[Inkscape Brasil] RES: Mir, o novo servidor grafico para linux. (será?)

Felipe Sanches juca em members.fsf.org
Quarta Março 6 10:05:46 BRT 2013

O Ubuntu estimula/incentiva o uso de softwares proprietários. Esse papo de
"filosofia ubuntu" não cola mais. No próprio instalador do sistema
operacional você já vê propagandas de softwares proprietários como Flash e
Skype. Depois de instalar o sistema ele fica te incomodando fazendo FUD
dizendo que precisa instalar driver proprietário se quiser que a
performance seja melhor. Além disso tem também a problemáticas dos
firmwares... Enfim... Os caras não tão aí pela liberdade dos usuários P###a
nenhuma.

Essa tal "demonização" à qual você se refere Leon, não tem a ver com ser
empresa indo atrás de dinheiro. Tem a ver com ser empresa passando por cima
das liberdades dos usuários como parte da sua estratégia de operação.
Ganhar dinheiro com software livre não é errado. O que é condenãvel é
fazer/distruibir/fomentar softwares proprietários (seja ganhando uma grana
ou não).

Quanto ao Mir, o mais importante nem é se está sob GPL ou não. O mais
importante é saber se é livre ou não. Existem diversas licenças livres. GPL
não é a única opção de licença livre (apesar de eu recomendá-la fortemente).

Quanto a ser ou não offtopic, acho que é sim, mas de leve. Por que a
mudança de um servidor gráfico pode acarretar em melhorias (ou pioras) de
performance para as aplicações gráficas como o Inkscape. Acho que no fundo
precisamos ser menos intolerantes.

E pra concluir minha breve participação nessa thread.... Leon, se liga,
mané! Pare de causar na lista. Você pode falar sobre assuntos correlatos
(que beiram o offtopic), mas saiba manter a postura... Ao baixar o tom da
conversa você perdeu (de novo!) a moral.

Juca