Mezuro deixará de ser um plugin do Noosfero

Antonio Terceiro terceiro at colivre.coop.br
Thu Jul 18 15:10:08 BRT 2013

On Thu, Jul 18, 2013 at 01:17:35PM -0300, Bráulio Bhavamitra wrote:

> noosfero-debian.
> (muitos)

> A questao é que nem se cogita upgrade dentro de um ciclo de dois anos do
> debian. Quando se pode atualizar uma dependencia a hora que se quer (com os
> testes passando), as atualizações sao mais frequentes e suaves.

com novas versões vêm junto novos bugs também. Nem tudo são flores.

> Errado, atualizando o Gemfile todos podem ter a ver nova versão das
> dependencias com um comando: bundle update. Este comando pode ser incluido
> em diversos scripts de instalação.

ou seja passos de atualização manual, fora do workflow padrão que todo
administrador de sistemas Debian já conhece.

a propósito fazer atualizações em scripts de inicialização não é uma boa
idéia porque a inicialização acontece muitas vezes sem supervisão de uma
pessoa.

> Isto tem a ver com a primeira resposta sobre atualizações.

> Sem dúvidas há custo. Mas não se pode se esquecer que os benefícios de usar
> novas versões ou novas dependências são enormes. É uma balança a se
> equilibrar. Agora estar preso ao debian faz com que esta balança mude
> completamenre.

mas descobrir qual lado da balança é mais pesado sem ser na base do achismo
é bem difícil. assumir que "estar preso" ao debian necessariamente piora
a situação me parece ser meio forçação de barra.

De qualquer forma, acho que essa é uma questão importante para a
comunidade.

Vamos discutir um meio termo: eu abro mão de seguir o Debian stable
estritamente, mas não abro mão de um deploy são usando apt-get.

O que vocês acham do seguinte:

- depois do upgrade pra rails3/ruby1.9/debian7, se você (ou qualquer
  outra pessoa) me apontar um branch do noosfero funcionando com rails 4
  de uma forma satisfatória, eu me comprometo a fazer backport dos
  pacotes necessários.

- Com essa coisa funcionando a gente discute a possibilidade de passar a
  manter esses backports e tirar a obrigação de depender da versão do
  Rails do Debian stable oficial.

--
Antonio Terceiro <terceiro at colivre.coop.br>