[Inkscape Brasil] RES: Mir, o novo servidor grafico para linux. (será?)

Carlos Eduardo Mattos da Cruz cadunicomail em gmail.com
Quarta Março 6 11:34:36 BRT 2013

Ola Felipe,

vamos fazer que nem Jack? Por partes.

Eu concordo com você em número, gênero e grau que temos que usar Software
Livre, eu vivo esta filosofia, mas não podemos ser como certas linhas
religiosas, utópicos, não podemos nos fechar em nossa redoma de vidro e
esperar que o mundo nos acompanhe.

Eu por exemplo trabalho muito com 3D e preciso de uma placa gráfica, não é
luxo e sim uma necessidade básica pois convivo com processamento GPU
diariamente. Por mais que me doa o coração eu sei que até hoje não existe
um driver livre de Nvidia que consiga me atender plenamente, então com
muita tristeza me vejo obrigado a baixar o binário da fabricante. Mas uso
Nvidia pois ela dá suporte a GNU/Linux em toda a sua linha (tirando a GTX
600 em diante que estamos fazendo pressão contra pois tirou o cuda). Nosso
trabalho é fazer o que já estamos fazendo um tempo, convencendo as
fabricantes a libertar os códigos de seus drivers, dizendo a ela que seu
produto é a placa e não o software que a administra.

O mesmo acontece com o famigerado Flash (lembremos a musiquinha do
comercial, flash maldito, flash maldito, lá, lá, lá, lá, lá, lá!) o osflash
está longe de ser uma realidade que nos atenda. Mas temos que fazer lobe
contra a Adobe, fomentar ainda mais o html5 que é uma solução livre e muito
superior e fazer com que este famigerado formato caia por terra. Neste meio
tempo eu aguardo minha gloriosa vingança e instalo o player maldito. Isto
se desdobra nos demais formatos. Só um parenteses, que não vejo quase no
Brasil campanhas de fomentação do Libre DWG, é uma cruzada muito louvável.

Podemos lutar sim para nosso ideal que é um mundo onde licenças viraram
histórias e tanto comunidades como empresas pensem numa política não só de
software mas em todas as esferas mais social e que o conhecimento seja
realmente de todos e para todos. Mas nunca podemos ser utópicos, pois assim
nos fechamos em nós mesmos e não conseguimos atrair novos militantes.

Uma vez no Hotel tomando café com Alexandre Oliva, ele me questionou o
porque de não usar o GNU da FSF (http://planet.gnu.org/) o porque deu usar
estas Distros "falsas" como Ubutu e Debian (até o Debian entrou na linha de
fogo). Eu respondi "Meu grande amigo, quando o GNU me der total suporte ao
meu hardware (falei inclusive da placa de vídeo) sem que eu tenha que dar
um comando pois sou usuário final, eu serei um dos primeiros a formatar
todas as minhas máquinas, com um sorriso indescritível! Você descreveu o
meu sonho amigão!" Eu tenho que jogar com a realidade mesmo que ela seja
dura para mim, preciso produzir, meus clientes não se importam se eu uso SL
ou não. Muitos não tem noção do que é e quão lindo é este tipo de software,
eles querem um produto de qualidade muito bem acabado, com preço
competitivo.

Para desenvolvedores ser 100% Livre é muito mais fácil, mas a medida
que saímos de baixo nível e vamos caminhando para o alto nível a coisa muda
de figura, a batalha para a galera de c, python, perl e muitos outros já é
vitória garantida, agora nós do mundo da web, suítes de escritórios e
computação gráfica, ainda falta batalhas a se vencer. Digo desde já que
quero estar vivo quando alcançarmos a vitória como nossos magos do código
conseguiram. Recuar para tomar distancia e saltar em vez de se arrastar é
uma estratégia muito sábia.

Felipe, admiro e muito seu ponto de vista, precisamos dos dois lados da
moeda para haver o equilíbrio  mas acho tanto comunidades quanto empresas
que atendem o meio da moeda tem sua parcela de mérito na história da
mudança derradeira. Assim como você que não deixa as pessoas perderem o
norte do ideal. Lembremos com muita saudade o Kurumin, uma empreitada de
nosso amigo de luta Morimoto, que fez tanto barulho que inspirou o Mark a
criar o Ubuntu.

Ricardo, agradeço e muito o elogio, mas o mérito é dos magos do código que
fazem estes pequenos milagres! ;)

Carlos Eduardo
Design Livre
http://cadunico.wordpress.com/
http://cadunico.art.br/

Faça parte do GNUGRAF !
http://gnugraf.org/

*

AGORA É LEI: 5978 de 24/05/211*
*
"Os órgaõs e entidades da administração pública direta, indireta,
autárquica e fundacional do Estado do Rio de Janeiro, bem como os órgãos
autônomos e empresas sob o controle estatal adotarão preferencialmente,
formatos abertos de arquivos para a criação, armazenamento e
disponibilização digital de documentos".
*