[PSL-Brasil] Licenciamento do JOOMLA e JOMSOCIAL

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Sábado Dezembro 22 03:38:54 BRST 2012

On Dec 14, 2012, Marcus Vinicius <contato em doutorlinux.com> wrote:

> ** (2) R$ 5.000,00 - não sabia que dar um comando de cópia, somado ao
> custo da mídia, eletricidade, etc, era tão caro, mas é o seu
> preço.

Não é.  Custo tem a ver com o quanto se paga para produzir algo; preço é
por quanto se o consegue vender.  A única corelação que há entre esses
dois conceitos é que raramente se sobrevive longamente vendendo a preço
menor que custo.

> Bem, parece-me que esse preço alto para o serviço de cópia
> contradiz a GPL

Se eu estivesse cobrando isso pela cópia dos fontes, no caso de eu ter
distribuído o binário com oferta por escrito de fornecê-los a preço de
custo, sim.  Mas a GPL não estabelece qualquer limite superior para o
preço que você cobra pela cópia do código objeto, ou mesmo dos fontes
distribuídos fora desse tipo de oferta.

> me transmite a idéia de que estes direitos foram entregues à
> comunidade, pois ao usar a GPL v3+ você abriu mão da titularidade dos
> seus direitos em favor da comunidade. Afinal, este é o espírito da
> GPL, não ?

Não, respeitar os outros e suas liberdades nada tem a ver com deixar de
ser autor do programa ou de parte dele.

> ** Então, creio que tem uma contradição aí: como precificar um direito
> do qual você não é mais o titular ?

Taí o CQD da prova por absurdo: se você chegou a uma contradição em seu
raciocínio, é porque a premissa era falsa ;-)

Não se deixa de ser titular dos direitos autorais a licenciar código sob
qualquer licença, mesmo licenças de Software Livre.  Pelo contrário, é
justmaente por ser o titular que se pode cobrar (enforce) o cumprimento
dos termos da licença.

> **Apenas para constar: não entrei no mérito do caráter viral da GPL

Não há tal caráter.  A GPL não passa de um programa para outro por
espirro ou por uma relação sexual sem proteção ;-)

Acho que você quis dizer caráter de herança, pelo qual o programa passa
a todos os seus descendentes (e somente a eles) o respeito às liberdades
dos usuários.