[PSL-Brasil] Aplicativo da Rede Espírito Livre para Android já disponível na Google Play Store

ValessioBrito valessio em gmail.com
Segunda Janeiro 21 01:08:46 BRST 2013

Quase não me posiciono na lista; mas deixo aqui meus 0,02 centavos;

Não vejo problema algum em disponibilizar de forma mais fácil um Software
Livre; mesmo que seja em uma plataforma proprietária; Afinal ninguém vai
chegar a migrar/usar software livre sem passar por uma via do inferno;  Ou
seja, duvido que antes de ter algo "100% livre" você não usou um canal
proprietário para se informar, baixar ou usar de alguma forma.   Vou
exemplificar de duas formas:

a) Assim como o App da R.E.L. (ainda não sendo declarado livre) o app livre
do VLC e tantos outros encontra-se no Google Play (e não somente nela, em
outros ambientes também); mas enfim, quero dizer o seguinte: como uma
pessoa qual ainda não tenha tanto conhecimento sobre sua liberdade pode
saber algum dia de que existe uma solução livre e melhor do que as opções
proprietárias existente se o meio na qual ela esta inserida não oferece a
opção aberta?  Enfim, como o software livre blih pode aparecer na listagem
de opções se ele não vai esta lá?
Por isso acho xiiitissi se o Google Play não interfere nas liberdades e na
distribuição do Software Livre; porque não publicar ele no Play.  Concordo
que não tem que ser somente o Google Play, também precisa-se disponibilizar
livremente como por exemplo o arquivo com link direto.
PS: Logo desconheço o termo de uso, privacidade e políticas do Google Play,
estou levando em consideração a quantidade de aplicações abertas quais são
disponibilizado nesta plataforma.

b) (off-topic, citaram em outra postagem e isso me "cutucou") Outro exemplo
é o uso das redes sociais e ou de comunicação (não só estou falando de
Facebook);  Veja que temos uma rede há mais de 6 anos (softwarelivre.org)
no AR; e quantas pessoas que usam realmente software livre se preocupam em
postar, contribuir e fazer parte dela; Enfim; e o que adianta falar para o
"mesmo grupinho a vida toda", sim é preciso ter fanpage, perfils, etc.. em
todas as outras redes e plataformas; abertas ou fechadas;  mas é claro, tem
que ser utilizado com estratégia de comunicação e não somente achar que a
informação deve ser replicada por lá, causando comodismo aos usuários no
uso das redes proprietárias.

Sem mais,
que atirem a primeira pedra quem nunca usou algum meio proprietário para um
dia ser livre (ou achar que esta livre);

Valessio Brito

Em 20 de janeiro de 2013 21:50, João Fernando <
joaofernando em espiritolivre.org> escreveu:

> Ricardo e demais, por gentileza consultar:
> http://www.revista.espiritolivre.org/nota-de-esclarecimento-sobre-a-remocao-do-app-da-rede-espirito-livre-da-google-play-store
>
> As medidas já foram tomadas. O F-Droid foi uma sugestão de um amigo que
> realmente será utilizada assim que o source estiver em nossas mãos.
>
> Paz e bem.

> João Fernando Costa Júnior
> Comunidade LibreOffice do ES / Iniciativa Espírito Livre / Equipe Bestlinux
> GNU/Linux User #422133
> Ubuntu User #16167

://ValessioBrito.com.br
@valessiobrito / +55 (71) VALESSIO