[Inkscape Brasil] RES: Mir, o novo servidor grafico para linux. (será?)

Carlos Eduardo Mattos da Cruz cadunicomail em gmail.com
Quarta Março 6 09:47:11 BRT 2013

Ola Bruno, se me permite, vou descordar de sua afirmaçãi

"Digo isso e concordo que o Ubuntu impulsionou o SL, mas infelizmente
contribui pouco para a comunidade de desenvolvimento em SL. Fui muito séria
a briga do projeto Gnome e a Cannonical, fora a pouca contribuição da
empresa ,no desenvolvimento do Kernel Linux (que é uma conversa antiga, mas
deu muito o que comentar)."

Se for ver o histórico de contribuição, ele foi significativo. Por exemplo
antes não havia a ferramenta de busca na área de trabalho, a Canonical
tentou implantar isto no projeto Gnome, mas foi recusado, quando eles
lançaram no 09.10 (se não me engano), foi um sucesso tremendo, dalí o Gnome
nem reaproveitou o código preferiu desenvolver uma ferramenta parecida. O
Ubuntu que foi uma das primeiras distros a usar o Synaptic, pois tinha um
grupo de "puristas" que malhavam e queriam que usuário final instalasse
seus programas via apt-get ou aptitude. Outra grande contribuição foi os
drivers para modens 3g. A ferramenta de diagnóstico de hardware, também foi
contribuição do Ubuntu.

O problema não é a Canonical não contribui para SL, ela faz, mas por causa
de ego os projetos não aproveitaram as ferramentas. Isto eu vi muito,
quando pessoas desenvolvem ferramentas que são intuitivas no mundo livre,
os ditos "puristas" não incentivam  eles no fundo preferem que o GNU/Linux
seja uma ferramenta de difícil manuseio. Um grande exemplo são os software
de administração de servidores, tais como  ajenti (http://ajenti.org/),
open panel (http://www.openpanel.com/) e o bom e velho webmin (
http://www.webmin.com/). Eles não são bem vistos aos olhos dos "puristas",
acham que com isto fica muito simplório, que os scripts deles é que
resolvem todos os problemas. Pode até ser, mas porque não implementá-los no
código destes projetos? A filosofia não diz que não existe segredos? Porque
então em vez de malhar, não ajudam com seu conhecimento?

Este é o tipo de cenário que nós usuários finais sofremos nos bastidores,
aí um cara como Mark resolve comprar a nossa briga, acaba por ser
apedrejado por todos os lados. Não estou aqui falando que ele é santo, ele
tem um motivo bem grande que é ganhar mais dinheiro ainda com esta
empreitada, mas se esta nos ajudando, que mal tem?

Eu não vejo a Canonical como inimiga, e sim como uma empresa que esta
conseguindo que nenhuma comunidade conseguiu até hoje, popularizar o
GNU/Linux. E como tal tem de ganhar muita grana! Eu sempre digo, empresa de
Software Livre, não empresa que usa Software Livre, tem de ganhar tanta
grana a ponto de não saber o que fazer com ele!

Antes de finalizar este email, quero esclarecer a ultima afirmativa,
empresa de Software Livre é a empresa que o usa no dia a dia, mas também
contribui com código, tradução, produção de manual e contribui com parte de
seus lucros aos projetos que usa. Já uma empresa que somente usa Software
Livre, instala e usa os programas mas não retorna um grama de nada para os
projetos.

Carlos Eduardo
Design Livre
http://cadunico.wordpress.com/
http://cadunico.art.br/

Faça parte do GNUGRAF !
http://gnugraf.org/

*

AGORA É LEI: 5978 de 24/05/211*
*
"Os órgaõs e entidades da administração pública direta, indireta,
autárquica e fundacional do Estado do Rio de Janeiro, bem como os órgãos
autônomos e empresas sob o controle estatal adotarão preferencialmente,
formatos abertos de arquivos para a criação, armazenamento e
disponibilização digital de documentos".
*