Re: instruções de instalação do Noosfero atualizadas

Paulo Meirelles paulo at softwarelivre.org
Sat Dec 15 23:43:19 BRST 2012

Em 15 de dezembro de 2012 14:22, Daniel Tygel <dtygel at gmail.com> escreveu:

> **
>      Fiquei com três dúvidas:
>

>      Em primeiro lugar, gostaria de entender melhor as motivações de
> bloquear o seu acesso direto pela comunidade à página "howtoinstall". Tem
> havido alguma interferência negativa da comunidade nesta página wiki que
> justifique isso? Olhei as versões r7, r6 e r5, e não me pareceu assim, mas
> posso estar errado.

Nós, da USP, solicitamos/sugerimos uma documentação oficial para a Colivre,
pois, para nós, e também pelo constamos ao tentar ajudar o pessoal do C3SL
da UFPR, as instruções estão/estavam puverizadas, desorganizadas e não
claras na wiki. Mesmo quando chegamos no INSTALL, no repositório, as
instruções são para instalação via git, o que confunde quem vem tentando
via pacote.

>     A segunda dúvida é se esta iniciativa é de alguma forma influenciada
> pela realização do hangout sobre instalação do noosfero há alguns dias
> atrás, já que vocês fizeram esta revisão e bloqueio logo após o hangout. Se
> não foi coincidência, houve algo no hangout que prejudicou a boa
> compreensão sobre como se instala o noosfero?

Não. Eu marquei diretamente com a Daniela, release manager do Noosfero, com
antecedência, para fazermos isso de forma pareada, baseada em nossas
dificuldades, bem como no feedback que obtivemos com o pessoal da UFPR.
Tínhamos marcado para antes, mas, até para casar com a disponibilidade de
Terceiro, fizemos na sexta de tarde. Não há relação alguma com hangout (que
eu não vi e nem participei), mas sim com as dificuldades da UFPR em
instalar o Noosfero e nossas experiências dentro do Stoa e do Mezuro.

>     A terceira pergunta, relacionada as anteriores, é a seguinte: Não
> seria possível tentar um mutirão com a comunidade para se fazer um único,
> coeso e detalhado guia de instalação dos ambientes "devel" e "produção" no
> noosfero, ao invés de reforçar uma lógica de distinção entre "oficial" e
> "não oficial", visto o pequeno tamanho da comunidade em torno do noosfero?
> Me parece que ficaria mais completo assim...

Cada um tem seus interesses. A Colivre tem interesse em dar suporte para a
instalação no SO no qual ela homologa. Os clientes da Colivre e quem quer
trabalhar bem próximo da Colivre, como é o caso da USP (projeto Stoa e
Mezuro), têm interesse em saber claramente o que a Colivre e os
desenvolvedores core do Noosfero indicam para instalarmos de forma
fácil/esperta e desenvolvermos o Noosfero de forma sustentável ao longo do
tempo. A comunidade pode ter outros interesses, como instalar em outros
SOs. De qualquer forma, é interessante que a comunidade documente outras
coisas não homologadas pela Colivre.

A parte de comentários está aberta, então a comunidade pode muito bem
comentar as coisas lá. A USP, dentro do contrato de manutenção do Stoa e
outra parcerias/colaborações com a Colivre, solicitou/sugeriu uma
documentação "oficial", pois o que estava puverizado no wiki não estava nos
atendendo, em especial quando outra universidades/instituições demonstraram
interesse em instalar/testar o Noosfero/Stoa.

Eu gostei bastante do encaminhamento e acho que a documentação do que é
suportado pela Colivre deve ser mantido pela Colivre, assim como o código
do repositório oficial.

Vale a pena "testamos" essa nova abordagem, pois da maneira que estava não
estava dando certo, de acordo com o fato de outras pessoas não conseguirem
instalar de forma fácil. Se daqui um tempo vermos que esse nova maneira não
está dando certo, tenho certeza que a Colivre irá escutar as sugestões.

abraços!
--
Paulo Meirelles
CCSL-IME/USP