[PSL-Brasil] Aplicativo da Rede Espírito Livre para Android já disponível na Google Play Store

Raniere Silva raniere em riseup.net
Segunda Janeiro 21 08:44:22 BRST 2013

Olá,

On Mon, Jan 21, 2013 at 01:08:46AM -0200, ValessioBrito wrote:
> Quase não me posiciono na lista; mas deixo aqui meus 0,02 centavos;
>
> Não vejo problema algum em disponibilizar de forma mais fácil um Software
> Livre; mesmo que seja em uma plataforma proprietária; Afinal ninguém vai
> chegar a migrar/usar software livre sem passar por uma via do inferno;  Ou
> seja, duvido que antes de ter algo "100% livre" você não usou um canal
> proprietário para se informar, baixar ou usar de alguma forma.

Valessio, concordo com você. Até porque o Projeto GNU começou utilizando
software proprietário.

O que acredito é que você fazer o primeiro release apenas em uma loja virtual
proprietária não é o caminho (chega até ser um retrocesso). Deveria ser
disponibilizado um link direto e como nota final dizer que também emcontra-se
na loja virtual.

> [...]
> Facebook);  Veja que temos uma rede há mais de 6 anos (softwarelivre.org)
> no AR; e quantas pessoas que usam realmente software livre se preocupam em
> postar, contribuir e fazer parte dela; Enfim; e o que adianta falar para o
> "mesmo grupinho a vida toda", sim é preciso ter fanpage, perfils, etc.. em
> todas as outras redes e plataformas; abertas ou fechadas;  mas é claro, tem
> que ser utilizado com estratégia de comunicação e não somente achar que a
> informação deve ser replicada por lá, causando comodismo aos usuários no

IMHO, o problema de utilizar meios de comunicação proprietários (redes sociais,
blogs, serviços de chat, ...) é você incentivar que outras pessoas também
utilizem e que estas acreditem que não ter problema em utilizar.

Se você realmente defende o software livre você deve dizer para quem quiser se
comunicar com você que não possui perfil nesses serviços proprietários mas que
ela pode lhe contactar de outras formas (e.g., e-mail). (*)

Quanto a rede softwarelivre.org, parabéns aos que participam, mantém e
desenvolvem esta. Infelizmente eu prefiro participar de lista de emails a
Forums.

Att,
Raniere

(*) Muita gente não sabe, mas você pode enviar um email para a conta do Facebook
    do seu amigo e ele pode lhe enviar um email pelo Facebook também.