Problema grave no noosfero: sumiço de usuários???

Daniel Tygel dtygel at gmail.com
Mon Dec 24 12:58:56 BRST 2012

Muito bons estes greps, Aurium,

  obrigado!

  Usamos outros 3 greps para podermos definir quem conseguiu logar
depois de ter se registrado. Assim, identificaremos quem tinha se
registrado, chegou a logar, e mesmo assim teve sua conta apagada. Estes
são os casos mais graves: gente que ativou a conta, mas mesmo assim o
delayed job apagou sua conta. Ainda não sabemos quantos foram.

    Bem, para constar, seguem os comandos que usamos:

1. Identificar quem se registrou (acho esta nossa solução pior do que a
que o Aurium acabou de nos passar):
zgrep -B 10 302.*cirandas\.net/account/signup production.log* | grep
Parameters | cut -d '"' --output-delimiter ',' -f 14,52,56 | sort|uniq

2. Identificar quem fez login no período:
zgrep 200.*myprofile production.log.* | cut -d '/' --output-delimiter
',' -f 5 | cut -d ']' -f 1  | sort | uniq

3.Identificar quem eliminou seu perfil conscientemente (apertando o
botão no painel de controle):
zgrep 302.*destroy_profile production.log.15.gz | cut -d '/' -f 5 | sort
| uniq

     Uma coisa: acho que o production.logs podia ter uma linha a mais,
colocando o login que requisitou a URL. Assim, podemos identificar rotas
de usuários logados, o que pode ser extremamente útil para gerarmos
relatórios de uso. O que vocês acham?

     Valéssio: ótima iniciativa! Comandos para retirar informações
importantes dos logs. O Diguliu tinha apresentado um script rails que já
gerava relatórios em HTML para fins de identificar problemas de
performance (URLs com maior tempo de resposta, etc).

     Eu tô afim de gerar algum tipo de relatório em HTML que possa
identificar rotas de usuários, e identificar frequência média de login,
tempo emque não faz um login, poder definir "zonas quentes" de uso
através das URLs de cada usuário, etc. Alguém quer me ajudar nesta
tarefa? Estou pensando em fazer via php e bash (desculpem, não sei
programar em ruby).

     Para isso, acho que seria legal termos esta linha nos
production.log identificando o usuário que fez a request (caso esteja
logado, é claro. Se não estiver, não imprime a linha no log).

     Abraços,

               daniel