Melhorias de Usablidade

Bráulio Bhavamitra brauliobhavamitra at gmail.com
Wed Dec 12 10:52:07 BRST 2012

Oi pessoal,

Muito legal a iniciativa. Acho que a comunidade pode chegar a uma visão
comum e se entender.
Vamos esquentar a discussão...

A visão de usabilidade é macro do sistema como um todo. O usuário deve
poder captar o espírito da coisa.
*Por isso, é importante criar um consenso, ao invés de se fazer várias
melhorias isoladas e fragmentadas.*
Digo isso com base na experiência de trabalho com profissionais de
arquitetura de informação e webdesign.

Como primeiro ponto gostaria de refletir o problema fundamental de conceito
e usabilidade no Noosfero, que
é o *conflito CMS versus Rede social*.
Para explicar isto, basta ver como sites como o Facebook (rede social)
lidam com conteúdos: os mesmos são
rápidos e informais. Já num blog ou forum, tende-se a ter um carater mais
formal.

O Noosfero juntou os dois conceitos (CMS e Rede social) da maneira como
existem isoladamente. Isto cria várias
confusões para o usuário. A principal delas que percebo é o conceito de
página inicial: no Noosfero, existem "duas
páginas iniciais": a do mural (rede social) e possivelmente a do blog
(cms). Daí se vê o isolamento e o caráter excludente
entre os dois conceitos e a falta de conexão entre eles, da maneira como
existe hoje.

Não quero dizer que o CMS ou a Rede social deva cair. Digo de uma
concialiação entre eles, como feito (até certo ponto) no
Google Mais, Diáspora, Facebook, Orkut, etc.
O noosfero já avançou neste ponto com os comentários no mural, mas precisa
de uma identidade que traga os vários
elementos para um ponto focal, uma página inicial.

Outro grande problema que vejo são os múltiplos painéis de controle, o
difícil acesso ao painel de controle, muitos botões no painel de controle e
poucas configurações contextuais.

Bom vamos seguindo. Acho que vale uma reunião VOIP (Webrtc já está rolando
no chromium e que já rolando no firefox!)
para reunir as idéias e chegar a um consenso.

abraços,
bráulio