[PSL-Brasil] Nem toda rede é mídia social Re: Tipos de Redes Sociais

anahuac em anahuac.eu anahuac em anahuac.eu
Quarta Julho 9 09:23:37 BRT 2014

Olá Fred,

Seu texto contém alguns erros crassos que já foram discutidos à exaustão, mas não custa recordar:

1) Bater no expoente é mais simples. Se para cada crítica tivermos que bater "em todos" terminamos não conseguindo nos fazer entender.
Apesar disso eu mesmo tendo a falar de todos sempre que posso. Mas hoje os expoentes são o Facebook e o Google.

2) Não existe esse tal de 100% de coerência. Sejamos francos, todos fazemos ou fizemos algo de que não nos orgulhamos tanto assim. Faz parte. Especialmente em uma sociedade capitalista vendida, egocentrista, consumista e corruptora como a nossa. O problema maior está sempre nos excessos. Se pudéssemos dispor de uma "coerenciômetro" qual seria a medida de cada um? Se como comunidade conseguíssemos uns 80% já seria fantástico.
O que é falacioso é tentar cobrar coerência absoluta quando o próprio crítico não tem muito pouco. Então eu tenho 20% de coerência e em vez de fazer minha parte para melhorá-la, vou criticar quem tem 80% de coerência, afinal esse cara não tem 100% de coerência, portanto ele não pode reclamar!

3) Colaborar/desenvolver/traduzir Software Livre é algo fantástico. Sem dúvida é uma revolução nos meios de produção de tecnologia. É um dos alicerces da filosofia GNU que mudou o Mundo nas últimas décadas. Mas assim, sem ativismo, sem critica, sem oposição, sem movimentação social e política, não passa disso: meio de produção. Se você não controla nenhum meio de produção recomendo que reavalie. E esse é o legado do OSI (citando isso mais uma vez): confundir maio de produção com movimento social e política. Uma coisa é ajudar no desenvolvimento de ferramentas excelentes outra é fazer as pessoas questionarem-se se estão fazendo a coisa certa.
Resumindo: contribuição/desenvolvimento não é nem um pouco mais ou menos importante do que o ativismo social GNU. São dois alicerces fundamentais, e um sem o outro não transforma o "status quo".