[Inkscape Brasil] Dúvidas sobre Addons para Inkscape.

Douglas Fiedler dognew em gmail.com
Segunda Agosto 17 10:10:13 BRT 2015


Aurélio,


Vou fazer uma pergunta baseado na intuição, então não repare. Quando
instalar internet em casa irei pesquisar, prometo.

O inkex.errormsg não retorna apenas mensagem de erro do Inkex?

Se for não sei se um debug funciona igual ao print(dir()) na bge. Não sei
explicar, mas é como se ele me retornasse os módulos ou funções presentes
numa classe.

Vou te explicar me referenciando ao Blender, pois estou mais familiarizado.
No Inkscape não sei onde meteria esse comando... talvez numa extensão e
aguardaria a resposta. Adorei saber que pode-se executar uma extensão via
terminal, vou me deleitar nisso depois.

Na BGE eu *vejo* os objetos na janela, por exemplo sensores, e posso dar um
print(dir()) neles, a engine me retorna os comandos que preciso saber, por
intuição posso utilizá-los, pois é claro o que eles fazem: WKEY, SKEY,
AKEY, DKEY... visibility, por exemplo, não precisei consultar uma
documentação pra advinhar que bastava definir valores entre 0 e 1....
outros é fácil perceber que se refere a uma matriz que definem os valores
x, y e z de cada lado do objeto.

Percebe o ponto de vista? A minha perspectiva está pelo usuário do programa
e não do programador. O programador enxerga linhas de código, processos,
memória... o usuário enxerga interface e associasse a ela para interpretar
o que vê, mesmo que sejam linhas de código. Isso é pedagogia.

Em 15 de agosto de 2015 20:52, "Aurélio A. Heckert" <aurelio em colivre.coop.br
> escreveu:

