[PSL-Brasil] Cuidado com a Armadilha no Divulga2012

Heitor Faria heitor em bacula.com.br
Quinta Outubro 11 11:22:30 BRT 2012

2012/10/11 Alexandre Oliva <lxoliva em fsfla.org>

> PVT de propósito?

Não foi proposital, mas veio a calhar pelo desabafo que fiz. Voltei a
mandar para a lista.

> outros

> Como faria pra vedar a modificação, tão privada quanto a execução?

A modificação já é vedada pelo copyright tácito, não? (na hipótese de não
haver licença)

> instrumento de
>
> Pela forma como você apresenta o argumento, você parece não estar
> familiarizado com a recente Lei de Acesso à Informação, vigente desde
> maio.  Ela estabelece exceções e permite sigilo justamente para esse
> tipo de situação, mas não tem qualquer exclusão para bens de informação,
> software.

A lei precisa ser específica, Oliva. Precisa dizer: distribuição do código
de software.
Uma das fontes interpretativas da Lei é a intenção do legislador
(histórica). Você acha que com a LAI eles objetivavam também abrir o código
de todos os softwares desenvolvidos pelos órgãos públicos?

> Transparência é a melhor arma de combate à corrupção.
>
> Você parece indeciso sobre de que lado você está: contra a transparência
> ou contra a corrupção ;-)

Sou a favor da transparência do que deve ser transparente. Não consigo
enxergar muito valor, lógica ou combate a corrupção na abertura de um
código como do IRPF, que nada mais é do que uma planília de cálculo de
tributos, e que só atende às peculiaridades do governo brasileiro, por
exemplo.