[PSL-Brasil] Aplicativo da Rede Espírito Livre para Android já disponível na Google Play Store

panaggio.ricardo em gmail.com panaggio.ricardo em gmail.com
Segunda Janeiro 21 11:57:12 BRST 2013

> O Panaggio colocou uma série de problemas que o João prontificou-se a
> resolver.

Essa não foi exatamente a minha leitura, mas tudo bem.

> Mas querer impedi-lo de usar redes sociais e app store acho um
> absurdo!

Ninguém está impedindo nada: estamos sugerindo que a REL siga pelo
caminho da coerência. E não acho que é pedir muito. Mas nada contra se
eles quiserem ser incoerentes. Mas também nada a favor, nesse sentido.

E de novo, isso não é só com relação à REL. É um problema geral. Acho
até que seria bom destacarmos essa thread e continuá-la independente
da REL ou não. "O buraco é mais embaixo", e é sobre o buraco que
estamos falando, não sobre a REL.

> Vcs devem levar em consideração que a Revista Espírito Livre (REL) é
> gratuita, mas precisa de grana para ser produzida. Essa grana só entra com
> apoio de patrocinadores aos quais não interessa nem um pouco a filosofia
> adotada do Facebook ou da AppStore. Só se interessam pela qtd de pessoas que
> lerão o seu anúncio.

Se os patrocinadores não ligam para o que a revista divulga e vão
contra isso, acho que a revista precisa de outros patrocinadores. Não
sei se é o caso, mas ficaria feliz de conversar sobre esse assunto.
Com certeza é factível encontrar patrocinadores alinhados com o
espírito livre (na acepção mais geral da expressão).

> O pessoal de SL é bastante interessante:
> » Se a REL fosse atenta com cada item de forma a não poder ser criticada
> como "não livre" por essa lista (o que é impossível para xiitas), teria de
> pedir doações aqui mesmo e duvido que o João conseguisse amealhar mais de R$
> 20,00 por aqui;

Não acredito que seja verdade. Mas não tenho como confirmar nem que
sim nem que não. E reitero o que disse: é factível encontrar
patrocinadores alinhados com a revista.

> » Qtos aqui já ajudaram ao João publicando algum artigo, doando um tempinho
> de suas vidas atarefadas (jogos on line tomam muito tempo...) em prol da REL
> ou fazendo alguma contribuição financeira?

Eu não tenho certeza, mas acho que o Sérgio já enviou (ou está pra
enviar) um artigo pra lá. Era pra divulgar um grupo de SL que também
foi divulgado por ele aqui.

E eu toparia facilmente escrever um artigo sobre os temas que estamos
tratando nessa thread. Rola sair na revista João?

> » Qtos aqui já criticaram?

Usar o argumento "você não ajuda, você não tem o direito de fazer
críticas" não é muito válido de toda forma. Criticar não mata, não
fere, e nem atrapalha a revista. Muito pelo contrário: ajuda aos
organizadores a possivelmente enxergarem pontos de melhoria.

> » Viu! Criticar é muito mais simples: te toma pouco tempo e não te obriga a
> estudar muito um assunto para escrever um artigo decente.

Eu investi várias horas escrevendo nessa thread, estudei um bocado e
passei um tempão discutindo esse assunto. Criticar é complicado,
principalmente porque o objetivo é ajudar o criticado. Principalmente
quando o objetivo é passar uma mensagem clara e objetiva. Acho que já
investi menos tempo em vários posts.

> 2 - Não responderei às respostas a esse e-mail. Não alimento flames;

Respondendo à thread, se houvesse "flame", ele estaria alimentado.

E não há flame IMHO: não houve nenhum insulto, não houve hostilidade.
Isso é uma discussão, IMHO saudável, e que precisa ser feita.

> 3 - Vai fundo João! O seu trabalho é um exemplo de abnegação à causa livre!
> Vc jamais conseguirá agradar a Gregos e Bahianos! ;)

Acho que todos nós concordamos (pelo menos em grande parte) com isso.
E as pequenas parte é que estão sendo discutidas aqui. Mas apesar de
pequenas, elas são de suma importância.

E não estamos questionando o João, ou o trabalho dele,
especificamente. Estamos questionando uma posição da comunidade de SL
que é incoerente. Só isso. O fato da REL ter a mesma posição é só mais
um detalhe. E uma oportunidade de mudar sua posição para uma mais
coerente.

[]s
Ricardo Panaggio