[PSL-Brasil] Como o Facebook está destruindo a Internet [Clube do Hardware]

Sergio Durigan Junior sergiodj em sergiodj.net
Quarta Dezembro 10 17:13:16 BRST 2014

On Wednesday, December 10 2014, fabianne balvedi wrote:

> porque estamos falando de uma mídia social monopolista e não de emails.
> São ambientes de comunicação completamente diferentes e assuntos diferentes.

São diferentes, mas vejo paralelos bem claros entre os dois assuntos.

> Eu responsabilizar alguém que tem gmail por perda de privacidade é o mesmo
> que
> querer responsabilizar alguém que usa a empresa de telefonia XXX pelo mesmo
> motivo.
> Se a empresa XXX tem histórico de gravar conversas de seus usuários cabe
> denuncia-la,
> mas não culpar seus usuários.

Exatamente.  Se a empresa XXX tem histórico de gravar conversas e mesmo
assim você escolher ser cliente dela (ou seja, você está ciente dos
problemas), tem responsabilidade sobre isso.

> Nesse caso do facebook o assunto é outro, é
> interação social
> que deixa de acontecer porque grupos se fecham no facebook e isolam quem
> está fora.

Eu poderia argumentar que e-mail também é interação social, e que alguém
que não usa Gmail pode optar por não enviar e-mails a quem usa, mas
ninguém faz isso, né?  O que, de certa forma, pode até ser considerado
um cenário pior do que o do Facebook...

> A empresa não está fazendo nada de ilegal, pois não são obrigados a gerar
> feeds ou
> permitir entrada de gente não cadastrada. A casa é deles.

IANAL, mas o Google também não faz nada de ilegal.  Agora, anti-ético já
é outra história...

> Por isso que são
> os usuários,
> aqueles que não publicam nada nem interagem em outros lugares, os que estão
> gerando
> a necessidade das pessoas terem que entrar lá dentro para se atualizar. Ou
> seja, não
> estou condenando quem usa o facebook, mas quem SÓ usa o facebook.

Só pra deixar claro, não estou dizendo que os serviços não têm culpa.
Pelo contrário.  Eles têm tanta culpa que até conseguem conquistar até
aqueles que *sabem* dos problemas...

--
Sergio
GPG key ID: 0x65FC5E36