[PSL-Brasil] Cuidado com a Armadilha no Divulga2012

Heitor Faria heitor em bacula.com.br
Sexta Outubro 12 15:22:43 BRT 2012

> Da mesma forma que a execução.
>
> Mas você argumenta que, quando da publicação sem especificar qualquer
> licença, o direito do autor de se opor a modificações permanece, mas o
> de se opor a execuções cai.  Por que raios há essa diferença?  Qual a
> base legal?

Oliva, os contratos possuem por princípio que mesmo se uma cláusula (a de
execução) é impossível as outras permanecem. Por isso continua sendo vedada
a modificação da obra.

> A lei precisa ser específica, Oliva.  Precisa dizer: distribuição do
>
> Deixa ver se entendi.  Você está dizendo que eu posso andar com meu
> carro na velocidade que eu quiser, porque o código de trânsito fala em
> carros em geral, não no modelo de carro específico que eu dirijo?  E
> espera que eu aceite num argumento furado desses? :-)

Oliva. Carro é um carro. O homem médio sabe o que é um carro.
Informação não é necessariamente software. Esta não era a intenção do
legislador.

> A LAI tão somente estabelece os procedimentos a serem seguidos para o
> acesso a essa informação, definindo as exceções, os casos em que cabe
> sigilo, à regra geral de publicidade, um princípio constitucional da
> administração pública que reforça o direito de acesso.  Nenhum dos casos
> de sigilo exclui software de forma geral.

Mas também não inclui. Pelo princípio administrativo da legalidade, a
administração pública não tem vinculação em liberar qualquer código. Essa é
minha opinião e acho que é a majoritária.

> (histórica).
> os
>
> É da Constituição Federal que emana a obrigação cujos procedimentos são
> regulamentados na LAI.  Creio, sim, que o princípio geral de dar
> publicidade aos atos públicos e às restrições impostas à população não
> faz exceção àqueles implementados através de cavalos de tróia nos
> computadores dos próprios cidadãos.

Se for verificado algum cavalo de tróia no código de software desenvolvido
pelo governo este poderá responder por danos morais, materiais e
existenciais.

> transparência

> A constituição define o que não deve ser.  A LAI detalha.  Alguma dúvida
> ou discordância?

A lei não fala sobre software.

> Se é só isso, não há de haver objeção à divulgação, já que tão somente
> traduz as regras já públicas nas leis fiscais.

Mas também não há interesse público na abertura do código.

Agora, se não é só isso, faço questão e tenho todo o direito de saber
> que outras regras ou exceções estão sendo introduzidas através dele!

Exceções? A tributação do IRPF é toda definida por LEi.

> (-: Por que raios você não quer que a gente saiba do código que
> introduziu no IRPF para aumentar o cálculo do imposto de renda devido
> pelo seu maior inimigo, além de reduzir o seu? :-)

???

> Aliás, por que raios você resolveu voltar ao IRPF, se o tema era o
> programa do TSE?

Foi um exemplo.

E, voltando o foco ao TSE e ao combate à corrupção, por que raios eu não
> teria direito de saber, além das informações dos boletins de urna e dos
> resultados publicados pelo TSE, as informações detalhadas dos
> procedimentos computacionais usados para totalização dos votos,
> definição dos vencedores, divulgação desses resultados e apresentação
> nos computadores dos cidadãos?

O que você queria era acesso ao código do Divulga2012. Penso que não vai te
entregar todas essas informações.

> Como se combateria a corrupção se quem está no poder pudesse se esconder
> da fiscalização para nele se perpetuar?

> Percebe por que a transparência do software é tão indispensável quanto a
> do orçamento?

Sugiro fazer uma proposta de Lei específica para a questão do software pois
a LAI não atende ao seu anseio.

> --
> Alexandre Oliva, freedom fighter    http://FSFLA.org/~lxoliva/
> You must be the change you wish to see in the world. -- Gandhi
> Be Free! -- http://FSFLA.org/   FSF Latin America board member
> Free Software Evangelist      Red Hat Brazil Compiler Engineer

Heitor Medrado de Faria
Autor e instrutor de: Bacula - Ferramenta Livre de Backup
www.bacula.com.br
61 2021-8260
61 8268-4220
Facebook: heitor.faria