[Postfix-br] Migrando Servidor de e-mail

Fábio Laureano Antônio fabiolaureano em bsd.com.br
Domingo Setembro 16 11:15:35 BRT 2012

Prezados, peço ajuda com um processo de migração de Servidor de e-mail,
pois é a primeira vez que tenho contato com o Postfix. Tenho uma estrutura
com um servidor antigo, rodando Debian Etch + Postfix + Squirrelmail +
Fetchmail, mas o servidor atual já esta sem espaço e tem um hardware muito
antigo, por este motivo vamos trocar para um novo servidor. Já instalei o
Debian Squeeze + Postfix + Squirrelmail + Fetchmail, o servidor novo já
envia e recebe e-mails mas tenho alguns pequenos problemas que seguem:

Obs.: Nosso servidor apenas baixa as mensagens para prover o serviço de
e-mail na rede interna, sendo assim todos que enviam e recebem e-mails tem
que buscar no nosso servidor, ninguem acessa direto o servidor na web onde
é hospedado os e-mails.

1) Ao verificar o arquivo /var/log/mail.log dos servidores, verifiquei que
esta sendo utilizado o processo pop3d no servidor atual e imapd no servidor
novo como eu faço esta alteração, pois não consigo configurar pop3 nos
clientes de e-mail e não posso usar imap.

Servidor Atual, sendo acessado pelo Thunderbird:
Sep 16 10:19:25 proxy pop3d: Connection, ip=[::ffff:192.168.1.2]
Sep 16 10:19:25 proxy pop3d: LOGIN, user=teste, ip=[::ffff:192.168.1.2],
port=[51481]
Sep 16 10:19:25 proxy pop3d: LOGOUT, user=teste, ip=[::ffff:192.168.1.2],
port=[51481], top=0, retr=0, rcvd=12, sent=39, time=0

Servidor Novo, sendo acessado pelo browser:
Sep 16 10:29:19 DebianEmailServer imapd: Connection, ip=[::ffff:127.0.0.1]
Sep 16 10:29:19 DebianEmailServer imapd: LOGIN, user=teste1,
ip=[::ffff:127.0.0.1], port=[40225], protocol=IMAP
Sep 16 10:29:19 DebianEmailServer imapd: LOGOUT, user=teste1,
ip=[::ffff:127.0.0.1], headers=0, body=0, rcvd=46, sent=490, time=0

2) Estou recebendo erros de certificado, como eu faço para adicionar o
certificado do Servidor de e-mails que temos na web.
Sep 16 10:59:42 DebianEmailServer fetchmail[10581]: Warning: the connection
is insecure, continuing anyways. (Better use --sslcertck!)
Sep 16 10:59:44 DebianEmailServer fetchmail[10581]: Server certificate
verification error: self signed certificate
Sep 16 10:59:44 DebianEmailServer fetchmail[10581]: This means that the
root signing certificate (issued for /C=BR/ST=MG/L=Belo Horizonte/O=Courier
Mail Server/OU=Task Software/CN=
pop3.task.com.br/emailAddress=task em task.com.br) is not in the trusted CA
certificate locations, or that c_rehash needs to be run on the certificate
directory. For details, please see the documentation of --sslcertpath and
--sslcertfile in the manual page.
Sep 16 10:59:44 DebianEmailServer fetchmail[10581]: Warning: the connection
is insecure, continuing anyways. (Better use --sslcertck!)

3) Ao enviar e-mails para e-mails cadastrados no servidor atual, esta
demorando muito e percebi que antes de enviar para a rede interna esta
sendo feito uma tentativa de autenticação no servidor da web e no servidor
atual isto é feito de modo instantaneo. No caso isto seria algum tipo de
configuração?

4) Ao copiar a pasta de alguns usuários do Servidor atual para o novo não
consigo ter acesso as mensagens recebidas, mas pude perceber que não esta
sendo gerado o arquivo courierpop3dsizelist dentro da Maildir do servidor
novo. Isto seria alguma configuração que não fiz? Pode ter a ver com a
situação que citei no item 1?

Desde já sou grato pela atenção de todos.

--
Fábio Laureano
Ribeirão Vermelho - MG - BRAZIL