[Postfix-br] * Ocorrencias multiplas

Leandro leandro em spfbl.net
Sábado Setembro 10 09:27:54 BRT 2016

Mario,

A consulta DNSBL é feita por meio do DNS e usa apenas um parâmetro, que no
caso pode ser um IP ou um domínio. O retorno será, da mesma forma, simples
com LISTED ou NXDOMAIN.

No caso da consulta SPFBL, esta é feita por socket próprio, onde seu MTA
passa quatro parâmetros:

   1. IP;
   2. sender;
   3. HELO e
   4. recipient.

Com posse destas informações, o serviço SPFBL vai fazer todas as
verificações e cruzamentos possíveis, podendo retornar estes:

   - PASS <ticket>: permite o recebimento da mensagem.
   - FAIL: rejeita o recebimento da mensagem e informa à origem o
   descumprimento do SPF.
   - SOFTFAIL <ticket>: permite o recebimento da mensagem mas marca como
   suspeita.
   - NEUTRAL <ticket>: permite o recebimento da mensagem.
   - NONE <ticket>: permite o recebimento da mensagem.
   - LISTED [<ticket>]: atrasa o recebimento da mensagem, informa à origem
   a listagem temporária em blacklist e envia e-mail com URL de liberação
   quando for o caso.
   - BLOCKED: rejeita o recebimento da mensagem e informa à origem o
   bloqueio permanente.
   - FLAG: aceita o recebimento e redirecione a mensagem para a pasta SPAM.
   - SPAMTRAP: descarta silenciosamente a mensagem e informa à origem que a
   mensagem foi recebida com sucesso.
   - GREYLIST: atrasar a mensagem informando à origem ele está em
   greylisting.
   - NXDOMAIN: rejeita o recebimento e informa à origem que o domínio do
   remetente não existe.
   - INVALID: rejeita o recebimento e informa à origem que o endereço do
   remetente não é válido.

O programa cliente do SPFBL deve ser capaz de traduzir estes retornos para
ações especificas do MTA. Por exemplo, se retornar BLOCKED, mande o MTA
rejeitar a mensagem, se retornar FLAG, mande o MTA redirecionar a mensagem
para a caixa de SPAM do destinatário, etc.

A grande sorte do pessoal que usa Postfix, é que o SPFBL tem integração
nativa com o Postfix e consegue passar as ações que o MTA deve ter
diretamente a ele:

https://github.com/leonamp/SPFBL#integra%C3%A7%C3%A3o-postfix

Porém você precisa instanciar um servidor SPFBL ou usar um servidor SPFBL
já existente de um pool aberto. Neste ultimo caso, nós oferecemos o serviço
SPFBL e bastaria eu cadastrar os blocos IP dos interessados para que o
firewall do serviço passasse a aceitar conexões deles. Ai só fazer essa
configuração acima com o IP do servidor="matrix.spfbl.net" e tirar férias.
:-)

Se eu tiver como ajudar com mais informações, estarei à disposição.

Abraços,
Leandro