[Postfix-br] * Ocorrencias multiplas

Mario Jorge Lima mariolima em multisites.com.br
Sábado Setembro 10 16:55:42 BRT 2016

Leandro,

Rapaz, voce agora me deu tantas informacoes
tecnicas que me deixou tonto. Na realidade, eu
nao sou tecnico, mas sou proprietario de um
pequeno servico de hospedagem que tambem dá os
emails. Quando conheci sua lista, me limitei a
incluir no meu main.cf a linha que mencionei, que é esta:

reject_rbl_client <http://dnsbl.spfbl.net>dnsbl.spfbl.net,

Com isso meus clientes todos comentaram que
experimentaram uma reducao de mais de 90% do lixo
que anteriormente recebiam. E os chamados falsos
positivos, ou mesmo emails de Dominios
considerados pelos meus clientes como idoneos, eu
coloco na lista chamada rbl_client_exceptions.

Agora, com as informacoes que voce acabou de me
passar eu pergunto: continuo da forma simples
como eu havia implementado a utilizacao de sua
lista ou devo necessariamente entender e executar
os procedimentos do LINK que voce me passou?

Mario./

At 09:27 10/09/2016, you wrote:
>Mario,
>
>A consulta DNSBL é feita por meio do DNS e usa
>apenas um parâmetro, que no caso pode ser um IP
>ou um domínio. O retorno será, da mesma forma,
>simples com LISTED ou NXDOMAIN.
>
>No caso da consulta SPFBL, esta é feita por
>socket próprio, onde seu MTA passa quatro parâmetros:
>    * IP;
>    * sender;
>    * HELO e
>    * recipient.
>Com posse destas informações, o serviço SPFBL
>vai fazer todas as verificações e cruzamentos
> [...]

OBS: Eventualmente nao acentuo algumas palavras
do Portugues, para evitar bugs na recepcao dos emails.

---