[PSL-Brasil] Aplicativo da Rede Espírito Livre para Android já disponível na Google Play Store

Tiago Passos tiago em tiagopassos.com
Segunda Janeiro 21 12:09:32 BRST 2013

IHMO, se ele disponibilizasse o aplicativo no Google Play, e o
código fonte no site, o problema estaria resolvido.

Se é a melhor
forma de disponibilizar ou não, acho que não vem ao caso.

Em
2013-01-21 08:23, panaggio.ricardo em gmail.com escreveu:

> Eu nem ia
tocar no assunto do Play nessa thread por achar que a maior
> parte das
pessoas não entenderiam o meu ponto. Mas já que o Sérgio
> introduziu o
assunto, vou colocar minha leitura do problema aqui.

problema algum em disponibilizar de forma mais fácil um Software
Livre;

> Eu também não. Geralmente, se é mais fácil, melhor.

mesmo que seja em uma plataforma proprietária;

> Aí já não dá pra
generalizar. E nesse caso eu discordo plenamente.
> Alguns são os
motivos:

> 1) Existem inúmeras formas de se disponibilizar apps hoje
em dia, e
> várias permitem que você não utilize software proprietário
em nenhum
> momento. Porque utilizar software proprietário se há
tantas
> alternativas livres disponíveis?
>
> 2) em geral dizer "vai no
Play e procura por X" não é nem de perto a
> forma mais efetiva de fazer
alguém encontrar o seu app. Um link direto
> pro apk permite você baixar
a app na hora. Um QR code pra isso
> permitiria a pessoa até abrir o
link direto no celular, e tudo isso de
> sem usar nada proprietário. E
de graça. E esses são só alguns poucos
> exemplos.
> Afinal ni

ntes de ter algo "100% livre" você não usou um canal proprietário para
se informar, baixar ou usar de alguma forma. Vou exemplificar de duas
formas:

um canal aberto melhor que a web pr
> gação e distribuição de conteúdo?
O Play é proprietário e é um canal fechado. Novamente: na existência de
alternativas (onde as pessoas estão, não desconhecidas do público
geral), porque ela *precisa* estar no Play? outros ambientes também);
mas enfim, quero dizer o seguinte: como uma pessoa qual ainda não tenha
tanto con

ela esta inserida não oferece a opção aberta?

acesso à Web, se ela consegue baixar apps. E passa mais tempo na Web (e
infelizmente, em cerdadinhos da Web), então colocar a app disponível na
Web permite que a pessoa co
> ainda mais facilmente, a app. A opção
livre tem uma característica que a faz melhor que a proprietária per se:
ela é livre. Colocando no meio das outras apps proprietárias, dentro de
uma loja proprietária, essa característica fica diminuída e incoerente.
O objetivo de VLC e quem mais faça isso é trazer mais usuários pra app,
e não levar a palavra sobre SL a diante. O objetivo da REL é levar a
palavra adiante, então acho que seria incoerente colocar a app no Play
de toda forma. E usar de algo livre porque é melhor tecnicamente que
algo proprietário também não leva a pessoa a usar mais coisas livres, ou
a conhecer a liberdade. Ela vai ficar acomodada onde está. Ela usa o SL
que for melhor que os proprietários, e o resto vai continuar tudo
proprietário. Pra ela, ser livre ou não não faz diferença. Por isso acho
xiiitissi se o Google Play não interfere nas liberdades e na
distribuição do Software Livre;

> Ele interfere não na app, mas no
device em que ele roda. O que é muito pior.

---
Tiago Passos
Analista
de Suporte Linux