[PSL-Brasil] Como o Facebook está destruindo a Internet [Clube do Hardware]

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Quarta Dezembro 10 16:16:26 BRST 2014

> Apesar de concordar aberta e publicamente com isso, não entendi por que
> aqui você responsabilizou as pessoas, mas na outra thread você me disse
> que eu não devia fazer isso...

porque estamos falando de uma mídia social monopolista e não de emails.
São ambientes de comunicação completamente diferentes e assuntos diferentes.
Eu responsabilizar alguém que tem gmail por perda de privacidade é o mesmo
que
querer responsabilizar alguém que usa a empresa de telefonia XXX pelo mesmo
motivo.
Se a empresa XXX tem histórico de gravar conversas de seus usuários cabe
denuncia-la,
mas não culpar seus usuários. Nesse caso do facebook o assunto é outro, é
interação social
que deixa de acontecer porque grupos se fecham no facebook e isolam quem
está fora.
A empresa não está fazendo nada de ilegal, pois não são obrigados a gerar
feeds ou
permitir entrada de gente não cadastrada. A casa é deles. Por isso que são
os usuários,
aqueles que não publicam nada nem interagem em outros lugares, os que estão
gerando
a necessidade das pessoas terem que entrar lá dentro para se atualizar. Ou
seja, não
estou condenando quem usa o facebook, mas quem SÓ usa o facebook.

.