> Ok, considerarei e planejarei algo assim que tiver um tempo. :-)
>
>
> On 15-08-2015 19:51, Douglas Fiedler wrote:
>
>> Oi, Aurélio.
>>
>> ################
>>          Passei anos pegando gente pela mão para ensinar sobre dev no Ink,
>> gastei bastante dinheiro com passagem e hospedagem para palestrar em
>> eventos sobre dev no ink. Apesar disso eu e Juca continuamos sendo os
>> únicos brasileiros no projeto. Eu só ví duas outras iniciativas... que não
>> foram pra frente.
>> ###############
>>
>> Sei como é isso. Passei anos ensinando pessoas que na maioria das vezes
>> não
>> queria aprender. Nada tão avançado como uma linguagem de programação, no
>> máximo um básico de scripts (html, php, javascript, action script). O mais
>> avançado que já tive num dos meus projetos foi engenharia reversa, mas não
>> era eu quem ministrava as aulas era o Nilson Lana (oO). No entanto, Corel,
>> Photoshop, Flash e Excel exigem dedicação do aluno. O Excel, por exemplo,
>> não é pra se fazer tabelinha... ele é para automatizar tarefas... fazer
>> com
>> que uma pessoa sem nenhuma noção de programação programe. Portanto o aluno
>> tem que se dedicar a esse software tanto quanto um programador se dedica a
>> uma linguagem, porém ele fica totalmente limitado ao próprio software,
>> diferente de uma linguagem de programação que é quase ilimitada. Por isso
>> o
>> aluno é obrigado a usar VB para "extender" a capacidade do software. Flash
>> também, sem action script não passa de uma sequência de frames.
>>
>> ###############
>>          Eu e Juca aprendemos sozinhos, então qualquer outro ser humano
>> também pode.
>> ##############
>>
>> Concordo. Sou auto-didata, sei que isso é possível. Mas quanto tempo vc
>> perdeu com algoritimos gigantescos antes de sugar a experiência de alguém
>> ou de si mesmo e desenvolver um código mais eficiente e enxuto?
>>
>> O Blender, por exemplo, foi o primeiro software que abri e olhei para um
>> lado e para o outro e não soube o que fazer. Mas assim que peguei um
>> tutorial ensinando como fazer uma jarra e nele aprendi a apertar a tecla
>> espaço... me deslanchei no Blender.
>>
>> O comando print(dir(...))... se não fosse um breve tutorial onde lançaram
>> essa pérola aplicada na BGE eu nunca iria entender o que é Introspecção.
>> Com isso pude desenvolver meus próprios códigos pois sabia o que procurar
>> para tal necessidade.
>>
>> Ou seja, uma tutoria ajuda muito!
>>
>> ##############
>>          Não me entenda mal, mas só não tenho mais tempo e estimulo para
>> isso.
>>          Como disse antes, posso dar uma ajuda, mas para quem tenha uma
>> base.
>>          Estou aberto para outras possibilidades: eu vivo
>> profissionalmente
>> do desenvolvimento de SL. Se quiserem me *contratar* para um curso ou para
>> produzir video-aulas, massa, mas de graça só trabalho pra reais
>> necessitados. Não me entenda mal... fase de decepção.
>> ###############
>>
>> Fica tranquilo. Não te entendi mal. Tive muitas decepções e também estou
>> numa fase assim... mas todo roceiro sabe que somente algumas sementes
>> germinarão. Então acho que uma contribuição nesse sentido é o que se
>> falta.
>>
>> Imagine isso e me diga se existe algo parecido...
>>
>> Sequência de videos tutoriais mostrando e explicando a estrutura do
>> Inkscape e ensinando pra um dummy como fazer algumas das ferramentas já
>> existentes, manipular propriedades ou o até o DOM.
>>
>> Vejamos o blender... a quantidade de material disponível no youtube, no
>> site e no próprio programa através dos Templates ajuda muito. Porém nada
>> organizado de forma pedagógica, apenas solta a esmo, mas nada que
>> "qualquer
>> ser humano" não possa assimilar com um pouquinho de esforço e muito tempo.
>> Depois que ele alcança um determinado nível, ele pode obter dentro da
>> própria comunidade um tutor e, através de uma troca de prestação de
>> serviço, adquire experiência profissional.
>>
>> Não acho que nada deva ser de graça, mas seria interessante se fosse
>> alcançável. Algo similar ao que o Allan Britto montou em seu EAD. Onde os
>> cursos não são caros, ficam disponíveis e as pessoas compram, e se vc se
>> preocupar com o suporte ao aluno e suas incontáveis perguntas, não se
>> preocupe, pois o curso dele praticamente não tem suporte, eu mesmo não
>> tive
>> dos cursos que fiz, mas isso não me desmotivou em adquirir os outros pois
>> o
>> conteúdo é bom e ele explica claramente. Um verdadeiro professor mostra os
>> caminhos, mas vai do aluno programar sua trilha.
>>
>> Eu sozinho não tenho condições no momento de te contratar para produzir
>> video-aulas, mas como comunidade o assunto é diferente. E nem estou
>> falando
>> de fazer campanhas iguais as feitas pela comunidade Blender para alavancar
>> fundos para os seus projetos, o que seria muito bom acredito que a
>> comunidade Inkscape lhe apoiaria nisso, nem sei em quanto nós somos e nem
>> com quanto cada um poderia contribuir, mas se vc elaborasse um curso
>> analisando custo versus produção e simplesmente disponibilizasse para
>> venda, poderia não se tornar ranking de bilheteria mas teria seu público.
>> Seria um produto feito uma única vez e se fizer sucesso quem sabe te
>> incentivaria a fazer mais...
>>
>> Não precisa ensinar python, aí é dummy demais, mas ir comentando o porque
>> está usando determinado comando ajuda pra quem ainda está se acostumando
>> com os palavreados. Pense naquele cara que acabou de sair da pior
>> faculdade
>> do país com a ilusão que é programador.
>>
>> Estes tutoriais da internet ajudam, mas somente isso é um ensino defasado.
>>
>> Os cursos de linguagens normalmente tem 3 níveis... básico, intermediário
>> e
>> avançado... deveria haver mais 1... aplicado. Neste nível o usuário seria
>> apresentado a algum projeto maduro e bem desenvolvido como o Inkscape,
>> Gimp
>> ou Blender. Dessa forma ele adquiriria experiência para o mercado de
>> trabalho.
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