[PSL-Brasil] Sobre vender software livre

Bruno F. Souza bruno em javaman.com.br
Sexta Dezembro 14 18:37:01 BRST 2012

On 14/12/2012, at 17:35, Joao S. O. Bueno wrote:

> [...]
> e nao sei mais qual parte da distribuiçaõ -e ao contrario do codigo fonte, ele s nao autorizam a redistribuição desse conteudo
> sobre o qual eles tem marcas-registradas.
> Então, se voce pega a distribuição deles, e remove as partes que são marca registradda e afins, pode
> redistribuir - é isso que o Cent-OS e a distribuição da Oracle fazem.
>
> Esses materiais que nao podem ser distribuidos livremente sao mencionados na GPL como sendo
> "agregados" na mesma distribuição de software que os softwares protegidos sob a GPL.

Exato, e complementando:
> Na teoria, bastaria que uma única pessoa comprasse o sistema operacional, e disponibilizasse pra download, e não seria necessário re-compilar o sistema para distribuí-lo como CentOS.

Mais ou menos. Como o Joao ja disse ali em cima, o CentOS faz exatemente isso, sem voce precisar "comprar". Mas, o que a RedHat te vende  na licenca do RedHat nao eh somente o software. Eh o suporte, a garantia. Eh a protecao contra processos (indemnification), atualizacoes, acesso ao updatecenter, suporte e atualizacoes por 10 anos, e outras garantias mais:

Ou seja, como voce comprou, voce tem direito a um conjunto de protecoes e servicos que nao sao associados aa GPL. Se voce nao precisa de nada disso, voce pode baixar o CentOS.

[]s,
Bruno.
Bruno Peres Ferreira de Souza                         Brazil's JavaMan
http://www.javaman.com.br                      bruno at javaman.com.br
        if I fail, if I succeed, at least I live as I believe