Habilitar uso do SSL (HTTPS)

Rodrigo Souto rodrigo at colivre.coop.br
Sun Sep 29 14:32:05 BRT 2013

Ok, um dos principais benefício de usar ssl nas conexões é evitar que um
atacante possa ter acesso às informações trafegadas na requisição. Por
conta disso, queremos usar ssl. Mas usar somente no login, com o
objetivo de evitar que um atacante possa ver a senha do usuário não é
suficiente. Por que?

Uma vez autenticado, toda requisição feita pelo usuário possui um
identificador de sessão que identifica esse usuário para o sistema. Se
essa requisião não for encripitada, um atacante pode, através do mesmo
método que ele usaria para interceptar a senha no momento de
autenticação, interceptar esse identificador de sessão. Com esse
identificador de sessão ele pode agir como o próprio usuário e o
servidor não tem como saber. Ou seja, ele não sabe a senha do usuário,
mas nem precisa saber, porque ele pode agir como tal. A partir daí ele
pode fazer coisas como trocar o email do usuário, pedir para mudar de
senha e o resto vocês já sabem.

SSL somente na autenticação não só não funciona, como cria uma falsa
sensação de segurança tanto para os administradores da rede quanto para
os usuários.