[Inkscape Brasil] Interface Gráfica

"Aurélio A. Heckert" aurelio em colivre.coop.br
Sexta Agosto 7 14:08:46 BRT 2015

On 07-08-2015 11:56, alisson wrote:
> Senhores,
>
> sou do grupo birrento com a interface gráfica com
> o usuário, como sei que não é algo que a maior parte
> dos usuários/ desenvolvedores não se preocupam
> muito resolvi começar a fuçar nas coisas.
> Entrei em contato com o Satyajit Sahoo do Numix Project
> e ele me passou os contatos da lista do pessoal
> que trabalha no desenvolvimento do tema, para pegar
> informações (guias de estilo e tal) para portar os ícones
> para o tema e identifiquei o svg responsável pelos
> ícones do aplicativo então essa parte pode ser tranquila.
Massa. Tema de ícones também pode ser trocado simplesmente colocando o
svg em ~/.config/inkscape/icons/

Não precisa modificar os fontes do Ink, a não ser que vc queira submeter
para o projeto.

Mas aconselho conversar na lista de devel antes. Não se preocupe, tem
muito designer e alguns estudiosos de UX lá. Uma conversa seria
importante porque eles já devem ter várias considerações sobre o assunto
e eles podem mostrar problemas no seu conceito antes de vc perder tempo.
O que esta ruim, está por falta de braços, pode crer. Como vc disse, a
prioridade não é a interface.

> Baixei o código fonte do Inkscape mas, para ser honesto,
> não consigo identificar a área responsável pelos painéis
> laterais (camadas, preenchimento e contorno, etc)
> Alguém poderia me dar uma dica sobre onde (ou como)
> encontrar a documentação dessa área do software e se
> o pessoal alguma IDE específica no desenvolvimento
> do projeto para evitar ter que compilar tudo para ver "se
> está dando cento"?
Não existe documentação sobre isso a não ser em comentários no código.

Para mexer nisso vc tem que sacar bem de GTK e C++.

Duvido que algum dev do Ink use alguma IDE. A galera usa VIm e coisas do
tipo. Eu gosto de gVIm, mas uso mais o gEdit. Qualquer editor de texto
plano serve. Depois que modificar um código rode o make e veja  que
mudou no Ink.

> Ah! Não estou propondo algo radical, mas quem trabalha
> em notebook já deve ter notado que mesmo no "modo wide"
> com os ícones no menor tamanho possível as ferramentas
> e controles do Inkscape ocupam muito espaço da área do
> desenho. Minha idéia é relativamente simples, passar
> a paleta de cores para o painel lateral, mover os controles
> de contorno e preenchimento, assim como os de camadas
> da barra de status para a barra superior e dispor todo o texto
> da barra de status em uma linha.
Boa, mas melhor seria transformá-los em toolbox móveis como algumas já
são, assim as duas possibilidades se mantém.

Lembre-se que Shift+Alt+P mostra/esconde a paleta.
Outra coisa: tirar os controles da barra de status vai afiná-la tanto assim?

Bom, tente. No mínimo vai te levar a conhecer muito mais do Ink e pode
te levar a ser um dev. ;-)

> Se alguém quiser me ajudar nessa agradeço desde então,
> senão vou tentando aqui e quando tiver algo disponibilizo
> nos github da vida.
Legal mesmo é depois submeter o patch para o projeto. Uma modificação
publicada fora do projeto não consegue usuários e pior, não vai receber
as melhorias que outras pessoas fazem no projeto todos os dias.

Vá lá!

--

*Aurélio A. Heckert (aka Aurium)*
http://softwarelivre.org/aurium