[Inkscape Brasil] Interface Gráfica

alisson coffeemachine em gmail.com
Sexta Agosto 7 17:11:48 BRT 2015

Olá Aurium e colegas,

apesar de parecer uma conversa entre o Aurium e eu, estou
mandando em aberto porque acredito que cada desdobramento
desse bate papo possa acresecentar algo à discussão sobre a
construção do software que usamos.

Peço desculpa antecipadamente aos colegas interessados em
apenas usar o Inkscape, pois isso deve ser chato pra caramba
para vocês.

Massa. Tema de ícones também pode ser trocado simplesmente colocando o svg
> em ~/.config/inkscape/icons/

a idéia de trabalhar nesses ícones é fazer algo que possa ser
submetido ao projeto mesmo, em paralelo com esse port do
Numix estou considerando fazer algo baseado no Font Awesome
que também é aberto, para dar uma modernizada nesse aspecto
do Inkscape.

Sei que tem aparecido coisas legais a cada versão do Inkscape,
como a seleção por cor (que eu sentia uma falta danada quando
abandonei o Illustrator), a maneira como os caminhos podem ser
manipulados vêm recebendo refinamentos que estão agilizando
mesmo o trabalho mas a interface gráfica parece ter parado no
visual de 2003, não sei se minha visão é a mais atual ou correta
mas acredito que se me mexer e fazer coisas, mais pessoas
podem se animar a fazer algo e nesse processo mais braços
podem ser acrescidos a esse time para construirmos algo mais
legal, sei que é uma visão piegas mas ah! essa é a graça né? :)

Por mais que deva ser legal construir um carro elétrico em casa a graça
da coisa reside em ver todo mundo se aproveitando
da tecnologia né?

Duvido que algum dev do Ink use alguma IDE. A galera usa VIm e coisas do
> tipo. Eu gosto de gVIm, mas uso mais o gEdit. Qualquer editor de texto
> plano serve.

perguntei sobre a IDE ou um editor porque já usei o Eclipse nos
tempos em que trabalhava com Android e uso o Sublime Text
no dia a dia, mas como sei que é de código fechado pensei que
poderia ser mal recebido pelo pessoal. Vou tentar me virar com
o Pluma (o clone do Gedit do Mate).

Boa, mas melhor seria transformá-los em toolbox móveis como algumas já são,
> assim as duas possibilidades se mantém.

Legal a sacada, não havia pensado nisso, minha motivação maior
está sendo ganhar espaço vertical na tela sem para isso remover
elementos da interface, a idéia é apenas reorganizar o que já existe.

Outra coisa: tirar os controles da barra de status vai afiná-la tanto assim?

A altura vai cair aproximadamente pela metade por conta da saída dos
select/combo boxes de camada, opacidade e zoom e as caixas de cor
de contorno e preenchimento.

Não existe documentação sobre isso a não ser em comentários no código.

> Para mexer nisso vc tem que sacar bem de GTK e C++.
>
> (...)Depois que modificar um código rode o make e veja  que mudou no Ink.

As vezes ouvimos a resposta que torcemos para que não seja a verdadeira mas
é sempre bom ter dúvidas esclarecidas.
Agora acho que é a hora de arregaçar as mangas e tentar aprender e fazer
algo,
não estou habituado a linguagens (ou tarefas) mais complexas, afinal o
máximo
que nós designers costumamos fazer é formatar XML, mas vou começar a mexer
nas horas vagas, assim que tiver algo mais concreto (o que vai levar pelo
menos
alguns meses com certeza) vou tentar entrar em contato com o pessoal
da lista de dev.

Obrigado pelas dicas cara.

Alisson A. Depizol
depizol.org