Re: Informações sobre o Mezuro

Paulo Meirelles paulo at softwarelivre.org
Mon Oct 29 21:32:20 BRST 2012

Em 26 de outubro de 2012 17:27, Josef Spillner <josef.spillner at tu-dresden.de
> escreveu:

> Oi Paulo,

Oi Josef ...

> :: Paulo Meirelles Freitag 26 Oktober 2012
>
> Li o artigo e achei: massa! Provavelmente já vi o termo Mezuro antes mas
> ainda
> não vi o que é.

Existe: www1.mezuro.com/ ... mas mezuro.org é nosso e maioria das buscas no
google sobre mezuro é sobre o "nosso" mezuro.

> Foi tudo feito como plugin sem outras modificações?

Exato. É apenas um plugin. As colaborações feitas no core do Noosfero foram
para todos os plugins e todas elas via consultoria com a Colivre.

> Será facil rodar a
> infraestrutura externa como por exemplo o Kalibro?

Sim. O Kalibro é um webservice e funciona independente do Mezuro. O Mezuro
é quem depende do Kalibro...

Respondi sua pergunta?

> [...]
> que
> se chama Servomat (http://serviceplatform.org/showcases/servomat) e que
> por
> causa do desenvolvimento histórico infelizmente ainda não usa as
> interfaces de
> plugin. Usamos o Servomat no curso de Engenharia de Serviços em Dresden,
> Alemanha. Já temos calculação de métricas para serviços como por exemplo
> qualidade de descrição, conformidade aos padrões W3C, confiabilidade de
> SLAs
> etc. assim que os estudantes possam entender as falhas e melhorar as

OK. Vamos tentar. O feedback de vocês será importante...

Estamos agora trabalhando em algumas refatorações no Mezuro para a nova
versão do Kalibro, o que deve melhorar o desempenho em relação ao tamanho
das requisições ao webservice. De qualquer forma, a atual versão do Mezuro
estará no servidor que comentei no e-mail anterior.

Depois, no futuro, avaliamos se vale a pena integrar as funcionalidades do
Servomat e do Mezuro no mesmo plugin ...

> Com a inclusão do Mezuro, essa ajuda poderia ser estendida para o código
> fonte
> também para serviços implementados em software.

OK. Vou gerar uma versão mais estável do Mezuro e creio que vai bastar vc
instalar uma instância da Kalibro e depois ativar o plugin do Mezuro no seu
Noosfero: https://gitorious.org/+mezuro/noosfero/mezuro
/blobs/master/plugins/mezuro/README

> Ae... vamos ficar em contato!

Sim, claro... e vou procurar responder os emails mais rápido ;)

abraços e obrigado pelo interesse!
--
Paulo Meirelles
CCSL-IME/USP