[Postfix-br] Limitação de destinatários

Carlos Rebollo rebollo em biota.org.br
Quarta Novembro 27 14:28:28 BRST 2013

Boa tarde,

Uma pergunta, você está tentando limitar destinatários para bloquear spam?

Isso tem a ver com o protocolo SMTP.

O Protocolo funciona iniciando a comunicação, cabeçalhos smtp e o corpo
do e-mail.

O inicio de comunicação é o normal de redes.

cabeçalhos smtp; comandos smtp para dizer origem e destino. Basicamente
HELO, MAIL FROM, RCPT TO ( destinatário )

corpo do e-mail. Todos os campos que você enxerga quando está lendo o
e-mail estão nessas linhas.

Esses campos podem ser diferentes, smtp_destination_recipient_limit
limita o destinatário no comando RCPT.
Esses campos podem ser diferentes. Uma função comum é o envio BBC que
não mostra o destinatário no e-mail mas ele está no RCPT TO

A regra do header_checks funciona no campo do e-mail mas pode ser
ineficiente para o controle de spam.

Tem outros métodos para isso. Se precisar, envio algumas.

Mas olhando a regra, sem testar poderia corrigir:

/^(to|cc):(.*@.[^,]){29,}/ DISCARD Mais de 30 destinatarios serao
descartados

Abraço,
Carlos Rebollo.