[Inkscape Brasil] Exportar PDF CMYK

Douglas Fiedler dognew em gmail.com
Sábado Outubro 17 19:32:43 BRT 2015

Em 17 de outubro de 2015 14:06, Edson Lima <edson em alisia.com.br> escreveu:

> Olá galera,
>
> Douglas, não! O Gimp dão da suporte, a única coisa que ele fará com os
> perfis será mostrar quando você sair da "área de segurança CMYK".
> Vou ver se encontro alguma matéria minha sobre CMYK no Gimp e Inkscape e
> compartilho com vocês. Mas tanto no Gimp quanto no Inkscape ao utilizar
> perfis é uma ajuda para não sair do gamut.
> Algumas pessoas preferem fechar o arquivo no Scribus, mas eu nunca tive
> problemas usando o Convert. Só que eu configuro um perfil para o Ink ou
> Gimp e trabalho dentro dessa margem. E então quando for converter para CMYK
> [...]

Obrigado, Edson.

É bom trocar informações. Ainda mais por um assunto interessante e tão
necessário. Ainda mais defensores de SL.

Essa história de aplicar perfil no software e no documento acredito que é
um bom fecho. No ink não sei se aplica ou muda algo no gamut de cores da
janela preenchimento (Ctrl+Shift+F). O bom seria uma barra de cores RGB
dentro do gamut CMYK... acredito que isso já facilitaria na hora de fazer a
arte e fechar no scribus, sendo que limita-se a chance de ficar
substituindo cores no scribus depois ou pelo menos já fica definido um
padrão lá automatizando a tarefa. Uma vez achei uma barra pra baixar de um
estrangeiro sul-americano, mas não acho mais... vou ver se depois sento com
calma e faço uma, é só especificá-las num arquivo de texto mesmo.

Fiz vários testes e ainda estou fazendo outros... o scribus está sendo meu
chefe e definindo que ou o que está de acordo.

Os arquivos que utilizei aquele processo do gimp com o separate, salvei
como tiff e importei no scribus, fui em visualizar impressão e o chefinho
não reclamou. Exibiu todos os canais cmyk.

Depois posto aqui os testes que fiz e as conclusões que cheguei.

Agora vamos à um exemplo prático usando um exemplo da vida real:

Preciso fazer um cartão de visitas e mandar pra gráfica com estas
especificações:

Tamanho do cartão: 85mm X 55mm
formato do arquivo: PDF / X-1a
Margem: 3mm
Sangria: 3mm

Pergunta comum 0 - Inkscape: procedimento
Como vocês fazem? (kkk)

Pergunta comum 1 - Inkscape: criação do documento
Tamanho do documento?
85x55mm ou 89x59mm ou 91x61mm

Pergunta comum 1.1 - Inkscape: criação do documento
Tamanho do documento mantendo a arte dentro da margem e na hora de salvar
em pdf acrescenta sangria?

Pergunta comum 2 - Inkscape: criação do documento
Qual o perfil utilizado no documento?

Pergunta comum 3 - Inkscape: paleta de cores
Qual paleta de cores é melhor utilizar?

Pergunta comum 4 - Scribus: substituição de cores
Existe um meio de automatizar a substituição de cores a partir de um padrão
utilizado no documento pelo inkscape?

Pergunta comum 5 - Convert: salvando e convertendo
Qual formato o Inkscape tem que salvar para converter para PDF/1x-a? Qual
comando?

Acho que tá bom por enquanto de perguntas leigas e tbm estou com a
imaginação limitada no momento. Pedagogos de plantão ou experientes que já
cansaram de ouvir determinada pergunta e quiser acrescentar a lista...
fiquem a vontade.

E o que acham desse trecho que encontrei no site da gráfica:
Fonte: http://www.printi.com.br/blog/o-que-e-pdfx1a

 PDF/X-1a
> <http://www.printi.com.br/montagem-do-arquivo/como-gerar-um-arquivo-pdf-x1a-no-illustrator>
>  é projetado para tornar arquivos pesados em mais leves fazendo com que a
> entrega seja mais rápida e segura. Isso requer que a cor de todos os
> objetos sejam impressos em CMYK ou local. Elementos em RGB
> <http://www.printi.com.br/guia-de-impressao/cores-especiais-e-rgb> e
> espaços de cor Lab ou marcados com perfis ICC não são recomendados para
> impressão. Ele também exige que todas as fontes usadas no trabalho sejam
> incorporadas no arquivo e não permite o uso de transparência e camadas.

Ps¹: Fiz e refiz muita coisa aqui, depois me retrato se me enganei em algo.
Ps²: Desculpe se esse debate e assunto é chato para alguém de vocês.
Ps³: Depois irei organizar isso tudo num artigo para ajudar mais pessoas.