragas virtuais, travamentos e falta de desempenho?
> O melhor anti vírus é usar Linux :)
>

> On 27-05-2015 19:30, Ana Cristina Fricke Matte wrote:

(61) 9176-6393
http://www.ronaldcosta.pro.br
http://lattes.cnpq.br/6965462707390165

                                             /////
                                          ( O O )
    _  _        =========oOO==(_)==OOo=========
   @ @
  /   v   \       GNU / Linux User:  #409546
 /(        )\
 /(         )\                      .oooO   Oooo.
   ^^ -^^        ==========(     )=(     )=============
                                        \_)   (_/
ATENÇÃO !!!

eles poderão estar no formato ODF, um padrão aberto,
gratuito e homologado pela ISO e ABNT.
Para visualizar ou editar, basta copiar e instalar o LibreOffice em
http://www.documentfoundation.org/

Seja livre....
Conheça o Ubuntu (http://www.ubuntu-br.org/)
ou o Debian (http://www.debian.org/) !