[PSL-Brasil] Licenciamento do JOOMLA e JOMSOCIAL

Bruno F. Souza bruno em javaman.com.br
Sexta Dezembro 14 13:04:11 BRST 2012

On 14/12/2012, at 10:20, Ronald Emerson Scherolt da Costa wrote:

> Agradeço a todas as colaborações... Mas ainda permanece uma dúvida...
> Tudo bem, é GPL, é distribuído, tem custo ($$$).....
> Então, mesmo SEM comprar, posso enviar para a empresa um SHOW ME THE CODE???
> E ela tem (ou teria) que me mostrar o código se é GPL?

Nao. No caso acima, so quem tem direito ao codigo vindo desse fornecedor especifico eh
quem comprar o produto.

A GPL eh uma licenca, e portanto, voce recebe os direitos quando voce receber o produto
licenciado. Ou seja, junto do produto voce recebe o direito ao codigo fonte.

Por outro lado, quem esta distribuindo o produto nao tem nenhuma obrigacao de distribuir
o produto pra voce. Ele pode te vender o produto, ou pode simplesmente distribuir apenas para
as pessoas que ele quiser.

Agora, o importante eh que _quem recebe_ o produto, tem _direito_ ao codigo fonte, nos
termos da GPL, e pode (se quiser!) re-distribuir o codigo fonte como quiser (inclusive vendendo
ou oferecendo de graca). Portanto, voce pode comprar o produto e escolher colocar o codigo
fonte na internet. Mas voce tambem nao precisa distribuir para todo mundo, voce pode escolher
distribuir apenas para seus amigos. O pode escolher vender para 2 ou 3 amigos para recuperar
o investimento feito. Ou sei la. Aparentemente nao tem muita gente que faz isso, ou voce
ja teria achado o codigo.

Portanto, em geral, eh vantajoso para o fornecedor oferecer o codigo fonte diretamente, do
que esperar que mais alguem faca isso. Mas, por varias razoes, muitos preferem outras
formas de fazer.

[]s,
Bruno.
Bruno Peres Ferreira de Souza                         Brazil's JavaMan
http://www.javaman.com.br                      bruno at javaman.com.br
        if I fail, if I succeed, at least I live as I believe