[PSL-Brasil] UbuntoOne dedo duro pra polícia?

Hudson Lacerda hfmlacerda em yahoo.com.br
Terça Abril 16 14:06:45 BRT 2013

Oi Marcelo,

Não sei sobre esse caso, mas desde que a Canonical entrou para o ramo de espionagem e mineração de dados pessoais com o spyware do Unity eu perdi toda confiança no Ubuntu. Minha decepção só não foi maior porque nunca gostei do Ubuntu a ponto de usá-lo (no entanto, até então nunca perdi oportunidade de sugeri-lo para iniciantes em sistemas livres).

A propósito, estava-se falando recentemente sobre contrato da Microsoft para software online para professores e alunos de escolas públicas, o que é mal-chamado "computação em nuvem". Para mim, UbuntuOne, qualquer serviço Google e a "cerração" da Microsoft são igualmente perversos na exploração de informações de usuários.

Há pouco tempo o Julian Assange revelou que todas as grandes empresas de internet dos EUA (Facebook, Google, Yahoo, MSN/Hotmail/qualéonomenovo?) têm portas traseiras dedicadas a serviços de investigação, que não precisam de mandados judiciais para acessar os dados dos usuários. O RMS explicou que os mandados judiciais não são mais necessários desde o "U SAP A RIOT ACT", portanto as empresas são obrigadas a facilitar a informação ao governo dos EUA.

Já o caso do Anakata na Suécia pode ser diferente.

Realmente precisamos nos livrar dos serviços nebulosos online e adotar os equipamentos FreedomBox propostos pelo Eben Moglen.

Até mais,
Hudson

.