[Inkscape Brasil] Dúvidas sobre Addons para Inkscape.

Douglas Fiedler dognew em gmail.com
Segunda Agosto 17 11:38:16 BRT 2015

O mania de colocar inglês no meio... rsrs

Desculpe, Wagner, por ter desfocado o assunto, é que aproveitei o gancho e
obrigado por não me deixar no vácuo (rsrs).

Concordo que é para um público específico, mas serve para profissionais do
Inkscape.

O lance dos SL é que podemos aprimorá-los para atender nossas necessidades
e compartilhar isso para outros.

Utilizo o Inkscape para trabalho, muitas vezes quiz pelo menos tentar
aprimorar certas coisas ou mesmo fazer uma extensão descente que atendesse
a minha real necessidade, mas parece que se tem que se fazer uma faculdade
específica só para dar um print ou importar um programador pro meu
município, pois aqui até professor de faculdade federal toma uma surra pra
fazer um "hello, world!" numa IDE (o GuisLip confirma essa!).

Por exemplo, no Corel tem uma ferramenta Interpolar, no Ink tem uma janela
e sou obrigado a transformar o objeto em caminho, sendo que ao meu entender
o script poderia gerar um objeto em caminho e deste gerar os objetos
interpolados sendo que somente este tem que ser caminho e assim não perco
as ferramentas de manipulação do meu objeto pré-definido. No Corel é muito
prático clicar, segurar e arrastar do primeiro ao segundo objeto e ainda
posso continuar clicando deste segundo para um terceiro sem envolver nenhum
outro procedimento no processo e sem contar a quantidade de opções da
ferramenta onde posso manipular o resultado em tempo real incluindo uma
opção que usava muito que era o Adicionar ao caminho (se não errei o nome).

No Ink até hoje não consigo usar Torção... no Corel clicava segurava e
arrastava em movimentos circulares e o objeto ia sendo torcido.

Por que não posso exportar em jpeg? Sendo que só precisaria acrescentar
mais uma linha ao código e ele faria isso.

Tipo... não é difícil acrescentar um item numa janela, manipular uma
variável e modificar um script colocando um if. Mesmo que fique leigo e
não-profissional o código, um retalho na colcha, mas funcional... eu
sentiria orgulho dele e supriria minha necessidade.

Por isso que encho o Aurélio com este assunto... e não é a primeira vez,
nem sei se ele se lembra.

Não sei se é porque estou tão acostumado ao linux, onde posso acrescentar
scripts ao nautilus ou modificar tudo que vejo sem muito conhecimento e
melhorar minha produção que eu esteja distorcendo as coisas.

Não acho difícil fazer certas coisas, mas muitas vezes falta baseamento
teórico e conhecimento técnico específico que facilitaria fazer tal coisa,
mas fica complicado fazer um não-programador estudar mil páginas, treinar
por 3 anos, só pq ele queria que o SL dele salvasse em jpeg.

Desculpe-me falar muito no Blender e me referenciar ao Allan Britto
direto... mas vai mais uma...

Num curto video-tutorial o Allan Brito mostra como alinhar objetos no
Blender usando python, só como exemplo pra justificar que é bom usuário
entender um pouco de script, não sei se na época o software não dispunha
desse recurso, hoje ele tem, mas muitos profissionais precisaram daquilo e
ficaram se matando copiando e colando valores das propriedades dos objetos
ou instalando um addon que fizesse isso.

Bom... chega de fazer campanha. "Quem não chora não mama", eu sei, mas
enche o saco. Agora é só esperar o Aurélio arrumar um tempo.

Mas ainda quero saber quanto vc cobra, Aurélio, pra participar de uma
palestra sem incluir transporte e despesas. Se concordas com um quarto de
visitas ou é exigente quanto a uma hospedagem de luxo. Só para ter noção de
tempo necessário com viagem e tal, moro em Caraguatatuba, litoral Norte de
SP, próximo a São Sebastião, então praias, cachoeiras e lugares pra visitar
é o que não falta por aqui, dependendo das suas exigências de hospedagem
talvez posso incluir um dia ou dois pra vc unir o útil ao agradável.

Aliás, se mais alguém é palestrante de Gimp, Inkscape, Blender ou
entusiasta de SL e quiser me enviar suas propagandas e currículos em PVT,
posso não ser ninguém mas conheço muitas pessoas e projetos na região,
inclusive meus.

www.dognew.com.br